:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

05 de novembro de 2019 • 09h02 • atualizada 05 de novembro de 2019
4 características de um estagiário de sucesso

4 características de um estagiário de sucesso

Mercado de Trabalho

O estágio é um dos primeiros passos para o começo das experiências profissionais ao longo da vida. Os estudantes conquistam esses trabalhos por conta das características que se destacam e dos diferenciais de cada pessoa, fatores que ajudam muito a construir uma carreira de sucesso, além das experiências de trabalho anteriores e os cursos que estão no currículo. Reunimos algumas características que fazem do universitário um estagiário de sucesso. Confira! 

Ser persistente 

Quando se é estagiário, há muitos objetivos a serem alcançados no mercado de trabalho e para a realização pessoal, como um curso a ser feito, aprender uma nova língua ou fazer intercâmbio. Por isso, é importante ter persistência nos seus desejos! Isso é um ponto de destaque por demonstrar força de vontade para chegar ao resultado desejado, o que pode ser aplicado nas atividades diárias do estágio e colaborar para o sucesso da empresa. Apesar dos obstáculos que aparecem, um estagiário persistente mostra que sabe lidar com essas questões e que está disposto a chegar onde quer.

Adaptar-se facilmente 

Por conta das constantes mudanças no mercado de trabalho, o estagiário precisa estar atualizado sobre essas transformações. Por isso, compreenda as novas ideias e adeque-se a elas, já que são oportunidades de aprendizado. Quando é preciso adaptar-se a uma nova metodologia de trabalho, um novo chefe ou uma nova equipe, o estagiário deve ter uma rápida adaptabilidade e não ser inflexível ao novo. 

Ter boa relação interpessoal

É importante estar conectado ao que acontece no ambiente da empresa, nas novidades da área em que trabalha, mas também nos colegas ao seu redor. Ter com quem conversar, pedir ajuda, se entender e se respeitar é essencial para o cotidiano do trabalho fluir facilmente. Além disso, criar boas relações é uma ótima forma de fazer networking, para o próprio estágio ou para a sua carreira no futuro. Saiba conversar e tenha empatia com as outras pessoas!

Inteligência emocional desenvolvida

Essa é a habilidade de lidar com os próprios sentimentos e com o emocional das pessoas que trabalham com você. É uma característica importante para muitas coisas na vida, e no mercado de trabalho, é importante ter a inteligência emocional desenvolvida para lidar com líderes, por exemplo. Dessa forma, é possível as dificuldades e desejos da equipe, além de trabalhar o autoconhecimento e a responsabilidade emocional. 

BÔNUS: Dicas básicas, mas de ouro!

Veja outras dicas simples (mas que sempre ajudam) para ser um ótimo estagiário na empresa!

Veja o estágio como um trabalho real: leve a sério as tarefas que você realiza no dia a dia, e seu empregador levará você a sério também! O que você faz gera um impacto na empresa como um todo e esse é o momento de aprendizado no “mundo real”, ou seja, absorva todos os ensinamentos para o futuro da sua carreira. 

Administre o tempo: seja organizado, planeje seu dia para otimizar seu tempo, tenha cautela ao tomar decisões e fique atento aos prazos!

Questione: não tenha medo de tirar dúvidas com o seu chefe ou com colegas de trabalho; você está aprendendo e é sempre melhor perguntar do que tomar decisões erradas, não é mesmo? Isso também demonstra que você está saindo da zona de conforto e tem disposição e interesse no trabalho.

Desafie-se: tente fazer algo novo todos os dias, desafiando seus próprios conhecimentos. Veja como seus colegas e chefes trabalham, assim você desenvolve outras habilidades positivas para a sua forma de trabalhar também, tanto no estágio quanto no seu futuro profissional.

Desenvolva essas características e esteja preparado para o mercado de trabalho logo nos primeiros passos na área, aproveitando a experiência que é o estágio, além de adquirir os conhecimentos relacionados à área em que escolheu seguir carreira. É uma etapa para construir boas relações profissionais e ter recomendações em futuros empregos!

Acompanhe o nosso blog e confira outros posts sobre estágio:

5 sites para você encontrar o seu primeiro estágio

5 dicas para ser efetivado durante um estágio

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu