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20 de janeiro de 2020 • 14h49 • atualizada 20 de janeiro de 2020
Maneiras de dizer "não" no trabalho

Maneiras de dizer "não" no trabalho

Mercado de Trabalho

Uma dificuldade que muitas pessoas enfrentam em seus empregos é a de falar "não" para um pedido, principalmente quando ele é feito por chefes e gestores. Porém, em algumas situações é necessário negar para evitar se sobrecarregar. Por isso, nós vamos te mostrar algumas maneiras de enfrentar esse momento.

Explique que está focado em outra demanda

Na maior parte das vezes, as pessoas têm dificuldades para falar "não", pois temem ser mal educadas ou desrespeitosas, porém existem maneiras mais leves de negar alguma coisa. Falar que você já está com uma demanda grande e no momento não consegue ajudar é uma destas maneiras. Explique para a pessoa que por ora não há espaço para o comprometimento com outro projeto. Seja sempre honesto e não use isso como uma desculpa para fugir do trabalho!

Analise a situação

Outra saída é dizer que vai avaliar e dar uma resposta em breve. Essa opção deve ser usada quando existe uma possibilidade de você ajudar a pessoa que está lhe indagando. Pense se ao aceitar a proposta você dará conta de executá-la e se não existe outra pessoa que possa cumprir esta tarefa. Não demore para dar uma resposta, pois a pessoa conta com a sua ajuda, então tenha consideração por ela.

Negocie

Em algumas situações, a negociação pode ser um bom caminho para dizer "não". Achou estranho? Imagine que seu colega te pede para fazer um relatório para ser entregue daqui a duas horas e você não vai conseguir devido a outras obrigações. Você pode então dizer que nesse tempo não será possível, mas se puder ser para o final do expediente ou para o dia seguinte você conseguirá fazer. Se for algo urgente, a pessoa preferirá deixar outro colega encarregado de produzir o relatório. 

Claro que em algumas situações essa tática não deve ser usada, mas é uma boa maneira de dizer "não" sem parecer grosseiro ou desinteressado.

Seja direto

Algumas vezes, dizer "não" é a melhor saída para evitar uma situação. Mas tome cuidado, pois isso não significa que você precisa ser mal-educado com quem está te pedindo algo. Demonstre empatia pela necessidade do outro, mas explique que você não pode ajudar. A sinceridade também é valorizada no ambiente de trabalho, e se ela vier acompanhada de uma sugestão para contornar o problema, é ainda mais admirada.

Existem diferentes maneiras de conseguir dizer "não", mas o mais importante é saber que é necessário ser respeitoso com os colegas, mesmo em situações desconfortáveis, como negar uma ajuda ou um projeto.

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