:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

29 de abril de 2020 • 14h42 • atualizada 29 de abril de 2020
Como agir após uma demissão?

Como agir após uma demissão?

Mercado de Trabalho

Atualmente, muitas demissões estão acontecendo por cortes nas empresas. Se você está desempregado, algumas ações são estratégicas para te ajudar a organizar a vida profissional e facilitar a recolocação no mercado de trabalho, além de ter um crescimento na carreira. Manter o foco nos caminhos certos e montar um plano para voltar a trabalhar podem agilizar esse retorno! Quer algumas dicas de como agir após uma demissão? Então acompanhe o texto!

Organize as finanças

A demissão pode ser um baque emocional e financeiro para um profissional. Caso isso aconteça, é importante organizar as contas e se preparar para o período de desemprego. Dessa forma, você corre menos risco de se desesperar por causa das finanças e dos gastos que poderiam ser evitados, além de ter mais estabilidade e tranquilidade (emocional e financeira) durante essa fase.

Pense nos seus objetivos de carreira

Durante esse período, faça uma reflexão sobre a sua trajetória profissional. Liste as suas conquistas mais importantes e os aprendizados relevantes que auxiliaram na sua formação atual. Pensar sobre esses assuntos ajuda na autoestima e a ter mais positividade sobre contornar a situação. Defina as metas e os objetivos profissionais, e pense no que você quer para a sua carreira no futuro antes de enviar currículos para muitos lugares.

Mantenha o seu currículo atualizado

Atualize o seu currículo após pensar nas suas experiências e qualidades. Destaque os resultados que você conseguiu e crie conteúdos nas redes sociais, como o LinkedIn, e um portfólio de projetos, se tiver. Caso você se candidate a uma vaga específica, pode adaptar o currículo para ressaltar as habilidades e experiências relevantes para o cargo.

Participe de cursos e palestras

Aproveite o tempo livre para se dedicar ao seu desenvolvimento e para adquirir conhecimento. Busque cursos da sua área de interesse e assista a palestras e outros eventos relacionados a sua carreira, muitos deles são transmitidos on-line. Assim, você consegue aumentar a sua rede de contatos e estudar enquanto estiver fora do mercado, o que demonstra que você não ficou parado e está sempre querendo aprender mais!

Olhe para frente!

Não ache que o mundo é injusto ou que você foi prejudicado. É momento de olhar para frente e comandar a mudança da sua carreira, portanto tenha atitudes positivas e seja o personagem principal dela. Isso é percebido e valorizado pelos recrutadores e empregadores. Se a demissão foi por causa da falta de habilidade ou de experiência, use esse período para se capacitar.

Lembre-se de fazer networking

Cuide dos seus relacionamentos profissionais, entre em contato com os conhecidos frequentemente e, em um momento de abertura, exponha o seu interesse profissional. Seja breve sobre as suas expectativas de carreira e cultive essa rede constantemente, não apenas em casos de demissão. Então, quando voltar ao mercado, mantenha contato com a sua rede!

Não descarte as oportunidades temporárias

Caso apareça uma vaga temporária, não deixe isso passar. Ela pode abrir portas para você ocupar outras posições na mesma empresa no futuro e também serve para você ganhar mais experiência para colocar no seu currículo, enquanto busca um novo emprego fixo.

Se necessário, busque empresas de recolocação e headhunters

Pode ser que você receba ajuda de uma consultoria de recolocação profissional no pacote de demissão, dependendo da posição que você ocupava na antiga empresa. Ela o ajudará no preparo do currículo e na identificação do seu perfil profissional. Além disso, essas consultorias acompanham todo o processo de seleção e podem te indicar para vagas em empresas parceiras. Se quiser, pode contratar esse serviços por conta própria, entrando em contato com headhunters ou com empresas especializadas em recrutamentos.

Gostou dessas dicas? Use-as para se recolocar no mercado de trabalho e tenha muito sucesso na carreira! Acompanhe o blog da Microlins e veja outros posts com dicas profissionais.

Saiba como usar SEO para montar o seu currículo

Termos em inglês para usar no currículo

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu