:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

28 de maio de 2019 • 11h44 • atualizada 28 de maio de 2019
Foi demitido? Veja o que fazer!

Foi demitido? Veja o que fazer!

Mercado de Trabalho

“Você está demitido.”

Por mais que a frase acima possa ser dita de maneira branda, o efeito ainda consegue ser o mesmo. A frustração toma conta do profissional e deixa os dias seguintes pesados. A perspectiva de se ver sem emprego assusta, e os questionamentos da trajetória da carreira são inevitáveis. Porém, por mais que pareça somente um momento complicado da vida, uma demissão pode significar um período de muito aprendizado e evolução pessoal. Para tal, você pode seguir algumas dicas do que fazer para superar a fase ruim.

Recupere-se psicologicamente

É natural que em um primeiro momento você fique triste, principalmente se a demissão for muito inesperada. Permita-se sentir o “luto” - de fato acaba sendo uma perda - e administre o momento ruim. Mantenha a calma e saia de maneira amigável da empresa, mesmo que ainda esteja magoado. Após alguns dias você tende a melhorar e lidar com a situação de cabeça fria. O objetivo é ficar pronto para virar a chave e procurar novas oportunidades.

Entenda os motivos da demissão

No ato da demissão, as justificativas podem não ser convincentes. Além do mais, você tende a estar de cabeça quente, por isso é recomendável evitar fazer muitas perguntas. Nos dias seguintes, principalmente se você ainda cumprir um período na empresa, procure conversar com calma e entender as razões que levaram ao seu desligamento. Caso não seja possível, não insista; apenas saia sem conservar mágoas ou odiar os antigos patrões.

Planeje-se financeiramente

Depois que você tiver digerido melhor a má notícia, é preciso entender que não terá mais a mesma renda de antes. Isso implica em cortes de gastos, principalmente se você não estiver preparado para esses momentos. O ideal é sempre guardar um dinheiro pensando nessas situações! Dependendo do regime de contratação e do contexto da demissão, você ainda pode receber valores relativos à rescisão e a outros direitos. Coloque tudo na ponta do lápis e faça um planejamento detalhado para se manter durante o período até a recolocação no mercado de trabalho.

Analise sua vida profissional

Após notar que os dias ruins já passaram e você já se recuperou do choque, é possível refletir sobre a sua vida de maneira mais racional. Reveja sua trajetória na empresa e procure enumerar alguns pontos que podem ter contribuído para a demissão. O objetivo não é encontrar “culpados”, mas sim buscar aspectos para melhorar. Repense certas atitudes, mude algumas posturas e se reinvente se for preciso. A situação pode te ajudar muito a evoluir como profissional e encontrar novas oportunidades, até melhores que a anterior.

Enriqueça o currículo

Esse pode ser o momento ideal para fazer cursos, se especializar, aprender um novo idioma e participar de encontros da área, por exemplo. É possível aproveitar o tempo livre para enriquecer o currículo e adicionar novas formações e experiências fundamentais para a hora de se recolocar no mercado de trabalho. Coloque em mente que, às vezes, dar um passo para trás pode te ajudar a projetar dois para a frente. A frase parece um bom clichê, mas acredite, é verdade!

Recolocar-se no mercado

Tire o tempo necessário para processar os acontecimentos, repensar sua postura profissional e adquirir novos conhecimentos. Porém, não fique muito nesse “luto”. É preciso levantar e seguir em frente! Não se deixe vencer pela insegurança e já procure recolocar-se no mercado de trabalho o mais rápido possível. Envie currículo para os processos seletivos, aumente sua rede de contatos e corra atrás de novas oportunidades.

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu