:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

23 de novembro de 2018 • 14h14 • atualizada 23 de novembro de 2018
Dicas para escolher a profissão certa

Dicas para escolher a profissão certa

Mercado de Trabalho

O ensino médio acaba e, junto com ele, o tempo para decidir “o que quero ser quando crescer”.  As dúvidas sobre carreira e futuro profissional são grandes vilãs na vida dos estudantes, mas ainda assim é possível encontrar maneiras de facilitar esse processo. Veja algumas dicas de como passar por essa fase sem grandes problemas, e o melhor: com a profissão certa.

Pesquise muito

A enorme quantidade de áreas e profissões faz com que os jovens se percam entre as escolhas. Não é fácil selecionar algo que mais chama a atenção quando diversas carreiras competem por ela. Mesmo que nem sempre haja todas as informações sobre determinada profissão, é importante pesquisar a fundo quais delas mais se encaixam com o seu perfil. A pesquisa irá ajudar a entender melhor quais são as áreas de atuação, como elas funcionam e o que você já pode descartar como opção baseado nos seus interesses.

Converse com quem atua na área

O glamour de uma profissão nem sempre é o que parece. Procure profissionais que atuam e gostam da área pela qual você tem interesse. Além de falarem sobre os lados positivos, também serão capazes de apontar os desafios que aquela profissão apresenta. Entenda se a teoria realmente está relacionada à prática e, principalmente, se aquele modo de vida se encaixa com as suas perspectivas.

Conheça suas áreas de interesse

Escolher uma profissão está diretamente relacionado à capacidade de se autoanalisar e saber de fato quais são seus os gostos e suas perspectivas para o futuro. Procure entender quais são seus pontos fortes e fracos, como eles se aplicam ao mundo profissional e de que forma isso te estimula a encontrar a profissão certa.

Não pense que é só o lado profissional que conta; é essencial saber quais são suas expectativas pessoais. Se você não consegue se imaginar trabalhando em uma grande empresa, talvez engenharia não seja o ramo certo, pois as oportunidades são menores fora desse setor.

Não se deixe ser influenciado

É claro que as pessoas à sua volta estão torcendo pelo seu sucesso, mas não se esqueça de que quem irá fazer parte efetivamente desse futuro é apenas você. A escolha profissional deve ser pessoal, visando os interesses exclusivos de quem irá segui-la. A partir do momento que se faz algo que se gosta, as chances de sucesso são muito maiores.

Saiba diferenciar o sonho de criança da realidade adulta

Um dos marcos da infância é a viagem constante pelo imaginário, por isso é comum sonhar com “o que ser quando crescer”. Assim como existem pessoas que se dão bem profissionalmente com o “sonho de criança”, há outras que percebem que a imaginação é bem diferente da prática, se frustram, e muitas vezes se perdem num mundo de opções. Não há nada de errado em mudar de ideia; o importante é encontrar um caminho que se adeque aos seus gostos e expectativas para o futuro.

Informe-se sobre o mercado de trabalho

Encontrar a profissão ideal é importante, mas ter consciência sobre o mercado na qual ela está inserida é ainda mais indispensável. Conforme os anos passam, as transformações econômicas e sociais vão criando novas atividades. Existem diversas profissões que estão sendo consideradas “saturadas”, com um número de profissionais maior do que o número de vagas oferecidas.

É importante ressaltar que profissionais qualificados a partir de cursos profissionalizantes, por exemplo,  passam na frente da concorrência, mas nem sempre isso é suficiente. Veja qual é a perspectiva do seu curso para o futuro e como você encara esse possível desafio. Ainda assim quer determinada profissão? Vá em frente!

Não se preocupe em errar

É comum a ansiedade em encontrar a profissão certa, mas não se esqueça de que não há problema nenhum em errar na escolha. O período de vestibular acontece em uma faixa etária baixa, o que dá maiores oportunidades para os jovens se encontrarem profissionalmente caso a primeira opção não tenha sido a ideal.

Escolher uma profissão que atenda às suas expectativas profissionais e pessoais é essencial para se sentir realizado.

Veja outros posts que podem te interessar:

Como ser um profissional criativo e inovador?

Como se manter atualizado no mercado de trabalho?

7 histórias que vão te motivar a realizar seus sonhos

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo. Estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu