Quais as principais características de um trainee?

Muitas empresas oferecem a posição de trainee para jovens recém-formados que desejam uma oportunidade de entrar no mercado corporativo. Neste texto, vamos te mostrar as principais características que uma pessoa deve ter para se destacar nos projetos de trainee.

Perfil corporativo

Os programas de trainee são destinados àqueles profissionais que buscam fazer carreira no mundo corporativo, uma vez que são cargos voltados para o ensinamento de questões econômicas, administrativas e de liderança. Portanto, o candidato que pretende concorrer a uma vaga assim em uma corporação deve ter em seu perfil a vontade de entender o funcionamento geral da empresa, e em seu plano de carreira, a intenção de chegar a um cargo de direção.

Atividades extracurriculares na bagagem

Algumas atividades extracurriculares são bastante valorizadas em um programa de trainee. Caso você tenha participado de trabalhos voluntários, feito algum intercâmbio, feito parte de agremiações estudantis ou tenha no currículo algum projeto de impacto relevante, provavelmente terá o seu perfil melhor analisado. Isso acontece porque demonstra aos recrutadores que você tem comprometimento e noções, mesmo que básicas, de gestão, organização e administração.

Saber trabalhar em equipe

é fundamental que o ingressante no projeto de trainee saiba trabalhar em equipe. Esse aspecto é fundamental, uma vez que a pessoa estará em contato com profissionais dos mais diferentes setores, e o trainee aprenderá com esses funcionários. Além disso, essa é uma qualidade importante para quem quer chegar a cargos de liderança no futuro.

Gostar de desafios

O profissional escolhido para fazer parte do projeto de trainee deve entender que ele lidará com grandes desafios na empresa e que deverá ajudar a pensar em estratégias de melhorias para os diversos setores da companhia.

Boa comunicação

Ter uma boa comunicação é essencial para cumprir qualquer tipo de trabalho, e como trainee não é diferente. Saiba usar uma linguagem adequada para as diferentes situações no trabalho e conheça estratégias para ser efetivo em sua comunicação, para conseguir passar a sua mensagem de forma clara e objetiva. Para você se capacitar ainda mais nesse aspecto, uma alternativa é buscar cursos de oratória, que o ajudam a desenvolver as habilidades de fala. Esse, com certeza, será um diferencial em seu currículo.

Você tem interesse em participar de um projeto de trainee? Conte para nós aqui nos comentários. Aproveite que está em nosso blog e confira outros materiais que te ajudarão a se capacitar ainda mais para as oportunidades do mercado de trabalho.

A importância de um curso de gestão de pessoas para o seu currículo

Como se destacar mais no LinkedIn?

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.