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21 de dezembro de 2017 • 15h48 • atualizada 22 de dezembro de 2017
Como lidar com pessoas difíceis no trabalho?

Como lidar com pessoas difíceis no trabalho?

Mercado de Trabalho

Lidar com pessoas difíceis no trabalho pode ser uma dura tarefa, e como não há a opção de não conviver com essas pessoas, é preciso utilizar recursos emocionais inteligentes para deixar o ambiente o mais agradável possível.

Os sentimentos negativos que essas pessoas podem gerar não devem ser ignorados e precisam ser trabalhados para que você consiga lidar cada vez melhor com essas situações. Por isso, hoje a Microlins vai te dar algumas dicas para você conseguir fazer isso ainda melhor. Vamos lá!

O que fazer durante confrontos?

Pessoas com certos tipos de personalidade que se encaixam na definição que exploramos aqui acabam entrando em muitos confrontos durante o período de trabalho. Uma cobrança de forma grosseira, uma bronca desnecessária ou um simples comentário podem desencadear uma série de sentimentos ruins em nós. Por isso, precisamos saber lidar da melhor forma para que a situação se resolva e não acabe piorando.

Em uma situação dessas, evite ao máximo dar espaço para uma discussão acalorada. Deixe que a pessoa fale e faça o que acha certo. Se um questionamento for inevitável, busque discutir a questão em um momento mais tranquilo e de forma mais privada.

Se achar que a gravidade da situação alcançou um limite intolerável, não tenha medo de procurar os recursos cabíveis, como a ajuda de superiores ou do próprio departamento de recursos humanos.

Uma pessoa difícil pode mudar?

Sim, uma pessoa difícil pode mudar no ambiente de trabalho e tornar a convivência muito mais agradável. Em alguns casos, uma simples conversa franca pode ser suficiente para que ela entenda as consequências negativas de suas atitudes, assim como em outros, pode levar um pouco mais de tempo.

Lembre-se apenas de avaliar suas próprias atitudes perante a situação para que as coisas não se tornem ainda piores. Infelizmente, em alguns casos não é possível solucionar por completo o problema e você precisará ter maturidade suficiente para avaliar qual a melhor saída.

Se achar que consegue lidar com os sentimentos negativos sem tantos prejuízos pessoais, ótimo! Mas é importante ressaltar que a sua qualidade de vida é uma prioridade, e sacrificar uma posição profissional temporariamente não é tão ruim quanto possa parecer em um primeiro momento. Por isso, pense com sabedoria antes de tomar qualquer decisão.

Saber gerenciar situações e desenvolver um comportamento inteligente e de autocontrole é essencial para ser mais profissional diante de situações complexas no dia a dia. Por isso, não perca também nosso conteúdo com dicas de como desenvolver inteligência emocional para vencer no mercado de trabalho.

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