:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

15 de maio de 2020 • 09h20 • atualizada 15 de maio de 2020
Como consumir informação de maneira correta

Como consumir informação de maneira correta

Mercado de Trabalho

Em um mundo tão tecnológico, em que as notícias são espalhadas de maneira rápida e descontrolada, é preciso ficar atento para não consumir informações incorretas ou propagar notícias falsas, popularmente chamadas de fake news. Por isso, vamos te mostrar como continuar se atualizando de modo confiável e seguro. Confira!

Fonte confiáveis

Quando for se atualizar dos fatos, escolha veículos de comunicação que tenham credibilidade no mercado. Geralmente, essas opções fazem um trabalho sério e completo para passar ao consumidor o que de fato aconteceu. 

Acompanhe veículos de comunicação diferentes

Outra maneira de se consumir informações corretamente é observando os diferentes pontos de vista sobre uma situação. Muitas vezes podemos nos sentir acomodados e procurar apenas aqueles canais de comunicação que mantêm um pensamento parecido com o nosso; porém, para você tirar as suas próprias conclusões e criar repertório sobre um acontecimento, é interessante conhecer também o que dizem as pessoas que pensam diferente de você. 

Cuidado com as redes sociais

As redes sociais são muito utilizadas pelos veículos de comunicação para divulgar as notícias, porém também são usados de maneira equivocada por pessoas que criam notícias falsas. Por isso, é preciso ter cuidado e atenção com o tipo de informação que está sendo consumida, principalmente de sites pouco conhecidos. 

Se tiver dúvidas, cheque a informação

Caso você desconfie da veracidade de uma informação, procure em diferentes locais se ela é realmente verídica ou não. A checagem de um fato faz parte do processo de se atualizar. Em geral, notícias que dizem respeito a grandes personalidades ou a um fato de grande proporção ocupam local de destaque nos grandes noticiários, então não é difícil comprovar se elas são verdadeiras ou não.

Crie o hábito

Nem sempre é possível acompanhar todas as notícias mais relevantes que aconteceram na sua cidade ou no país, porém se você criar o hábito de checar as notícias pelo menos uma vez ao dia, já estará fazendo um grande exercício mental e não ficará desatualizado. Com o tempo, irá perceber que isso se torna uma ação natural no seu cotidiano.

Não repasse notícias falsas

Por fim, não contribua com a propagação de notícias falsas, portanto não repasse uma informação que esteja incorreta ou que você não sabe se é verdadeira. Assim, você estará ajudando a diminuir o fluxo de desinformação. 

A tecnologia, quando usada da forma correta, age de maneira extremamente positiva para ensinar e informar, uma vez que se pode ter acesso a qualquer informação por meio dela. Por isso, é preciso usá-la com responsabilidade e sabedoria.

Não perca nenhuma novidade do blog da Microlins. Acesse:

Como se manter seguro na internet

Como usar o YouTube para ajudar nos estudos

#FazDarCerto

Conheça os cursos da Microlins e aprenda com a melhor metodologia de ensino no conforto e na segurança da sua casa! Acesse o nosso site e confira tudo o que você pode conquistar no seu futuro!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu