:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

24 de abril de 2018 • 18h03 • atualizada 24 de abril de 2018
Como lidar com uma frustração profissional

Como lidar com uma frustração profissional

Mercado de Trabalho

Se você foi demitido ou está se sentindo constantemente insatisfeito com o seu trabalho, pode ser que esteja passando por um momento de frustração. Saiba que sentir-se dessa maneira pode ultrapassar o âmbito profissional e afetar a sua vida como um todo, inclusive a sua saúde. Por isso, listamos algumas dicas para te ajudar a lidar melhor com esse momento tão complicado e sair dele mais forte do que antes.

Identifique os porquês

A sua frustração pode ter várias origens: desde uma insatisfação com o salário, um cansaço excessivo ou uma demissão inesperada até a total desilusão com a profissão. É importante que você identifique o que te deixou frustrado, pois em meio à confusão, você pode confundir os seus sentimentos e não entender exatamente o motivo que provocou isso, tornando a superação ainda mais difícil.

Tente remediar a situação

Após identificar os motivos, tente conversar com os seus superiores sobre o salário, mudar de função ou trocar totalmente de área. Antes de entrar em desespero e jogar tudo para o alto, procure ver se é possível remediar a situação em que você se encontra. Saiba que, às vezes, a solução é mais simples do que se imagina, e uma conversa franca ou uma reflexão pessoal pode resolver tudo.

Aprenda que frustrar-se no trabalho é algo normal

Sentir-se frustrado não é coisa de outro mundo. Até as pessoas que obtiveram sucesso profissional na vida já se encontraram nessas condições em alguns momentos pelo caminho. Portanto, não ache que esse é o fim de tudo e a sua situação nunca irá se resolver. Ao invés disso, aceite que tudo que aconteceu faz parte da caminhada e que você não está passando por nada diferente dos outros.

Acredite em você mesmo

Durante o período de frustração, você tende a desacreditar de si mesmo e se diminuir pessoal e intelectualmente. Não deixe de confiar no seu potencial e ter em mente tudo aquilo que você pode conquistar. Além disso, não se culpe excessivamente, já que situações ruins realmente acontecem e não foram necessariamente causadas por você. Reserve um tempo para que consiga processar mentalmente seus sentimentos e faça uma autoanálise para encontrar as melhores soluções para sair dessa fase ruim.

Busque ajuda profissional

Se as frustrações profissionais estiverem tomando mais tempo da sua vida do que deveriam e sendo prejudiciais à sua saúde, talvez seja a hora de buscar ajuda profissional. Entenda que esses momentos difíceis são normais, porém, quando há uma excessiva dificuldade de lidar com eles, prejudicando o funcionamento da sua mente e do seu corpo, o melhor é procurar um médico que possa te orientar. Saiba que conversar com alguém capacitado a te ouvir deixará os problemas mais possíveis de se enfrentar.

Recomece

Por fim, se as soluções encontradas pelos seus momentos de análise e reflexão apontarem para um caminho de mudanças, não tenha medo disso. Saiba que se você acredita que o melhor é recomeçar em outro emprego ou até mesmo em outra profissão, vá fundo sem hesitar. Considere que ficar infeliz na situação em que você está não é a melhor ideia e pode ter consequências graves até para sua saúde. Se você se vê realizado em outro lugar, vá, mesmo que o caminho lhe dê medo e insegurança.

O blog da Microlins está aqui para te ajudar até nos momentos mais difíceis. Por isso, continue acompanhando os nossos conteúdos e aprendendo com as nossas dicas! Veja abaixo mais alguns posts de que você também pode gostar:

Como superar o dia a dia na vida profissional

Como se tornar um profissional cobiçado no mercado de trabalho

5 atalhos para conseguir o emprego dos sonhos

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu