:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

24 de maio de 2016 • 11h24 • atualizada 24 de maio de 2016
Técnicas para evitar o tempo ocioso

Técnicas para evitar o tempo ocioso

Organização pessoal

Cada vez mais as pessoas têm a sensação de que o tempo acelerou, que as horas diminuíram e que o trabalho ocupa todo o tempo do mundo na vida delas. Por conta disso, muita gente se sente frustrada por não conseguir realizar suas tarefas pessoais fora do expediente ou mesmo tarefas do serviço devido às palavrinhas FALTA DE TEMPO. Por outro lado, quando finalmente o tão esperado “tempo de sobra”, mais conhecido como tempo ocioso, aparece, elas não sabem lidar e assim surge a ansiedade seguida da sensação de que o dia não rendeu.

TEMPO OCIOSO É AMIGO OU INIMIGO?

É você quem faz o tempo ocioso ser seu amigo ou inimigo. Você pode pensar: “quando me resta tempo ou quando estou de férias, sinto que o dia passou e não fiz nada de importante ou nada do que eu queria ter feito!” Isso acontece porque simplesmente você não soube se organizar e focar no que era prioridade. A receita aqui é fazer da ociosidade algo produtivo, ou seja, aproveitá-la de maneira correta fará com que você crie e tenha um bom rendimento das atividades que havia separado para executar.

PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DO TEMPO OCIOSO

Tanto jovens quanto adultos podem aplicar essas dicas às suas rotinas de estudos e trabalhos e aproveitar o tempo disponível dividindo períodos do dia em blocos para realizar suas tarefas.

Antes de tudo vale lembrar que disciplina é fundamental para levar a diante sua lista de atividades a serem cumpridas. Entenda que disciplina não é algo ruim e sim libertador.

Como dito antes, coloque nessa lista tudo o que você pretende realizar nesse dia e separe por horários, determinando tempo para início e fim de cada uma dessas obrigações. Vamos começar?

EM CASA

Quando estamos em casa e não temos a pressão do trabalho, parece que não sabemos lidar com o tempo que temos disponível e sentimos que ele passa sem termos feito nada de interessante. Para evitar que isso aconteça, organize tudo o que você quer fazer e não tem tempo e não pode fazer no trabalho.

Vamos supor que é um fim de semana e você tem o dia inteiro a seu dispor:

9h às 11h00 – tarefas domésticas como faxina, organizar finanças pessoais ou  

11h às 12h – Ler um livro

12h às 13h – Almoço

13h às 15h – Estudar inglês

15h30 às 17h – Atividade física

18h às 20h – Dedicar-se a projetos profissionais e pessoais que você quer realizar

Esse é só um exemplo para você ver que em um dia é possível fazer várias coisas dividindo as atividades com horários estipulados para cada uma. No trabalho, não é diferente. É possível e necessário elaborar essa agenda para não se perder, mesmo quando aparecer os imprevistos.

NO TRABALHO

  • Uma das coisas que faz as pessoas perderem tempo e procrastinar são as redes sociais como Facebook. Ninguém vai proibir você de entrar para checar seus recados, mas estipule um tempo que você considere necessário (ex: 30 minutos) para responder mensagens ou apenas dar uma olhada. O mesmo faça para seus e-mails pessoais e de trabalho. Faça isso apenas 1 vez no dia e risque da lista para que você possa dar toda atenção para as próximas atividades.
  • Analise o que precisa ser feito no dia, distinguindo o que é importante e o que é urgente. Urgente é tudo aquilo que você tem que resolver agora, ou seja, o problema chega e você resolve, o problema chega e você resolve, como a toque de caixa. O importante tem como objetivo prevenir os problemas de amanhã.
  • Estabeleça seu horário de lanche no trabalho. Ter esse tempinho para deixar o cérebro “respirar” é essencial para a criatividade. Trabalhar direto, sem um intervalo, faz com que seu rendimento caia e você fique empacado para resolver algo do seu departamento, resultando em um desempenho ruim.
  • Evite criar tempo livre, como ficar de conversa com outros colegas, sabendo que você tem trabalho para entregar.

Gostou das nossas dicas? Siga-as e veja como os seus dias terão mais produtividade no trabalho, nos estudos e na vida pessoal, e como consequência a realização dos seus objetivos. Quer sucesso nos estudos e no trabalho? Venha para a Microlins!

Matricule-se na Microlins e ganhe o Pacotão da Profissão! Você vai aprender como aprimorar seu marketing pessoal, elaborar um currículo 2.0, enviar emails profissionais e receber muito mais dicas sobre entrevistas de emprego. Cadastre-se agora mesmo no site e aproveite!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu