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10 de setembro de 2018 • 13h57 • atualizada 10 de setembro de 2018
9 passos para se tornar um analista de marketing digital

9 passos para se tornar um analista de marketing digital

Marketing Digital

Com o desenvolvimento da tecnologia, o marketing digital foi se afastando dos meios tradicionais e virou um setor com características próprias. À medida que as empresas viram com bons olhos os investimentos em comunicação on-line, as ofertas de emprego na área começaram a crescer. E nesse sentido, uma das profissões que ganha destaque é a de analista, o profissional que tem como missão monitorar a publicidade das marcas na internet.

Para conseguir ingressar no ramo, é preciso muito estudo e dedicação, seguindo alguns passos como os explicados nos próximos itens.

Estudar comunicação

O marketing digital é um dos produtos oriundos da comunicação, que conta com diversas outras vertentes, como o cinema e o jornalismo. Entender as teorias envolvidas na propagação de informações e o papel da publicidade na sociedade como um todo é fundamental para compreender as dinâmicas da produção e do monitoramento de anúncios on-line.

Aprender mais sobre tecnologia

O campo de atuação do marketing digital é centrado nos computadores, nos dispositivos móveis e na internet. Sendo assim, o trabalho do analista passa por um uso contínuo da tecnologia, seja para lidar com os softwares de pesquisas de dados, seja para entender de fato a que a presença on-line das empresas se propõe. O aprendizado da programação pode ser um grande aliado, principalmente porque lhe permite compreender melhor o funcionamento de páginas web e saber exatamente como melhorá-las.

Estudar marketing e vendas

Após uma formação de base dos estudos de comunicação, é preciso se aprofundar no aprendizado do marketing em si. E isso envolve desde as teorias dos meios de informação até os conhecimentos em técnicas de vendas e motivações de compra. Além disso, é preciso aprender os conceitos principais que regem o trabalho on-line, como funil de vendas, gestão de leads, produção de conteúdo para geração de acessos ao site, entre outros.

Aprofundar-se nos estudos de SEO

É essencial entender o funcionamento de mecanismos de pesquisa, principalmente do Google, conhecendo os principais padrões utilizados para o ranqueamento de páginas web e exibição de resultados após as buscas. Esses conceitos são cobertos pelos estudos de SEO e otimização de sites, que trabalham a melhora da presença on-line da marca e buscam a conquista de novos clientes.  

Aprender a usar o pacote Office

O Excel é fundamental no dia a dia de um analista de marketing digital, já que o profissional está constantemente criando planilhas para a análise e apresentação de resultados. Além disso, é preciso dominar o uso de outros softwares, como o PowerPoint, a fim de produzir documentos que convençam os clientes a adotarem as estratégias aconselhadas.

Entender de redes sociais

Além da criação de sites, a produção de conteúdo para redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube faz parte do trabalho do marketing digital. A mídia social hoje é o principal canal de comunicação entre as marcas e os seus clientes, e deve ser utilizada para atingir as pessoas com qualidade. Além disso, as ferramentas de análise conseguem fornecer informações muito precisas, indicando de maneira assertiva como o dinheiro destinado à publicidade está sendo gasto.

Aprender a usar os softwares de análise

Há várias frentes de análise de performance digital e cada uma se apoia em ferramentas específicas. O Google Adwords monitora o tráfego no site como um todo e gera a produção de anúncios. O Facebook Ads responde pelos impulsionamentos de publicações do Facebook e do Instagram, principais mídias sociais para a publicidade on-line. O SemRush é um dos recursos que ajuda a medir o trabalho de SEO e oferecer melhorias. Aprender o funcionamento e ter o domínio dessas e outras plataformas é essencial para quem deseja trabalhar na área.

Aprender a interpretar dados

Um bom analista de marketing emprega seus conhecimentos técnicos e sua base em comunicação digital para interpretar os dados que visualiza nas ferramentas de análise. É função do profissional, em meio a um universo de informações diversas, conseguir retirar aquilo que de fato pode lhe dar insights para criar estratégias que melhorem o posicionamento on-line da marca e conquistem novos clientes.

Atualizar-se constantemente

Como todo o mercado da tecnologia, o marketing encontra-se em constante transformação. Sempre surgem novas ferramentas que alteram os padrões de trabalho. Cabe ao profissional atualizar-se sobre novidades do setor, participando de feiras e simpósios, fazendo cursos e especializações, e acompanhando pessoas influentes da área.

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