Inglês para marketing digital: o que você precisa saber

O marketing digital está crescendo cada vez mais! O segmento está relacionado à busca por clientes e à captação de novos negócios utilizando ferramentas do universo on-line. Por isso, diversos profissionais - sobretudo aqueles ligados às áreas de comunicação e vendas - precisam se manter antenados e compreender os seus principais termos. Para te ajudar a sair do básico e estar preparado, nós organizamos um glossário de marketing digital em inglês para você complementar seus estudos. Acompanhe!

Bounce rate

Essa expressão do marketing digital não possui uma tradução específica, mas é utilizada para se referir ao número de usuários que acessam um endereço da web e rapidamente saem da página, sem interagir ou navegar no site.

Buzz marketing

Buzz marketing é uma estratégia de marketing que visa incentivar o público a conversar sobre aspectos positivos e interessantes de um produto ou serviço oferecido pela empresa. Normalmente, costuma-se apostar em parcerias com influenciadores com grandes canais em redes sociais ou blogs.

CMO

O acrônimo CMO refere-se ao termo Chief Marketing Officer, ou diretor de marketing, em português. Esse profissional está no topo da hierarquia do departamento de marketing e é responsável pela tomada de decisões envolvendo as estratégias da sua equipe.

CRM

Originado do termo Customer Relationship Manager, o acrônimo CRM corresponde à gestão de relacionamento com o cliente. é considerado um sistema muito importante para a área de marketing, já que concentra o cadastro dos clientes, registros de atendimentos e demais dados importantes.

CRO

Conversion Rate Optimization tem o objetivo de otimizar a taxa de conversão de uma estratégia, atraindo mais visitantes e transformando-os em clientes. Essa ideia é utilizada em empresas que já têm uma boa estrutura de marketing digital, mas desejam aprimorá-la ainda mais.

CTA

A sigla CTA corresponde ao termo call to action, ou seja, chamado para ação, em tradução literal. Esse termo refere-se ao último estímulo que o público terá antes de tomar a decisão de realizar uma ação específica. Por isso, deve sempre envolver algo que é irresistível e imperdível.

Growth hacking

Expressão que vem ganhando bastante popularidade há algum tempo, growth hacking é usada para se referir às técnicas que ajudam uma empresa a crescer rapidamente apesar da falta de investimentos ou profissionais.

Inbound marketing

Em tradução literal, inbound marketing significa marketing de atração. Esse conceito visa chamar a atenção dos clientes e do público potencial através de conteúdos que vão além de anúncios e envolvem informações de qualidade e úteis para o seu dia a dia.

KPI

Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho, na língua portuguesa, são recursos utilizados por profissionais da área de marketing para medir o quão eficiente é uma estratégia. O diferencial dessa abordagem está na opção de ir além das métricas e garantir uma visão mais profunda da situação.

Landing Page

Também chamada de página de conversão no português, a landing page é dedicada a uma oferta ou produto específicos em troca de alguma coisa. Normalmente, são oferecidos conteúdos gratuitos em troca de informações pessoais que, posteriormente, podem ser utilizadas para gerar novos leads e novas informações para direcionar as estratégias de uma marca.

Lead

A palavra lead é utilizada para fazer referência a todo cliente em potencial para um negócio. Quando recebem conteúdos interessantes e de qualidade, os leads podem ser transformados em novos clientes.

Linking building

Nome dado à prática de adicionar novos links ao conteúdo produzido pelo site ou blog de uma empresa, sempre relacionando o tema principal de um texto a outros posts que envolvam assuntos complementares e interessantes. Dessa maneira, busca-se aumentar o tempo que o usuário passa dentro de um endereço da web e, como resultado, o visitante aprenderá mais e o site será melhor ranqueado em mecanismos de busca.

LTV

O acrônimo LTV corresponde a lifetime value. Esse termo é utilizado para se referir ao chamado valor vitalício de um cliente, ou seja, quanto um cliente poderá gastar com um determinado serviço até que ele opte por deixar de utilizá-lo.

ROI

Return on investment - ou retorno de investimento, na língua portuguesa - é o termo utilizado para se referir ao cálculo que define se as ações de marketing de uma empresa estão sendo lucrativas. Em caso negativo, esse valor pode auxiliar na redefinição de estratégias.

SEO

Conhecido por seu acrônimo, SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para os motores de busca. é um conjunto de técnicas utilizadas para garantir melhor posicionamento às páginas dos sites de uma marca em mecanismos de buscas, como Google e Yahoo.

SEM

Seguindo a mesma ideia do SEO, o SEM consiste na união dos mecanismos de otimização para motores de buscas com anúncios patrocinados. De maneira geral, essa abordagem visa aumentar os resultados com um menor tempo de performance do conteúdo. O acrônimo significa Search Engine Marketing.

SLA

O termo service level agreement pode ser traduzido para acordo de nível de serviço, em português. é um documento no qual as responsabilidades dos departamentos de marketing e vendas são definidas. Tal atitude evita contratempos ou confusões na hora de ambos realizarem as suas tarefas e atribuições.

NPS

O Net Promoter Score é uma metodologia que busca compreender qual é o grau de satisfação dos clientes com uma empresa. Esses dados ajudam diretamente na compreensão de questões importantes,