:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

03 de outubro de 2019 • 09h15 • atualizada 03 de outubro de 2019
Soft skills e hard skills: quais as diferenças

Soft skills e hard skills: quais as diferenças

Mercado de Trabalho

Você já ouviu falar sobre as soft skills e as hard skills? O tema ganhou destaque recentemente, já que muitos recrutadores passaram a valorizá-las e as transformaram em um diferencial. Por isso, entender quais são essas habilidades e como desenvolvê-las pode ser um passo importante para que você se destaque no mercado de trabalho e conquiste novas oportunidades! Acompanhe o post.

O que são hard skills?

As hard skills podem ser definidas como o conjunto de habilidades e conhecimentos que um profissional deve possuir para ocupar uma determinada vaga. Dessa maneira, o termo está relacionado às ferramentas e técnicas exigidas por uma profissão, cujo domínio é essencial para a atuação em uma área profissional. Sendo assim, é seguro afirmar que muitas das hard skills exigidas de um analista de marketing são diferentes daquelas que são necessárias para quem deseja seguir a carreira de arquitetura, por exemplo.

No entanto, é necessário ter em mente que há algumas hard skills comuns a diversas carreiras. A capacidade de lidar com softwares digitais comuns em nosso dia a dia - como editores de texto e de planilhas - pode ser considerada um desses casos. O domínio de um segundo idioma também pode ser considerado uma hard skill muito bem vista no mercado profissional.

O grande diferencial das hard skills é que elas estão relacionadas às habilidades técnicas que podem ser aprendidas, ou seja, com estudo e dedicação elas podem ser desenvolvidas e aprimoradas. Logo, elas são enriquecidas ao longo da carreira profissional com cursos, workshops, especializações e congressos, entre outras alternativas. Portanto, é importante entender que as hard skills podem ser encontradas no currículo de um candidato e podem ser facilmente analisadas pelos recrutadores durante um processo de seleção.

E o que são soft skills?

Ao contrário das hard skills, as chamadas soft skills estão relacionadas às habilidades e conhecimentos que não podem ser aprendidos em cursos ou universidades, por exemplo. Em muitos casos, elas são consideradas atributos pessoais e correspondem às características que influenciam o dia a dia de trabalho e as relações com os colegas. Por isso, as soft skills costumam ser difíceis de reconhecer e até mesmo mensurar.

A boa comunicação é considerada uma das principais soft skills que os recrutadores procuram em novos colaboradores, uma questão que pode ser coincidente entre diversas carreiras. Saber expor as próprias ideias e também ouvir as opiniões dos seus pares é extremamente necessário para uma boa dinâmica no ambiente de trabalho. O mesmo vale para a criatividade, já que essa característica demonstra a sua habilidade em lidar com novos problemas e desafios, e também para o pensamento crítico e para a capacidade de trabalhar em equipe. 

Sendo assim, é fundamental perceber como as soft skills são importantes! Um profissional pode ter ótimas hard skills e um currículo repleto de boas referências, mas apresentar as soft skills desejadasé um grande diferencial e garante maiores chances de alcançar altos cargos no futuro. Portanto, um bom profissional deve manter-se atento e buscar alternativas para aprimorá-las ao longo das vivências profissionais, como o desenvolvimento da inteligência emocional. 

Hard skills x soft skills: quais são mais relevantes?

Não há como definir de maneira precisa qual tipo de skill é considerado mais importante para o mercado de trabalho. Sendo assim, é fundamental compreender que ambos devem existir de maneira equilibrada para formar um profissional completo. Um currículo não é formado apenas de hard skills, mas também das competências e características pessoais que podem somar ao dia a dia do ambiente de trabalho, já que todos esses fatores têm grandes pesos na conquista de bons resultados para a empresa, beneficiando o clima organizacional e a gestão de projetos.

Tornar-se um profissional completo é essencial para se destacar no mercado de trabalho e crescer em sua carreira! Se você gostou desse texto, aproveite a visita ao nosso blog e confira outros conteúdos com dicas especiais sobre o tema:

Como fazer networking?

Confira seis dicas para alcançar a inteligência emocional no trabalho

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu