:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

08 de outubro de 2019 • 15h24 • atualizada 08 de outubro de 2019
7 dicas para ter foco no trabalho

7 dicas para ter foco no trabalho

Mercado de Trabalho

Se você quer crescer no seu emprego atual ou começar uma carreira de sucesso, é importante ser focado nas tarefas do trabalho. Hoje em dia, é fácil distrair-se com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo ao nosso redor, e a concentração é um desafio para a nossa mente. Essas interrupções, mesmo que sejam rapidinhas, interferem no desempenho e na produtividade do trabalho. Ter disciplina na rotina de trabalho é essencial para manter o foco e, mudando ou adquirindo alguns hábitos, fica mais fácil ficar concentrado nas responsabilidades. Reunimos sete dicas para te ajudar nessa mudança de postura. Confira! 

Fique longe de redes sociais

Por mais que já seja um clichê, é fundamental ficar afastado o máximo possível de redes sociais e celulares. Mesmo que sejam ferramentas do seu trabalho, você deve usar com moderação e responsabilidade. Coloque o celular no silencioso ou no modo avião. Isso vai ajudar muito a manter o foco. Além do celular, não abra várias janelas de redes sociais no seu computador, viu? Você vai se distrair também! Uma alternativa para não deixar nada pessoal de lado, é dar dez minutos após o almoço para ver as mensagens e redes sociais. 

Tenha um tempo para ler os e-mails 

Parar as tarefas que você está fazendo para ler ou responder e-mails é um caminho para a desconcentração! A dica é ter um período de tempo exclusivo só para fazer isso e, se possível, separar o que é mais urgente do que não é tanto assim. 

Liste as tarefas do dia

Quando você tem conhecimento e clareza de todas as tarefas que deve cumprir no dia, a sua produtividade flui melhor. Por isso, assim que chegar no trabalho, liste o que você tem que fazer e, no final do expediente, anote o que ficou pendente; assim fica mais fácil a organização do dia seguinte. Também é legal tentar estimar o tempo de cada tarefa para saber se é possível dar conta de todas as atividades em um dia só, se sobrará ou faltará tempo. 

Dê intervalos durante as tarefas

Organize-se para manter 100% o foco de 20 a 25 minutos e, como “autorrecompensa”, levante-se para conversar com um colega que está disponível ou tomar um café. Assim, as chances de trabalhar mais em menos tempo aumentam. Mesmo que você tente, é difícil concentrar-se por períodos muito longos, e isso pode afetar negativamente o rendimento. Faça tudo com equilíbrio! 

Tenha controle da ansiedade 

A ansiedade é uma das maiores inimigas da concentração e da produtividade. As pessoas ansiosas querem realizar todas as tarefas de uma vez e de maneira rápida. Dessa forma, elas perdem o foco em entregar um trabalho bem feito, com o resultado desejado, além de acabarem o dia muito cansadas e, às vezes, sem finalizar as obrigações por causa do cansaço.

Conheça a sua rotina

Saiba qual o período do dia em que você é mais produtivo ou quais atividades passadas vão tomar mais o seu tempo. Dessa maneira você vê onde pode economizar tempo. Podemos adquirir hábitos desnecessários na nossa rotina que acabam afetando a nossa saúde e qualidade de vida, fatores que interferem diretamente na produtividade do trabalho. Não faça nada em excesso e organize-se conforme o seu autoconhecimento. 

Exercite a sua mente!

Trabalhe o seu cérebro para que ele fique treinado, e a concentração nas tarefas do cotidiano no trabalho fique mais fácil. Tenha o hábito de fazer palavras-cruzadas, leia livros e notícias, estude novos idiomas e pratique atividades físicas, por exemplo. 

Acompanhe o nosso blog para ter mais dicas de como melhorar o seu rendimento no trabalho:

5 dicas para vencer a procrastinação

7 hábitos para aproveitar melhor seu tempo

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu