:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

14 de novembro de 2019 • 10h15 • atualizada 14 de novembro de 2019
Como lidar com um feedback negativo no trabalho?

Como lidar com um feedback negativo no trabalho?

Mercado de Trabalho

Ouvir comentários positivos sobre o seu trabalho vindos do seu chefe ou da sua equipe de trabalho é muito bom, mas quando o feedback negativo chega, não é muito fácil de ouvir, certo? As primeiras reações são justificar as atitudes e se defender, para amenizar a situação e não ficar tão abalado por não atingir as expectativas. Mas qual é a melhor forma de lidar com um feedback negativo no trabalho? Confira as dicas a seguir!

Ouça o feedback com atenção

Fale menos e ouça mais! Mesmo que você não concorde com o que é dito e aquela vontade de argumentar apareça, fique atento ao que o seu superior está falando. Esse momento é importante, pois você vai saber melhor a opinião que a empresa tem sobre você e quais pontos deve melhorar. Faça uma reflexão sobre eles e sobre a situação e, posteriormente, argumente em seu favor. 

Peça exemplos de situações 

O feedback deve ser justo e baseado em situações específicas em que você consiga reconhecer o erro cometido. Então, se algo que ouviu deixou dúvidas sobre a própria conduta e você quer entender em quais momentos errou ou agiu de maneira inapropriada, peça para que digam as situações específicas que sirvam de exemplo para o que é dito. 

Evite ficar na defensiva

A primeira reação é tentar se defender e contornar a situação mostrando que não é assim. Mas deixe essa atitude de lado e compreenda que a empresa está mostrando o que você pode fazer para ser um profissional melhor, e não tentando te prejudicar!

Não leve para o lado pessoal

Você está em um ambiente profissional, então lembre-se de que não estão fazendo críticas sobre quem você é, mas apontando o que ainda deve ser melhorado em algumas situações de trabalho ou no profissional como um todo. Mesmo que você discorde do feedback, tenha uma postura adequada no momento. Em um outro momento, se achar necessário, fale diretamente com a pessoa que deu o feedback, seja um colega ou outro superior.

Procure melhorar

Não fique se martirizando por errar ou por não saber como lidar com alguns assuntos ou situações. Aproveite esse momento para desenvolver o seu lado profissional e amadurecer em uma etapa importante da sua vida. Assim, vá em busca de oportunidades para melhorar e não repetir a situação. 

Seguindo essas dicas, lidar com um feedback negativo no ambiente profissional ficará mais fácil e será mais compreensível. Mostre que está disposto a mudar e aprender sempre! Acompanhe o nosso blog e veja outras dicas para a sua vida profissional:

Como ter mais confiança no trabalho?

5 truques para superar a falta de experiência profissional

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu