:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

07 de maio de 2019 • 09h43 • atualizada 07 de maio de 2019
Mercado de trabalho: o que o futuro reserva para o Brasil?

Mercado de trabalho: o que o futuro reserva para o Brasil?

Mercado de Trabalho

Como será o futuro? Cheio de carros voadores e geladeiras conectadas à internet? Há uma série de apostas e análises produzidas por especialistas e entusiastas. Alguns setores já mostram mudanças mais rápidas, como é o caso do mercado de trabalho! Conseguir um emprego atualmente é um pouco diferente do que era no passado, e isso só tende a mudar ainda mais. Para te ajudar a se situar nessa realidade, nós preparamos um panorama com as tendências para o futuro do mercado de trabalho no Brasil.

Habilidades

Além de pedir uma formação completa e diversificada, o mercado de trabalho ainda requisitará outras competências dos candidatos, como:

Inteligência emocional

O profissional do futuro deverá apresentar uma apurada capacidade de se relacionar com as pessoas. É preciso aprender a controlar as próprias emoções e não se deixar levar pelo estresse. Além disso, há a necessidade de treinar a empatia, desenvolvendo a predisposição para se colocar no lugar dos outros e entender as motivações de cada um.

Multidisciplinaridade

É necessário se especializar e apresentar conhecimentos técnicos avançados na própria área de trabalho. Além disso, também é fundamental aprender novos assuntos e tornar-se um profissional multitarefa. Isso não significa realizar um monte de coisas de uma vez só, mas sim ter uma visão mais ampla da empresa, conectando-se com outros setores e otimizando o trabalho.

Criatividade

Ser criativo não significa apenas ter uma ideia brilhante na hora de executar uma tarefa. O conceito também pode ser expandido para a capacidade de buscar soluções práticas e funcionais em meio aos problemas do dia a dia. Por mais que pareça um talento inato, a criatividade é uma característica que pode ser desenvolvida com muito treino e estudo.

Conhecimento de tecnologia

Até poucos anos atrás, o profissional conseguia trabalhar longe da tecnologia; porém, o futuro indica que essa realidade não será nada comum. A maioria das profissões já precisa lidar com computadores e outros aparelhos eletrônicos. Quem dominar o funcionamento deles poderá sair na frente e realizar o trabalho com mais qualidade.

Adaptação a mudanças

O mercado de trabalho se tornou cada vez mais fluido, mudando muito em pouco tempo e constantemente. Cabe ao profissional aprender a enxergar tendências, antever crises, estar de olho nas novidades e se dispor a aceitar as transformações.

Inglês

Em um mundo globalizado, falar apenas um idioma significa isolar-se no próprio país. O futuro pede pessoas mais conectadas, e o inglês é fundamental para isso, já que funciona como o idioma global nas relações comerciais.

Formatos

Haverá mudanças nas opções de jornada e contratação, como:

Flexibilidade

O expediente clássico dentro do escritório das 9 às 18h, de segunda à sexta-feira, ainda persistirá, mas ganhará novas variantes. Podemos pensar em horários alternativos ou no trabalho em home office, por exemplo. Além das contratações formais, as empresas também poderão investir em profissionais freelancer, firmando contratos pontuais para os projetos.

Tempo de casa

No passado era bem comum conhecer alguém que trabalhou décadas na mesma empresa até se aposentar. As gerações atuais indicam que isso não tende a ser uma constante no futuro. Cada vez se destaca mais o aumento da troca de empregos. Isso muda os planos de carreira oferecidos pelas empresas e implica até na criação de novas medidas para segurar os talentos.

Ambiente de trabalho

O dia a dia da empresa também está passando por transformações:

Diversidade

Você provavelmente já ouviu que tatuagens à mostra “diminuem as chances de contratação”. Além do mais, é muito comum ver os mesmos padrões visuais de pessoas em cargos altos nas empresas. A tendência é que isso mude no futuro, e cada vez mais as empresas contratem os funcionários sem levar em conta características físicas. Também é muito provável que as equipes ganhem em diversidade, tanto de gênero quanto racial!

Enfrentar problemas

A busca dentro das empresas é por tornar o ambiente mais confortável para os funcionários. Incentiva-se a denúncia de casos de não conformidade com as regras e diretrizes da companhia, bem como casos de excesso de trabalho ou até mesmo assédio moral e físico, já que as empresas em que esses atos são cometidos tendem a ter mais problemas. . A tendência é que se invista mais em ações de endomarketing, procurando fiscalizar quaisquer problemas que aconteçam com os funcionários..

Novas profissões

Algumas carreiras profissionais ainda nem nasceram ou são muito recentes, principalmente as relacionadas a áreas da tecnologia, como big data, machine learning, robótica e internet das coisas. Investir nos estudos desses conteúdos é fundamental na preparação para ocupar cargos de destaque no futuro!

Novos negócios

O mundo do empreendedorismo também está sempre aberto a novas ideias. De tempos em tempos, novas empresas nascem e crescem no mercado. Quem quer pensar em uma rede social inovadora e criar o próximo Facebook?

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu