7 hábitos para aproveitar melhor seu tempo

é comum ouvir por aí frases como: “não tenho tempo para isso”, não é mesmo? O mundo atual vem deixando a rotina cada vez mais desgastante e sobrecarregada, mas sempre há luz no fim do túnel! E no post de hoje, nós vamos te ajudar com 7 dicas de atividades para aproveitar melhor o seu tempo e fazer sobrar aquelas horinhas no fim de tarde para curtir com os amigos!

Organizar a agenda

Primeiro, é preciso listar as obrigações que devem ser cumpridas rotineiramente. Depois, distribua cada atividade em seus respectivos dias da semana e horários. Os compromissos que surgirem deverão ser encaixados nas horas disponíveis. Você pode usar tanto uma agenda física de papel quanto aplicativos que realizam essa função.

Com isso, você consegue visualizar todos os afazeres que possui, e assim ter uma noção do tempo gasto para realizar cada um deles. Faça da sua agenda o seu guia, e preze pela organização dos seus horários de maneira sistêmica e bem distribuída.

Definir prioridades

Durante o processo de listagem dos seus afazeres rotineiros, procure examiná-los com cuidado e definir ordens de prioridade. é recomendável que você reserve um tempo maior para as atividades prioritárias e deixe o que for menos importante em segundo plano. Assim, você evita perder horas significativas com ocupações que não irão te agregar muito.

é essencial compreender que as prioridades dependem do momento pelo qual você está passando na sua vida. Há fases em que você deve se dedicar mais aos estudos e há fases em que você deve se concentrar mais no trabalho, por exemplo. O importante é que você tenha sob controle tanto a sua agenda quanto seu planejamento de carreira, para que assim consiga priorizar as coisas certas nas épocas corretas.

Desenvolver sua capacidade de concentração

Manter-se concentrado em suas atividades te ajuda a render mais e aproveitar o tempo de maneira eficiente. O ideal é que você encontre métodos que prolonguem seu estado de atenção, o que é algo bem pessoal. Há quem que se dê bem com músicas em fones de ouvido, outros apenas com o silêncio.

Fazer pausas regulares também é um método para manter o foco e o rendimento no trabalho ou nos estudos. Entenda que você não vai conseguir ficar horas a fio concentrado em uma mesma atividade. é preciso parar um pouco para tomar uma água, respirar e comer uma fruta, por exemplo.

Acordar cedo

Em primeira instância, acordar cedo regula o sono, produzindo diversos hormônios essenciais à saúde. Além disso, possuir hábitos matutinos te ajuda a visualizar o dia de maneira mais completa. Entenda que acordar muito tarde compromete a sua agenda, pois te faz perder horas importantes em que poderia estar realizando suas atividades.

Para quem precisa estar no trabalho ou na escola em um certo horário de manhã, é recomendável acordar um pouco antes do previsto. Se você sai muito em cima da hora todos os dias, chega no local agitado e demora um bom tempo para “pegar no tranco”, o ideal é se levantar antes e ter um intervalo para relaxar e pensar na agenda do dia.

Combine atividades

Se você acha que não está estudando o suficiente, pode começar a utilizar a tecnologia para te ajudar. é possível encontrar recursos interessantes de áudio, como podcasts e audiobooks sobre os seus assuntos preferidos. Faça o download dos conteúdos que deseja acessar para o seu smartphone e coloque os fones de ouvido enquanto caminha na rua ou lava a louça do jantar, por exemplo.

Além disso, o tempo gasto no transporte diário pode ser utilizado para ler algum livro ou assistir um vídeo para praticar o inglês. O importante é que você preencha algumas lacunas do seu dia com a absorção de novos conhecimentos.

Bloqueie as distrações

Do mesmo modo que a tecnologia é responsável por te ajudar a estudar, o uso excessivo dos smartphones pode tomar tempo demais da sua rotina e até mesmo atrapalhar a sua concentração no trabalho. Por isso, é essencial que você não crie o hábito de ficar olhando o feed das redes sociais ou respondendo mensagens a todo momento. Reserve o uso recreativo dessas ferramentas para os momentos de descanso e para os intervalos entre uma atividade ou outra.

Tire um tempo para você

Conserve bons hábitos, como se alimentar de maneira saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Entenda que a saúde é essencial para te manter produtivo e focado nas suas atividades diárias. Além do físico, cuide também da sua mente. Separe um tempo também para espairecer, conversar com as pessoas de que você gosta, assistir a um filme ou simplesmente ficar deitado à toa.

E você, tem alguma dica de hábitos para aproveitar melhor a rotina? Conte para a gente nos comentários!

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo. Estamos esperando por você!