curriculo

Desenvolver as habilidades e competências mais demandadas no mercado de trabalho atualmente é muito importante para conseguir um emprego. Com um bom currículo, fica mais fácil encontrar uma vaga que ofereça oportunidades de crescimento e estabilidade financeira. 

Existem diversas formas de aumentar suas capacidades e se destacar na sua busca por trabalho. Mas, para fazer isso, é preciso conhecer as habilidades e competências que estão em alta no mercado e saber como adquiri-las. 

É isso o que explicaremos ao longo deste artigo. Então, continue a leitura e confira o conteúdo especial que preparamos para você! 

O que são habilidades e competências? 

Compreender a diferença entre habilidades e competências e como esses conceitos estão relacionados é o primeiro passo para conseguir se desenvolver e conquistar uma vida profissional de sucesso. 

Primeiramente, as competências são aquelas que podem ser obtidas com treinamentos e prática. Por exemplo, para desenvolver uma determinada competência, você pode investir em um curso no qual ela seja ensinada. 

Já as habilidades são características pessoais, que auxiliam no desenvolvimento profissional. Um exemplo de habilidade é a disciplina, que pode inclusive ajudar o indivíduo a adquirir as competências necessárias para a profissão que deseja desempenhar. 

Para ficar mais claro, mostraremos algumas das principais habilidades e competências a seguir. 

Quais habilidades e competências colocar no currículo? 

Caso você esteja em dúvida sobre o que colocar como habilidades e competências no currículo, entender o que o mercado de trabalho está buscando nos profissionais atualmente pode ajudar. Assim fica mais fácil destinar suas forças para adquirir competências e habilidades que estão em alta no momento. 

Essa atitude vai ser importante para se diferenciar dos concorrentes e ter sucesso na sua busca por emprego. A seguir, destacamos as habilidades e as competências que você pode incluir no currículo. 

Habilidades 

Entre as principais habilidades demandadas pelo mercado de trabalho nos dias atuais estão: 

  • relacionamento interpessoal e trabalho em equipe — é importante ter inteligência emocional e saber colaborar com os outros indivíduos no ambiente de trabalho; 

  • pensamento criativo — a criatividade é uma competência que auxilia na resolução de problemas, por isso, é muito demandada atualmente; 

  • raciocínio lógico — essa é outra competência que auxilia na resolução de problemas e no bom andamento das atividades diárias de um profissional; 

  • capacidade de inovar — ajudar a encontrar novas formas de melhorar as entregas da empresa é um grande diferencial para se colocar no currículo. 

Competências 

Já algumas das competências que podem ser desenvolvidas por meio do seu esforço e estudos com materiais adequados são: 

  • conhecimento técnico — é relevante possuir conhecimento técnico relativo à área da profissão exercida. Esse tipo de competência exige aprendizagem contínua; 

  • informática e internet — ter conhecimento aprofundado em informática e dominar recursos da internet são competências que praticamente todas as profissões atuais exigem; 

  • comunicação — saber se comunicar e passar as suas ideias de forma clara, tanto na fala quanto na escrita, é outra competência muito desejada no mercado de trabalho. Nesse sentido, o domínio do português e do inglês é um diferencial. 

Essas são algumas das competências e habilidades mais demandadas pelo mercado de trabalho e que você pode focar em desenvolver. Para isso, existem várias dicas que vão ajudar. 

Como desenvolver habilidades e competências? 

Agora que você já sabe quais são as habilidades e competências mais procuradas atualmente, que tal conhecer dicas que vão ajudar no desenvolvimento delas? A seguir, destacamos várias boas práticas que você pode adotar. Confira! 

Estabeleça objetivos 

Ao pensar nos seus objetivos profissionais e estabelecê-los, fica mais fácil colocar esforço e manter a disciplina ao longo da sua jornada profissional. Por isso, é aconselhável colocá-los no papel e segui-los à risca. 

Também é importante pensar nas formas de alcançar cada um deles, traçando planos de curto, médio e longo prazo. Essa atitude vai ajudar a dar um direcionamento para a sua carreira, garantindo mais sucesso para a sua jornada profissional. 

Vale lembrar que os objetivos traçados devem ser alcançáveis e mensuráveis. Esse cuidado vai permitir que você mantenha a motivação. Pense também em prazos para atingir cada um dos objetivos. 

Faça networking 

Fazer networking significa ter uma rede de contatos, um passo importante para alavancar a sua carreira e desenvolver habilidades e competências relevantes para a profissão. Por meio da troca de informações com outros profissionais, você consegue continuar aprendendo, além de ter visões diferentes das suas. 

Você pode fazer networking ao participar de cursos profissionalizantes, frequentar eventos profissionais, realizar estágios e manter as redes sociais, como o LinkedIn, sempre atualizadas. 

Isso permite criar uma boa reputação, além de ajudar a ter mais oportunidades de trabalho que podem fazer a sua carreira alavancar. Ou seja, é um passo essencial para o seu sucesso profissional. 

Invista em aprendizagem contínua 

Essa dica vai ajudar você a manter os seus conhecimentos sempre atualizados, além de garantir o desenvolvimento de habilidades e competências que estão em alta. 

Procure por cursos e capacitações que ajudem você a adquirir novos conhecimentos. Essa ação vai potencializar o seu currículo e mostrar aos recrutadores que você é uma pessoa comprometida com o crescimento constante. 

Você pode procurar capacitações relacionadas à área de atuação escolhida, além de aperfeiçoar aptidões importantes para profissionais de todos os ramos do mercado, como o domínio da língua inglesa. 

Considere os feedbacks 

É normal que na sua jornada profissional você receba feedbacks e dicas de quem já está há mais tempo no mercado de trabalho. Existem pessoas dispostas a ajudar quem está no início de carreira e, por isso, é relevante considerar o que elas têm a dizer. 

Os feedbacks ajudam a direcionar os seus esforços de maneira inteligente, garantindo que o seu currículo seja melhorado e se torne mais atrativo. Por isso, vale contar com pessoas de confiança, que possam ajudar nesse aspecto. 

Atualmente, inclusive, existem mentores profissionais que podem ajudar você a montar um plano de carreira e direcioná-lo de maneira eficaz. É válido considerar essa opção na hora de adquirir novas aptidões. 

Entendeu quais são as principais habilidades e competências que você pode desenvolver para conseguir se destacar no mercado de trabalho? Elas podem ser desenvolvidas por meio do aprendizado contínuo e investimento em bons cursos, com materiais adequados para auxiliar seu crescimento profissional e pessoal! 

Quer ver algumas opções para melhorar o seu currículo? Então, conheça nossos cursos profissionalizantes e desenvolva habilidades e competências cruciais para o seu futuro!