:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

11 de julho de 2018 • 11h02 • atualizada 11 de julho de 2018
Como se preparar para trabalhar como freelancer

Como se preparar para trabalhar como freelancer

Mercado de Trabalho

O trabalho de freelancer tem sido muito procurado por jovens, por se tratar de um profissional liberal, que trabalha de forma autônoma e apenas por um tempo específico. Seja pela flexibilidade de horário ou pela possibilidade de se trabalhar com mais liberdade, ser freelancer tem muitos adeptos. Se você pretende investir nessa modalidade de trabalho, continue lendo este post para saber do que precisa para iniciar já:

Os 7 princípios de um bom freelancer

Escolha o lugar ideal

É importante trabalhar em um local em que você não se distraia ou tenha interrupções a todo o momento. Se for em casa, escolha um cômodo que não tenha barulho ou trânsito de pessoas. Você também pode trabalhar nas chamadas coworking, salas ou escritórios alugados por funcionários de diferentes empresas com tudo o que você precisa para realizar seu trabalho, como acesso à internet.

Monte um portfólio

É importante mostrar suas habilidades e trabalhos para conseguir clientes e expandir seu negócio. Uma das melhores formas é montar um portfólio com tudo o que você já criou ou em que está trabalhando atualmente. Existem diversos sites em que você pode fazer o upload dos seus materiais e acessá-los de qualquer computador. Um dos mais famosos no mundo on-line é o Behance, da Adobe. Com ele, você também pode descobrir e acessar trabalhos de outros profissionais.

Vá atrás dos clientes

Aproveite o networking que criou ao longo dos anos e divulgue seu trabalho presencialmente e nas redes sociais com a ajuda de antigos colegas de trabalho, professores da sua graduação, amigos e família. Você também pode se cadastrar em plataformas específicas de trabalho freelancer e conseguir projetos remotamente de pessoas de outras cidades e estados, como o 99Freelas e o Workana. Você também pode encontrar diversas calculadoras de orçamento para freelancers para ter uma ideia do quanto deve cobrar em cada trabalho. Elas fazem uma soma geral do quanto você quer ganhar com as horas gastas e custos com cada projeto.

Anote tudo

Monte planilhas no Excel com todos os seus gastos, a situação atual dos projetos dos seus clientes, as contas ou serviços que pagou para utilizar em seu trabalho e os impostos que deverá pagar como freelancer. Ter o controle de todas as suas despesas, prazos e cronogramas deixa seu trabalho mais organizado.

Faça um contrato

Tenha um contrato pronto com todo o trabalho e adapte-o a cada novo cliente ou projeto. Isso evita problemas com clientes que possam querer funções a mais sem ter pago por isso. Faça o cliente assinar o documento pessoalmente ou, caso ele não more na mesma cidade que você, faça-o enviar por e-mail. O contrato deve ter a identificação do contratado e o contratante, o que o trabalho envolve, as obrigações de cada uma das partes, datas de início e entrega, a duração dessa relação profissional, as formas de pagamento, quem terá a propriedade sobre a criação e o que acontece em caso de descumprimento e rescisão.

Entregue com qualidade

Procure prezar sempre pela qualidade do produto, independentemente do tamanho do projeto e de quem é o seu cliente. Para isso, coloque-se no lugar de um possível cliente e se pergunte se você compraria seu produto se a qualidade final fosse baixa ou mediana. Se não, o que poderia fazer para impressionar as pessoas e ganhar um cliente fiel? Aposte sempre em qualidade.

Agora que você tem certeza de que é esse tipo de trabalho que quer realizar, não deixe de conferir nosso post sobre como ser o diferencial que o mercado de trabalho procura!

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu