:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

16 de agosto de 2019 • 10h08 • atualizada 16 de agosto de 2019
Como conseguir mais clientes como freelancer?

Como conseguir mais clientes como freelancer?

Mercado de Trabalho

Muitos profissionais têm optado por trabalhar como freelancers, atuando de forma autônoma com horários flexíveis e maior liberdade sobre a escolha das suas demandas. No entanto, uma preocupação comum para quem investe nessa modalidade de trabalho é como encontrar novos clientes e fechar contratos para novos jobs. Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas importantes para ajudar você a firmar novas parcerias. Acompanhe. 

Seja visível

Se você está em busca de novos clientes, a nossa primeira dica pode soar um pouco óbvia, mas é muito importante citá-la. O primeiro passo é procurar estratégias para ser visto pelos seus clientes. Afinal, quem não é visto, não será lembrado, certo? Portanto, se você está em busca de novos clientes e novas oportunidades, é necessário apostar em estratégias que ajudem você a ser visto pelo seu público-alvo.

Mantenha o seu portfólio atualizado

Desenvolver um portfólio on-line é um item essencial para qualquer freelancer, sobretudo para aqueles que desejam se destacar para novos clientes. Permitir que as pessoas vejam seus trabalhos chama a atenção para suas habilidades e ajuda seus clientes a entender se você é o profissional certo para desenvolver os projetos que eles têm em mente. 

Para organizar o seu portfólio, escolha entre diversas plataformas on-line disponíveis, como Behance, Github e Medium, por exemplo. Para quem deseja inovar, vale investir e desenvolver o seu próprio site. Assim você poderá adaptá-lo às suas necessidades enquanto profissional e se destacar aos olhos dos seus clientes. 

Seja ativo nas suas redes sociais 

Separar um tempinho para postar nas redes sociais também é importante para os freelancers. O universo on-line permite que o seu conteúdo chegue cada vez mais longe, e por isso as suas redes sociais devem se manter ativas, com postagens relevantes, interessantes e voltadas ao seu campo de atuação profissional.

Além disso, é fundamental manter os seus dados atualizados com frequência. Ser ativo e presente no universo web, com publicações constantes e inteligentes, pode transformar as redes sociais em uma plataforma capaz de chamar a atenção para o seu trabalho e criar interesse em possíveis clientes.

Tenha bons contatos

A sua presença no universo web é importante, mas não se esqueça de se fazer presente também no mundo real! Procure dialogar com outros profissionais da área, comparecer a eventos e participar de palestras ou meetups. Assim, você irá reforçar parcerias antigas, conhecerá novas pessoas, encontrará parceiros de trabalho e terá a certeza de que eles também poderão indicar você para clientes que procuram um profissional com o seu perfil. 

Além do networking com seus colegas de profissão, não deixe de nutrir uma boa relação com seus clientes, sejam eles atuais ou antigos. Mesmo que você seja contratado para um job específico, lembre-se de se fazer presente e frisar que você está à disposição para novas parcerias. Essa iniciativa pode incentivá-los a compartilhar o seu nome com outros conhecidos e ajudá-lo a encontrar novas oportunidades. 

Cadastre-se em plataformas para freelancers

Por fim, não deixe de apostar nas plataformas on-line para freelas! Atualmente, sites como 99designs e Upwork ajudam você a encontrar clientes de uma maneira simples e rápida. Essas plataformas oferecem grande praticidade e ainda podem ser usadas por profissionais de diversos segmentos. Se você está em busca de novas oportunidades, vale conferir qual delas se adapta às suas necessidades. 

Manter-se em evidência e permitir que as pessoas conheçam o seu trabalho irá aumentar as chances de conquistar novos jobs! Por isso, não deixe de criar o seu espaço e ter bons contatos, OK? Se você está buscando dicas para continuar crescendo no mercado de trabalho, aproveite a visita e leia também:

O que leva à satisfação profissional?

5 dicas para vencer a procrastinação

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu