:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

15 de abril de 2016 • 12h13 • atualizada 15 de abril de 2016
Timidez na entrevista de emprego, o que fazer?

Timidez na entrevista de emprego, o que fazer?

Mercado de Trabalho

Aquele momento que antecede uma entrevista de emprego, geralmente em uma sala de espera, pode ser um verdadeiro calvário para uma pessoa ansiosa. Mãos suadas, mente repleta de pensamentos, inquietude e uma ansiedade praticamente incontrolável são sentimentos e sensações presentes nos candidatos que têm a timidez como maior obstáculo na conquista de uma vaga.

Ser introvertido não é unicamente uma qualidade negativa, trata-se de uma característica de personalidade que não será o principal motivo para causar problemas no ambiente de trabalho ou na realização das demandas. Porém, durante uma entrevista de emprego a timidez pode causar insegurança, fazendo com que as possibilidades de conquistar o emprego sejam menores para os tímidos.

Não existe fórmula mágica para mudar o comportamento de uma pessoa tímida, mas algumas dicas ajudam e muito na hora de passar por um processo seletivo, principalmente na hora de ficar frente a frente com o entrevistador. Confira:

Sem pressa

Evite responder as perguntas de maneira rápida, sem construir o raciocínio de maneira lógica. Muitos tímidos têm por natureza a pressa em sair da situação. Neste caso, a pressa em terminar a entrevista poderá fazer com que o candidato se comprometa ao dar respostas equivocadas, sem linearidade.

Prepare-se

Os tímidos precisam se sentir confiantes para realizar qualquer tarefa que envolva outras pessoas. No caso da entrevista de emprego, a melhor maneira de conquistar essa confiança é se preparar. É de extrema importância que o candidato saiba tudo sobre a vaga e estude muito a história da empresa. Além disso, é igualmente importante fazer uma reflexão completa das suas habilidades e competências, para saber descrevê-las de maneira correta e sem imprevistos.

Não mude

Parecer extrovertido, descolado e sem timidez é, provavelmente, um dos grandes erros dos candidatos. Tentar evitar a timidez poderá dar a impressão de que ele é uma pessoa que possui diversas personalidades. Os recrutadores possuem habilidades e experiência para identificar tais características e isso poderá minar as chances de emprego. Além disso, tentar fingir ser o que não é poderá trazer mais desconforto e elevar o nível de ansiedade.

Domine o discurso

Além de conhecer sobre a vaga, a empresa e identificar suas habilidades, o candidato tímido ficará mais relaxado se tiver um discurso claro e preparado. Para isso, é necessário treinar e exercitar a capacidade de responder sobre tudo o que envolve uma entrevista, como experiência profissional, vida pessoal e expectativas futuras.

Relaxe

Durante a preparação para a entrevista, o candidato deve investir parte do tempo em fazer algo que goste e que o deixe relaxado. A intenção é dar mais tranquilidade e baixar o nível de ansiedade antes da entrevista.

Qualificação

Para todos os candidatos, a qualificação é essencial para ter a confiança de lutar pela vaga de emprego. Para isso, é importante investir em cursos de qualificação e capacitação. A Microlins tem a estrutura necessária e está de portas abertas para aqueles que desejam se preparar para o mercado de trabalho.

Matricule-se na Microlins e ganhe o Pacotão da Profissão! Você vai aprender como aprimorar seu marketing pessoal, elaborar um currículo 2.0, enviar emails profissionais e receber muito mais dicas sobre entrevistas de emprego. Cadastre-se agora mesmo no site e aproveite!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu