Como responder à pergunta “qual o seu pior defeito?”

Entrevistas de emprego são momentos importantíssimos nas nossas vidas, e os resultados delas podem mudar muitas coisas e trazer grandes oportunidades de crescimento. E é justamente por isso que você não pode bobear e não se preparar com dedicação. Já falamos sobre o que você não pode falar em uma entrevista de emprego, as principais mentiras e as pegadinhas mais comuns, mas como devemos responder à pergunta “qual o seu pior defeito”?

Por que os recrutadores fazem essa pergunta?

Essa pergunta tem a finalidade de verificar se o candidato tem consciência de suas limitações e conhece bem suas habilidades e competências. Se o candidato é capaz de fazer uma autoanálise e expor todas as fraquezas profissionais, consegue também expressar que tem conhecimentos sobre o que precisa melhorar para conseguir um melhor desempenho.

Não existe uma resposta pronta

Cada um tem suas particularidades, pontos fortes e fracos. Por isso, é preciso refletir sobre o que você tem mais dificuldades de realizar quando o assunto é trabalho. Mas tente tratar seus defeitos como pontos de desenvolvimento, nos quais você está trabalhando para melhorar.

Não responda de forma vaga e sem contextualização, por mais simples e comum que seu defeito seja: uma resposta direta e sem explicações pode ser entendida como falta de comprometimento com o processo seletivo ou até mesmo com o próprio ato de melhorar.

Concentre-se nos pontos profissionais

Não misture as coisas. Falar sobre aspectos pessoais quando o recrutador perguntar sobre seu maior defeito não é uma boa ideia. Dizer coisas sobre sua vida pessoal não vai satisfazê-lo. A preocupação da empresa nesse momento é saber sobre a sua conduta no ambiente de trabalho. Se o seu defeito pessoal tiver também reflexos fortes na vida profissional, tente contextualizar situações em que ele se fez presente e como você está trabalhando para agir de modo diferente. Não tenha medo de ser honesto, você não vai perder pontos com o recrutador ao apontar um defeito se demonstrar o que está fazendo para melhorar isso.

“Perfeccionista” ou “exigente” estão fora de questão

Respostas clichês como essas não são bem vistas por nenhum recrutador. Qualquer coisa que seja entendida como uma qualidade deve ser evitada. Por exemplo, se você é tímido e se candidatou para uma vaga no departamento de recursos humanos, pense antes da entrevista o que você tem que fazer para melhorar esse ponto, já que parte do seu trabalho envolve falar com pessoas que você não conhece. O mais importante é ser honesto e mostrar autoconhecimento.

Não dê a mesma resposta ao falar sobre qualidades

Normalmente acompanhada das respostas clichês, a atitude de colocar uma mesma característica como defeito e qualidade passa ao recrutador a ideia de que você não se conhece ou até mesmo que não está sendo plenamente sincero.

Por exemplo, em uma entrevista para uma vaga em recursos humanos, se você listar a sinceridade como uma qualidade, o entrevistador entenderia que você não se limitaria na hora de advertir um funcionário que costuma se atrasar demais, o que, caso contrário, poderia ser ruim já que o intuito é justamente deixar claro para ele que isso precisa mudar. Mas ao colocar a mesma característica como um defeito, você se contradiz, e no fim só dá a impressão de que estava fugindo da pergunta.

Responda sobre algo que atrapalharia você na vaga escolhida

Muita gente sabe os problemas em responder essa pergunta de forma artificial e não muito clara, mas também caem na armadilha de tentar apontar uma característica que não os atrapalhariam na vaga escolhida.

E é nesse momento que sua pesquisa prévia sobre a empresa à qual você se candidatou entra em jogo: procure um aspecto a ser melhorado em você mesmo que pode atrapalhar você durante a realização de suas atividades nessa empresa caso seja contratado. Isto vai fazer o recrutador perceber que você tem conhecimentos sobre a atividade que pretende desempenhar e como melhoraria os processos de trabalho.

A entrevista de emprego é uma oportunidade muito importante para que o profissional destaque-se diante dos outros concorrentes e chame a atenção – de maneira positiva – do recrutador. Para que você tenha sucesso na sua entrevista, não deixe de conferir também algumas dicas de como melhorar sua linguagem corporal e quais perguntas você pode fazer ao recrutador.

Venha para a Microlins!

Quer estar ainda mais preparado para o mercado de trabalho? A Microlins pode ajudar você nessa jornada rumo ao sucesso profissional. Conheça os cursos da Microlins. Estamos esperando por você!