carreira

Ter uma carreira profissional de sucesso é o desejo de muita gente que está começando a se aventurar no mercado de trabalho. Para ser reconhecido e se destacar em meio aos concorrentes, é necessário ter clareza sobre seus objetivos e afinidades com a profissão almejada, além de empenhar esforços para atingir o sucesso nela. 

Mas, antes disso tudo, é preciso começar por algum lugar, concorda? Portanto, o primeiro passo é saber em qual área você quer atuar e qual carreira profissional deseja seguir. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar o que é carreira profissional e profissão, além de mostrar alguns passos para você ter sucesso no decorrer da sua trajetória, tanto em termos de salário quanto de satisfação profissional e pessoal. 

Continue lendo e dê o primeiro passo para conquistar uma carreira profissional bem-sucedida! 

O que é carreira profissional? 

Podemos chamar de carreira profissional a trajetória de uma pessoa ao longo de sua vida no trabalho, incluindo suas escolhas de empresa, habilidades, progresso e desenvolvimento. Nesse sentido, é normal as pessoas terem metas e objetivos ao longo da carreira, como: 

  • ser promovido; 

  • adquirir novos conhecimentos e habilidades; 

  • aumentar a remuneração; 

  • ter estabilidade financeira. 

Na prática, uma carreira profissional é composta de várias fases. A busca pelo primeiro emprego, a transição para uma nova carreira, o crescimento na hierarquia de uma empresa e a aposentadoria são algumas dessas etapas. 

Qual a diferença entre carreira profissional e profissão? 

A profissão de uma pessoa é a atividade que exige conhecimento técnico, habilidades específicas e formação técnica ou acadêmica. Consiste em uma ocupação que exige uma licença ou certificação para ser exercida, podendo ser regulamentada por um órgão específico. 

Já a carreira profissional é o caminho trilhado por uma pessoa ao longo de sua vida no mercado de trabalho. Em resumo, a profissão é o que o indivíduo faz para se sustentar, enquanto a carreira é a trajetória com base na atividade que ele escolheu exercer. 

Quais os tipos de carreira profissional? 

Uma pessoa tem várias opções de trajetória a seguir, sendo algo que vai depender de suas habilidades, objetivos e interesses. A seguir, confira alguns dos principais tipos de carreira profissional! 

Carreira empreendedora 

Essa carreira é para o empreendedor, que é quem decide abrir o seu próprio negócio vendendo algum produto ou serviço. Alguns exemplos de pessoas com carreira empreendedora são Alexandre Costa, o dono da Cacau Show, e Antônio Alberto Saraiva, fundador do Habib's. 

Carreira corporativa 

A carreira corporativa é quando a pessoa escolhe ter uma trajetória dentro de uma empresa. Na maioria das vezes, o indivíduo segue uma hierarquia de cargos, começando no nível júnior e progredindo para posições com maior remuneração, mais responsabilidades e, consequentemente, mais status. 

Carreira acadêmica 

Quando uma pessoa passa grande parte da sua vida se dedicando a uma universidade ou instituição de ensino superior, sua carreira é do tipo acadêmica. Na prática, ela vai fazer pesquisas relacionadas à sua área de formação e dar aulas na graduação ou pós-graduação. 

Carreira em tecnologia 

A carreira em tecnologia é bastante abrangente, de modo que você pode trabalhar com desenvolvimento de softwares, design de produtos eletrônicos, análise de dados e segurança cibernética, entre outras atividades. É uma trajetória bem desafiadora, que exige disposição, muito estudo e atualização constante por parte do profissional. 

Como planejar uma carreira profissional bem-sucedida? 6 dicas 

Se você ainda está sem rumo, sem saber por onde começar, não se preocupe! Agora vamos apresentar 6 dicas infalíveis para você poder planejar uma carreira profissional bem-sucedida. Bora? 

1. Defina seus objetivos 

Os objetivos devem ser pensados tanto a curto quanto a longo prazo em um planejamento de carreira. Assim você tem mais clareza do que precisa ser feito para que seus propósitos sejam alcançados. 

O primeiro deles pode ser bem simples: encontrar uma profissão. Se você ainda tem dúvidas, pode fazer pesquisas sobre várias áreas para descobrir as suas afinidades com aquela ideal. Tendo isso definido, outro objetivo pode ser construir uma rede de contatos ligados a essa profissão. 

Na prática, há várias formas de se conseguir isso, como a interação com outros profissionais em redes sociais como o LinkedIn e se matricular em cursos e eventos presenciais — o que pode ser considerado, inclusive, como o terceiro objetivo. 

Outros objetivos ainda podem ser procurar um estágio, se inscrever em um trabalho voluntário ou fazer cursos de idiomas e informática, por exemplo. Lembrando que tudo isso pode e deve ser aproveitado em seu currículo, inclusive cursos ainda em andamento. 

2. Conheça suas habilidades 

Conhecer aquilo que você faz bem e com desenvoltura faz a diferença na trajetória profissional e pode ajudar na hora de escolher a carreira ideal, além de ser uma ferramenta a seu favor na hora da seleção. 

Suponha que uma empresa esteja passando por um período de queda nas vendas e precise de alguém capaz de melhorar esses números. A área de vendas, geralmente, exige uma habilidade comunicativa apurada. Portanto, se você se considera comunicativo e tem desenvoltura para convencer pessoas, isso pode ser o diferencial de que a empresa necessita. 

3. Pesquise as carreiras 

Existem muitas profissões e carreiras a serem seguidas, e isso pode nos deixar indecisos, não é? Por isso, é preciso pesquisar para saber qual corresponde às suas habilidades e interesses. Algumas coisas que podem ser pesquisadas para se ter uma base são: 

  • oportunidades de trabalho e perspectivas de emprego naquela área; 

  • estimativas de salários da carreira; 

  • qualificações necessárias para iniciar naquela profissão. 

4. Busque experiências profissionais 

Para praticar suas habilidades, é muito importante fazer estágios e até mesmo trabalhos voluntários. Além de melhorar na parte técnica com a experiência, você pode desenvolver seu senso de liderança, suas habilidades interpessoais e sua inteligência emocional. 

5. Desenvolva sua rede de contatos 

Para ter sucesso profissional, nada melhor do que conhecer outros profissionais com objetivos parecidos ou iguais aos seus. Isso não significa, necessariamente, uma competição, mas um compartilhamento de conhecimentos e experiências que farão todos na sua rede de contatos serem beneficiados. 

6. Esteja disposto a aprender e se adaptar 

Independentemente do tipo de carreira, é preciso ter em mente que o mercado de trabalho vive em constante mudança. Por isso, é fundamental desenvolver novas habilidades e adquirir conhecimento atualizado. Afinal, um profissional que almeja o sucesso deve sempre estar disposto a estudar. Há inúmeros livros sobre carreira, por exemplo, que podem ser de grande valia nesse momento. 

Como você viu no conteúdo, existem vários tipos de carreira profissional e cabe a cada pessoa descobrir a que melhor combina com suas habilidades e interesses. Siga as dicas apresentadas aqui para aumentar suas chances de se destacar no mercado de trabalho e seguir uma trajetória brilhante!