:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

13 de janeiro de 2020 • 14h21 • atualizada 13 de janeiro de 2020
Como pedir aumento ao seu chefe?

Como pedir aumento ao seu chefe?

Mercado de Trabalho

Pedir um aumento de salário nem sempre é uma tarefa fácil! Geralmente as pessoas ficam nervosas e ansiosas, e não sabem muito bem como abordar seus gestores para ter essa conversa. Para te ajudar a enfrentar essa situação de maneira positiva, vamos te mostrar dicas de como planejar e agir nesse momento. Confira!

Faça uma autoavaliação

Para começar, avalie seu desempenho profissional, como se comporta, se cumpre as metas, chega no horário, tem boas relações com os colegas etc. Todos esses critérios serão avaliados pelo seu chefe para considerar o seu aumento, portanto tenha esses pontos bem definidos para você criar a sua argumentação. Nesse momento é importante que você seja franco consigo para estar melhor preparado durante a conversa.

Prepare sua argumentação

É preciso saber o que você vai falar no momento; portanto prepare bons argumentos para embasar o seu pedido de aumento. Não improvise durante a conversa, pois você pode acabar se complicando e jogando fora a chance de ter seu desejo atendido pelo seu chefe. 

Saiba que justificar a necessidade de um aumento alegando questões pessoais pode ser um erro. Por exemplo, falar que deseja fazer uma viagem internacional ou que a escola dos seus filhos aumentou a mensalidade. A empresa não tem obrigação de te dar mais dinheiro por conta das suas despesas pessoais.

Cuidado na abordagem

Com a sua argumentação bem planejada, agora é a hora de abordar seu chefe para pedir uma reunião! Escolha um dia e uma hora em que ele esteja menos ocupado e aparente estar aberto a uma conversa. Lembre-se de que chefes têm demandas diferentes dos demais funcionários, então a rotina de trabalho é outra, e preste atenção em qual momento é o ideal.

Não faça chantagem

Não adote a estratégia de dizer que em outras empresas o salário para a mesma função que você ocupa é maior ou dizer que recebeu uma outra proposta de emprego. Seu chefe pode encarar isso como uma ofensa e não te proporcionar o aumento. Além do mais, caso seja mentira que você recebeu outra proposta e ele descobrir, sua imagem vai ficar muito manchada. Portanto, seja honesto nas suas considerações e justificativas.

Saiba negociar

O seu pedido pode ser parcialmente aceito pelo seu gestor e provavelmente ele vai querer negociar um valor que seja positivo para os dois lados. Então vá disposto a negociar! Entenda que a negociação faz parte desse tipo de conversa.

Lide com a ansiedade

Pode ser que você não tenha a resposta na hora da sua conversa, então pergunte educadamente se há uma previsão para a empresa decidir se vai dar o aumento ou não. Nesse período de espera, pode ser difícil, mas tente controlar sua ansiedade para que a incerteza não atrapalhe seu rendimento e sua produtividade.

Esteja preparado para o "não"

Seu pedido pode ser negado pela empresa, então é preciso estar preparado para esse momento! Caso haja liberdade com a sua chefia, pergunte o motivo pelo qual foi negado, mas não seja invasivo!

Não é porque o seu desejo de receber um aumento não foi atendido que você vai mudar seu comportamento ou perder a motivação no trabalho. Pergunte ao seu chefe o que você pode melhorar para ter seu pedido atendido em uma próxima oportunidade.

Como falamos no começo deste texto, pedir aumento de salário não é fácil, mas agora você já sabe que caminho seguir para conseguir ter uma conversa desse tipo com seu chefe.

No nosso blog temos mais textos sobre mercado de trabalho. Que tal conferir alguns deles?

7 dicas para ter foco no trabalho

Como lidar com um feedback negativo no trabalho?

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu