:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

20 de setembro de 2019 • 16h48 • atualizada 20 de setembro de 2019
5 erros para evitar trabalhando em home office

5 erros para evitar trabalhando em home office

Organização pessoal

Trabalhar em casa ou em qualquer outro lugar que não seja dentro de um escritório não é uma situação fora da realidade. Com a melhora da internet e dos softwares, o home office faz parte do dia a dia de muitos profissionais, principalmente aqueles que dependem do computador para trabalhar, como programadores, designers, redatores ou quem gerencia um negócio online. As necessidades dessas profissões podem ser resolvidas por meio do Google Drive ou Dropbox, por exemplo.

Está cada vez maior o número de pessoas que praticam o “teletrabalho”, como o home office também pode ser chamado, pois o trabalho não precisa ser athome, mas pode ser em um espaço de coworking, destinado à realização de atividades de trabalho. Porém, é comum ver muitas pessoas cometendo alguns erros quando trabalham em casa. Reunimos cinco erros que devem ser evitados no home office. Confira!

Usar roupas inadequadas

O primeiro pensamento ao começar o trabalho em casa é o alívio de não precisar colocar uma roupa formal, como se você fosse trabalhar no escritório. Porém, se vestir adequadamente faz muita diferença. É importante que haja uma simulação da sua saída de casa para o trabalho, inclusive como forma de avisar às outras pessoas de casa que você vai estar ocupado. Se você trabalha de pijama ou de uma forma mais informal, sua disposição psicológica não fica tão boa e sua produtividade cai, além de ficar mais vulnerável a distrações. 

Trabalhar em um local incômodo 

Outro erro é não cuidar do seu local de trabalho. É importante que seja limpo e organizado como um escritório comum. É essencial evitar ficar na cama ou no sofá. Mesmo que sejam confortáveis para realizar suas tarefas, você ter posturas erradas e problemas de saúde no futuro. Além disso, cama e sofá remetem a momentos de lazer e descanso, não é mesmo? Por isso, você pode ficar menos concentrado no trabalho e acabar olhando outras coisas no computador.

Não ter um cronograma

O segredo para um home office bem-sucedido é ter um bom planejamento e uma boa administração do tempo. É importante ter uma agenda mensal e semanal, além de uma lista de tarefas diárias com horários bem definidos. Para render mais, marque os intervalos de descanso, assim você saberá quando pode ir ao banheiro, checar redes sociais ou fazer um lanchinho, além de aliviar a tensão, claro!

Falta de regras e combinados

Para evitar problemas durante o trabalho em casa, tenha uma boa comunicação com a empresa ou seus gestores. Combine os momentos em que será necessário conversar e dar feedback sobre as atividades ao longo do dia, com qual ferramenta vocês farão essa comunicação, quanto tempo você terá de almoço ou quem você deve chamar se tiver algum problema com software. Esses são alguns exemplos de situações que devem ficar bem claras tanto para o funcionário quanto para o empregador.

Alimentar-se mal

Por estar em casa, fica mais fácil comer fora de hora, beliscando algumas coisinhas que, muitas vezes, não são saudáveis, e o tempo gasto nessas distrações pode afetar a sua produtividade diária. Além da comida, é comum que os profissionais que trabalham em casa bebam café até demais para espantar o sono e não ficar cansado. Lógico que é importante fazer o trabalho render, mas a saúde vem em primeiro lugar sempre! Seja disciplinado em relação à alimentação.

Trabalhar em casa é cada vez mais uma tendência entre os profissionais e empresas. Por isso, fique atento aos seus hábitos e lembre-se dos erros que devem ser evitados, assim o seu home office será produtivo e eficiente. Além disso, você ficará confortável para aproveitar os benefícios dessa modalidade, como a flexibilidade dos horários, a economia com transporte e alimentação, e solucionar problemas com calma. 

Veja outros posts relacionados a organização e mercado de trabalho no nosso blog:

5 hábitos que podem prejudicar sua imagem profissional

Como ser produtivo trabalhando em casa?

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu