:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

26 de julho de 2018 • 14h55 • atualizada 26 de julho de 2018
5 áreas altamente especializadas que precisam de profissionais

5 áreas altamente especializadas que precisam de profissionais

Mercado de Trabalho

Até um tempo atrás, cursar a universidade era o caminho para conseguir um bom emprego e se estabilizar profissionalmente. Atualmente, com a diversificação das áreas de emprego e os novos parâmetros criados pela tecnologia, apenas um nível de estudo pode não ser mais suficiente.

Há certas profissões que buscam por pessoas altamente especializadas, com um rico background de cursos dentro da área preterida. São carreiras em evidência no mercado e que carecem de profissionais qualificados, como você pode ver nos itens a seguir.

Cientista de dados

Recolher, armazenar e interpretar dados não é nada novo, o que mudou foi a quantidade. As empresas conseguem captar diferentes dados e retirar importantes insights a partir disso. A grande dificuldade é o fato de ser tudo muito novo, e o mercado ainda não conseguir visualizar completamente os impactos que isso terá na economia e nas relações pessoais e comerciais.

A área pede uma formação com bases na tecnologia, como engenharia e ciência da computação, e outras graduações em TI. Também é possível encontrar profissionais do marketing, da estatística e da matemática, por exemplo.

Para se especializar, o candidato pode fazer cursos on-line ou presenciais, além de procurar pós-graduações no setor. Sem dúvida os cientistas de dados dos próximos anos serão essenciais para liderar importantes transformações na economia global e nas relações de mercado.

Analista de segurança da informação

Ao mesmo tempo em que o Big Data cria a necessidade de profissionais responsáveis por interpretar os dados disponíveis, pede também especialistas capazes de protegê-los. Assim, a segurança da informação tornou-se essencial para o futuro da tecnologia, principalmente com a internet. Ela tem a missão de criar sistemas seguros tanto para os usuários quanto para as próprias empresas.

Com profissionais de áreas como a ciência da computação e a engenharia, o setor encontra uma amplitude de variáveis e problemas, pois a qualquer momento, novos sistemas podem surgir e alterar os paradigmas do trabalho. O candidato precisa estar constantemente atualizado e ter um background com diversos cursos, preparando-se para se adaptar às mudanças.

Gestor de crises

A comunicação é uma área muito ampla e que se estendeu ainda mais com a internet. A exposição das empresas em diferentes mídias como a TV, o rádio e as redes sociais aumentou as chances de cometer deslizes, principalmente em relação às publicações ou má reputação. Isso cria a necessidade de profissionais especializados em gerir crises e limpar a imagem da marca, controlando a perda de consumidores.

O profissional não trabalha somente no momento difícil de controlar um problema, mas também procurando evitá-lo. A profissão pode ter outros nomes ou mesmo estar a cargo dos diretores de marketing, formados nas áreas de publicidade ou relações públicas, por exemplo. Para se especializar na gestão de crises, é preciso possuir uma leitura crítica tanto da tecnologia quanto dos aspectos sociais que norteiam a postura das pessoas nas redes, além de seus hábitos de consumo.

Engenheiro biomédico

As áreas da tecnologia e da saúde têm ficado cada vez mais próximas, criando meios capazes de prevenir doenças e melhorar os tratamentos, além de tendências que podem contribuir para o aumento significado da longevidade. O profissional da área irá trabalhar no desenvolvimento e aperfeiçoamento de equipamentos e softwares para auxiliar a medicina nos seus mais variados procedimentos.

A biomedicina ainda pode seguir para setores mais específicos, como a bioinformática, em que há a utilização de dados para facilitar o trabalho dos médicos e criar diversos mecanismos de prevenção de doenças, por exemplo. Para ambas as carreiras, é indispensável possuir formação nas áreas médicas e na de tecnologia da informação, além de estar continuamente atualizado sobre as novidades do mercado.

Gerente de e-commerce

A internet transformou também o jeito de as pessoas comprarem, e as lojas digitais se transformaram em importantes mercados que atraem a atenção e o investimento das empresas. Nesse sentido, nascem os responsáveis por cuidar da presença digital das marcas e gerir seus negócios on-line.

A área recruta profissionais de vendas, economia, gestão empresarial,  marketing e TI. A especialização no setor pode ser feita com estudos que trabalhem as características próprias estabelecidas pelo comércio digital, bem como a utilização das redes sociais para conseguir novos consumidores. Os especialistas em computação ainda podem desenvolver funções que visam melhorar os sites e plataformas para as compras on-line.

Para se dar bem no mercado de trabalho, você precisa estudar bastante e estar por dentro das mudanças do mundo. E o blog da Microlins te ajuda a se manter atualizado, além de dar dicas importantíssimas para conseguir aquela vaga tão sonhada!

Como ser o diferencial que o mercado de trabalho procura

Quais são as vantagens de um curso profissionalizante?

Os 7 tipos de profissionais que você não pode ser

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu