:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

04 de maio de 2017 • 14h04 • atualizada 04 de maio de 2017
Como deixar as portas abertas após um pedido de demissão

Como deixar as portas abertas após um pedido de demissão

Mercado de Trabalho

A carreira profissional é construída pelas oportunidades que são agarradas pelo caminho. Muitas vezes, surgem propostas inesperadas que podem ser únicas para o crescimento. Isso não significa, necessariamente, que não estamos satisfeitos com nossa situação atual. Por isso, ao nos desligarmos de uma empresa, é importante encerrar de forma o ciclo vivenciado por lá, deixando sempre as portas abertas. 

Para evitar que fique um clima ruim e garantir a oportunidade de um dia retornar à empresa, é importante tomar alguns cuidados. Em geral, organização e cordialidade são as chaves para essa missão, mas a Microlins traçou alguns tópicos que vão ajudar a resolver isso da melhor forma. Veja!

Tenha certeza de que é o que você quer

Evite tomar decisões importantes sem tirar um tempo para analisar os prós e contras primeiro. Fazer uma lista anotando todos os pontos pode facilitar essa avaliação das opções. Isso vale para todas as situações, não apenas para a hora de pedir demissão.

Repense os seus objetivos a longo prazo e veja qual vaga se encaixa mais com suas necessidades financeiras e profissionais. Não permita que estresses momentâneos no emprego atual façam com que você perca o senso crítico sobre sua carreira.

Anuncie a decisão diretamente ao seu chefe

Um dos maiores erros que você pode cometer se quiser manter as portas do antigo emprego abertas é deixar que seu superior descubra sua demissão por outras pessoas.

A primeira coisa a fazer ao ter certeza de que deseja se demitir é pedir uma reunião com seu chefe. Seja transparente e diga os motivos que estão fazendo você se desligar da empresa. Mas cuidado: dizer que o motivo é somente financeiro pode ser muito ruim, afinal, todo o aprendizado e crescimento do período que você trabalhou também devem contar para essa decisão. Mostre comprometimento com o trabalho que está em andamento e procure uma solução viável para os dois lados.

Planeje-se com antecedência

Com a decisão tomada e o anúncio feito, comece a planejar sua saída. Embora muitas vezes seja difícil, já que a nova vaga pode ser para entrada imediata, tente sempre finalizar suas pendências e combinar prazos razoáveis para você e seu antigo empregador. Faça um levantamento de tudo que precisa ser finalizado por você e organize o que precisará ser passado para seus superiores sobre os projetos que estão em andamento. Jamais deixe a empresa na mão.

Tome cuidado com o que diz

Se ao conversar com seu chefe, ele acabar não gostando da sua decisão, tome cuidado para não começar uma discussão, muito menos uma “lavação de roupa suja”. Quanto aos colegas, você pode e deve comunicá-los depois que já tiver oficializado o pedido para a empresa. Isso demonstra sua consideração com aqueles que estiveram com você durante o tempo que trabalhou por lá. Eles podem, inclusive, ser seus maiores aliados se quiser voltar no futuro. Entretanto, tome muito cuidado com o que é dito. Não exponha insatisfações antigas e também não supervalorize o novo emprego.

Registre tudo o que ficar definido

Um ponto muito importante para esse processo é ter tudo documentado. Você pode enviar por e-mail tudo o que foi acordado, como bônus e acertos. Isso garante que você poderá cobrar seu antigo empregador posteriormente, sem precisar se indispor, caso o que foi combinado não se cumpra. Mas não esqueça que isso também deve incluir as suas responsabilidades para com a empresa.

Agradeça pela oportunidade

Embora essa seja uma relação de trabalho, sempre é possível aprender e se desenvolver com a oportunidade. Portanto, agradeça àqueles que te deram a chance de crescer e mostrar o seu trabalho. Isso demonstra o seu reconhecimento pelo que vivenciou no emprego e pelas pessoas que estiveram com você. Coloque-se à disposição, afinal, você espera que eles também se disponham a te ajudar se algum dia você desejar voltar para sua vaga.

Quer saber mais dicas sobre mercado de trabalho? Acesse nosso blog e conte sempre com novos conteúdos preparados para ajudar você a crescer profissionalmente.

Capacite-se na Microlins!

Se você deseja estar ainda mais capacitado para trilhar uma carreira de sucesso na área em que escolheu, conheça os cursos que a Microlins tem para oferecer.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu