:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

28 de junho de 2019 • 15h15 • atualizada 28 de junho de 2019
6 coisas que você precisa para se tornar um nômade digital

6 coisas que você precisa para se tornar um nômade digital

Mercado de Trabalho

Você sabia que o mundo digital oferece oportunidades para quem deseja levar um estilo de vida diferente? É comum encontrar profissionais que sonham com o home office, mas hoje em dia há profissionais que buscam sonhos ainda mais ousados. Para quem deseja um dia a dia sem rotina, conhecer novos lugares e viver novas experiências enquanto trabalha, a internet e o trabalho remoto podem ser ótimas opções. Esse estilo de vida é chamado de nomadismo digital, e neste post nós contamos tudo que você precisa ter em mente para seguir esse sonho! Anota aí. 

O que é ser um nômade digital?

O nômade digital é um profissional que decide levar um estilo de vida diferente e deixa para traz a necessidade de estar preso a um escritório físico ou mesmo a um único endereço. Devido à possibilidade de trabalhar remotamente, o nômade aproveita que a única necessidade da sua profissão é o acesso à internet, e assim pode trabalhar em qualquer lugar do mundo.

Dessa forma, esse profissional não é só alguém que decide trabalhar de maneira autônoma, apoiado nas funcionalidades e praticidades do mundo virtual, mas também uma pessoa que opta por tornar-se de fato nômade. Por isso, essas pessoas costumam se aventurar em novas cidades, estados e países, ou seja, mudam-se com certa frequência - e gostam disso. 

Ainda, é importante ressaltar que não há uma carreira única e específica que se enquadre nesse estilo de vida. É claro que nem todas as profissões são viáveis para jobs remotos, mas se você é um produtor de conteúdo, designer, fotógrafo ou até mesmo um advogado ou contador, a vida como nômade digital é possível. 

O que você precisa fazer para ser nômade digital? 

Tenha presença no universo on-line

Trabalhar em qualquer lugar do mundo pode ser uma oportunidade incrível, mas é necessário estar preparado e não se esquecer de vender os seus conhecimentos, afinal, você não estará de férias, mas sim trabalhando. Nesse sentido, o universo on-line pode ser o seu melhor amigo. Mantenha-se ativo nas redes sociais, produzindo conteúdo relevante para engajar os seus seguidores. O Linkedln é uma ótima opção para explorar o seu talento empreendedor e encontrar também novas parcerias de trabalho. O mesmo vale para parcerias com marcas ou influenciadores em redes sociais, como o Instagram. 

Não rompa as suas relações profissionais em seu país de origem

Ao decidir que é a hora de viver como nômade digital, não se desvincule dos seus contatos profissionais no Brasil. Apesar de soar como uma grande aventura, arriscar-se como um profissional autônomo em um destino com o qual você não está familiarizado pode ser um grande desafio! Isso significa que, às vezes, as coisas podem não sair tão bem no começo em relação à captação de novos clientes e jobs. Por isso, manter uma ponte saudável com colegas de profissão e antigos líderes pode ajudar você a dar os primeiros passos dessa jornada de maneira mais tranquila. 

Esteja disposto a trabalhar informalmente

Em alguns casos, você pode optar por trocar os seus conhecimentos por alguns itens que podem ajudá-lo a diminuir os custos da sua passagem por um destino. Se você trabalha com marketing digital, por exemplo, pode combinar a troca da produção de alguns conteúdos on-line pela sua acomodação ao longo de alguns dias, ou então você pode se demonstrar disposto a trabalhar no hostel em troca da sua alimentação durante a estadia. Bacana, né? 

Mantenha-se atento aos seus rendimentos

Quando decidir ser autônomo e se aventurar como nômade digital pelo país ou pelo mundo, tenha em mente que você deverá pensar em como vender os seus conhecimentos. De maneira geral, isso significa que você deve parar um instante para decidir por quanto irá vender o seu trabalho, e de que maneira pode abranger diferentes clientes e suas necessidades. Muitos adeptos do nomadismo digital são profissionais freelancers, ou seja, não têm um contrato de trabalho fixo. Portanto, esteja preparado e lembre-se: em alguns meses, os rendimentos serão altos; em outros, podem não ser tão significativos. 

Seja dedicado!

Diferentemente do que se acredita, trabalhar como nômade digital não é como viver férias sem fim em um destino paradisíaco. A escolha por esse estilo de vida também envolve a necessidade de manter a cabeça no lugar e estar atento aos deadlines e às necessidades dos seus clientes - e as maneiras como você pode conquistar novas oportunidades na sua área. A rotina é de fato mais flexível e você poderá conhecer novas culturas e experiências marcantes, mas isso não significa que o trabalho não será duro, OK?

Conheça a língua inglesa e outros idiomas

Além das outras dicas que nós contamos aqui, é fundamental dominar a língua inglesa para ser nômade digital. Assim, você terá a liberdade de trabalhar com clientes brasileiros, mas também produzir conteúdos em outros idiomas para clientes de diversas nacionalidades. O inglês é considerado um dos idiomas mais falados ao redor do mundo, e dominá-lo pode abrir portas profissionais. A dica também vale para outros idiomas. Se você gosta dos países da América Latina, por exemplo, não deixe de aprender o espanhol. 

O nomadismo digital pode não ser o estilo de vida ideal para todos os profissionais, mas ele pode ser interessante para você! Por isso, antes de pedir demissão, vender os móveis da sua casa e colocá-la para alugar, pesquise muito sobre esse estilo de vida e as vivências de outros nômades digitais. É importante que você entenda o que ele significa e se está alinhado aos seus sonhos profissionais - ou se você pode se arrepender depois. 

Se você curtiu esse post, aproveite para conferir outros textos que podem incentivá-lo:

7 conhecimentos que vão te tornar um profissional mais valioso

Como se candidatar a empregos em outras cidades

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu