:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

12 de novembro de 2019 • 09h59 • atualizada 12 de novembro de 2019
9 dicas para a recolocação profissional

9 dicas para a recolocação profissional

Mercado de Trabalho

Estar desempregado pode assustar um pouco e, devido à instabilidade do mercado de trabalho, algumas esperanças podem ser perdidas. Porém, se você se organizar para a recolocação profissional acontecer e elaborar estratégias para valorizar a sua carreira, será fácil voltar ao trabalho. Foque nessas dicas que vamos te passar agora!

Reflita sobre seus objetivos

Faça uma análise e uma reflexão sobre toda a sua carreira profissional, como foi o seu caminho, suas conquistas e aprendizados. Lembre-se das suas boas experiências, assim a autoestima é reforçada e você fica mais positivo. Estabeleça metas e saiba o que quer daqui em diante para traçar um caminho profissional, ao invés de mandar currículo para qualquer vaga ou lugar. 

Renove o seu currículo

Com as suas qualidades e experiências claras e definidas, é o momento de atualizar o currículo. Nele, valorize os resultados obtidos em outros empregos, seja ativo em redes sociais como LinkedIn e crie um portfólio com seus trabalhos.

Vá a palestras e cursos

Aproveite o tempo livre para desenvolver seu conhecimento na área de trabalho. Faça cursos e frequente eventos e palestras, assim você aumenta a rede de contatos e demonstra que investiu seu tempo para aprender mais.

Valorize-se!

Nada de se vitimizar e achar que você foi prejudicado ou outras pessoas são culpadas pela sua demissão. Erga a cabeça e comande a mudança de vida profissional, sempre com positividade e valorizando seu conhecimento e sua carreira. Esses são fatores perceptíveis e valorizados pelos recrutadores. Caso falte uma habilidade na sua carreira, busque desenvolvê-la enquanto tem mais tempo. 

Passe longe de clichês

Frases clichês que demonstram pessimismo e negatividade devem ser evitadas em uma entrevista de emprego e no currículo. Aproveite a oportunidade para mostrar seus diferenciais que podem se destacar no mercado de trabalho e que te dão reconhecimento para conquistar uma vaga. 

Responda o que for perguntado

Se o recrutador entrar no assunto “demissão”, não minta! Seja claro e honesto ao responder por que foi demitido, sem precisar entrar em muitos detalhes e com objetividade. Caso tenha sido alguma falha sua, seja cauteloso na resposta e fale o que vem fazendo para driblar esse problema. 

Faça networking

Dedique-se a cuidar da rede de relacionamentos que você construiu ao longo da carreira. Entre em contato com conhecidos e, dependendo da abertura, demonstre seu interesse profissional de forma objetiva. Esse é um hábito que deve ser praticado com mais frequência, não apenas em casos de demissão. 

Não descarte oportunidades temporárias

Se a oportunidade de trabalhar temporariamente apareceu, não a deixe passar! Ela pode ser uma abertura para outra posição na empresa e para fazer contatos e adquirir mais experiência para o currículo. 

Procure por outplacement e head-hunters

Em alguns casos, a empresa em que você trabalhava pode oferecer o apoio de uma consultoria de recolocação profissional, de acordo com o cargo que ocupava. A atualização do currículo e a identificação do perfil profissional será mais fácil, além de essas consultorias fazerem indicações para vagas. É possível contratar esse serviço individualmente também, sem ligações com a antiga empresa. 

Preparado para retornar ao mercado de trabalho após essas dicas? Veja outros posts de mercado de trabalho no nosso blog:

5 livros sobre carreira que você PRECISA ler

Como fazer networking?

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu