4 Técnicas para desenvolver seu raciocínio lógico para provas

Raciocínio lógico é um processo de pensamento, ele funciona de acordo com as normas lógicas que nos permitem chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema. Embora o raciocínio lógico seja associado aos cálculos, sua origem é filosófica e seu primeiro estudo foi desenvolvido com a lógica aristotélica. 

 

É uma operação lógica discursiva e mental, necessária para organizar dados e pode ser feita em três métodos, dedução, indução e abdução. 

  • Dedução: tem o uso de uma premissa geral e uma particular, devemos criar primeiro uma lei geral e depois observar casos particulares e verificar se essa lei não é falseada. 
  • Indução: é o oposto do método anterior, inicia no particular e segue para o geral. Ao fazer uma pesquisa, deve-se ir coletando dados particulares e, depois de um certo número de casos, pode-se generalizar, dizendo que sempre que a situação se repetir será o mesmo resultado.
  • Abdução: Primeiro observa o fenômeno, depois tecemos uma premissa, que se fosse verdadeira explicaria naturalmente o fenômeno.

Quando usamos raciocínio lógico?

Talvez você não saiba, mas usa-se a lógica no dia a dia, é a partir de um raciocínio lógico que decidimos sobre a ordem de guardar os materiais dentro da gaveta ou do armário. Fora essas atividades do cotidiano, a lógica é muito usada em provas, concursos e processos seletivos. Por mais que não possa se explicar o raciocínio efetivamente, é possível treiná-lo, desenvolvê-lo e aprimorá-lo. 

Como desenvolver essa habilidade? 

Nem todo mundo consegue entender a lógica, as dificuldades costumam ser grandes, mas assim como antes de qualquer prova estudamos matemática, história ou geografia, precisamos estudar a lógica, para assim ganhar expertise no tema e conseguir dominar qualquer prova que caia questões de raciocínio lógico. Existem atividades que podem ser realizadas todos os dias para estimular e aprimorar seu raciocínio. Confira: 

  • Diversão com jogos 

 

Os jogos possuem uma capacidade muita rica para o desenvolvimento e aprendizagem, os jogadores são colocados em situações onde é necessário a resolução de problemas constantemente. Dama e xadrez são jogos clássicos que desenvolvem habilidades importantes de raciocínio lógico. Que tal chamar os amigos para um campeonato de xadrez? Jogando se aprende muito. 

  • Leia livros 

Nada desenvolve mais a imaginação que a leitura, além de fortalecer diversas habilidades cognitivas, o hábito de ler contribui para o desenvolvimento do cérebro e trabalha a capacidade de concentração. 

  • Assista filmes 

Um grande aliado são os filmes, mas fuja do convencional e do clichê, busque aqueles que nos fazem pensar, alguns enredos levam o telespectador a estimular o pensamento. Confira algumas sugestões que podem te fazer fugir da mesmice:

  • Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995) 
  • Um Contratempo (2016) 
  • A Garota no Trem (2016) 
  • Garota Exemplar (2014) 

  • Use apps de raciocínio lógico 

Aplicativos e jogos específicos podem ajudar a treinar o seu cérebro para pensar de forma lógica. Jogar estimula o pensamento estratégico, a memória e a coordenação motora. Confira 4 aplicativos que te ajudarão nos testes de lógica. 

  • Fit Brains: tem o objetivo de ajudar o usuário a treinar de forma divertida e saudável, estimulando a memória, velocidade de raciocínio e a lógica. Você pode fazer o download gratuito em Android ou IOS.  
  • Amazing Alex: com foco educativo, o jogador é instruído a proporcionar soluções criativas para resolver cada enigma. O jogo de aventura está disponível para Android ou IOS. 
  • Luminosity: desafie sua mente, são mais de 30 jogos para você exercitar sua mente diariamente. Faça o download gratuito em Android ou IOS.  
  • Elevate: 16 jogos divertidos para você testar sua compreensão de leitura, concentração e desenvolver habilidades de matemática. Disponível na App Store e Google Play. 

 

O início da sua brilhante trajetória profissional começa com a Microlins, conheça nossos cursos e faça parte dessa rede com mais de 30 anos de história.