:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

10 de setembro de 2019 • 09h23 • atualizada 10 de setembro de 2019
Como fazer networking?

Como fazer networking?

Mercado de Trabalho

Para você alcançar os seus objetivos e crescer na carreira, não basta ser um bom profissional. É fundamental saber fazer um bom networking, o desenvolvimento de contatos com profissionais e empresas da sua área. Pode parecer um pouco assustador falar com pessoas que você não conhece de uma forma que não pareça que você está sendo “interesseiro”. Mas fique tranquilo, reunimos algumas dicas para você ver que manter relacionamentos profissionais não é difícil. Confira!

Reúna os contatos 

Para começar bem o networking, busque os contatos que você teve na vida, mas que se perderam em algum momento.Em momentos informais, você pode retomar a conversa com um velho amigo ou conhecer um amigo dele que trabalha na sua área, por exemplo. Podem ser amigos de escola, ex-chefes, colegas de faculdade ou antigos vizinhos. Hoje em dia, é fácil encontrar essas pessoas pelas redes sociais.

Descubra histórias em comum

Quando encontrar as pessoas, resgate o contato contando histórias que vocês têm em comum. Faça isso apenas com pessoas com que você tinha uma certa afinidade, e não com alguém que teve algum problema na relação. 

Tenha encontros pessoalmente

É necessário fazer networking além das redes sociais. Se encontrar um antigo colega, vá até ele e se apresente para que ele lembre de você. Seja gentil, observe se alguma atitude que você está tendo está causando incômodo e, caso aconteça algum constrangimento, peça desculpas e não force a barra!

Interesse mútuo

O relacionamento só vai crescer se existir interesse mútuo. Caso você perceba que a outra parte não está interessada, siga em frente e não insista. O melhor a fazer é ficar concentrado em bons e agradáveis relacionamentos para os dois lados. 

Converse sobre o mercado de trabalho

Se você souber que um antigo contato, como um colega de faculdade ou escola, está trabalhando em uma empresa em que você tem interesse de entrar, pergunte se ele pode dar algumas dicas ou te indicar para alguma vaga. Não há problema em fazer isso, mas deixe claro que entende se a pessoa não puder ajudar!

Tenha uma rede de contatos ativa

Outra dica é compreender que a rede de contatos precisa ser sempre alimentada, não só quando você precisa de alguma coisa. Não se lembre dos amigos apenas para pedir ajuda; você perde pontos com as pessoas e corre o risco de perder amizades!

Contatos ainda desconhecidos

Quando você tem o contato com alguém que ainda não conhece, explique quem é, o que faz, como e por qual motivo chegou até essa pessoa. Não telefone para uma pessoa que você nunca viu e faça elogios muito íntimos, por exemplo. É importante ter cautela e bom senso nas palavras para fazer um bom networking. 

Agora que você leu as dicas que passamos, ficará muito mais fácil fazer um bom networking! Confira outros posts com dicas para ter sucesso no mercado de trabalho no nosso blog: 

As 3 coisas que os recrutadores mais olham no seu currículo

5 truques para otimizar suas tarefas no trabalho

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu