jovem-em-frente-ao-computador-estudando-e-pensando

A internet mostra que os temas do Enem acabam se tornando pauta de memes e também de muitas lágrimas dos estudantes, não é?

E não é para pouco: a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova que mais preocupa a galera, porque nunca dá para saber qual será o tema, sem contar que ela tem um peso gigante no exame todo.

Então, todo mundo deseja a nota 1000, a máxima na prova. No entanto, é preciso escrever uma boa redação sobre qualquer assunto.

E se você ainda não se sente tão confiante para arrasar nesta etapa do exame, continue a leitura com a gente!

Aqui você confere dicas valiosas para te ajudar a desenvolver uma redação nota 1000 em qualquer assunto.

Vamos lá?

Como o tema da redação do Enem é escolhido

A escolha dos polêmicos temas de redação do Enem é feita por especialistas selecionados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), aproximadamente seis meses antes da prova.

E mesmo que o tema seja revelado só no dia da prova, ele sempre está relacionado com assuntos de ordem social, política, cultura ou científica, como é divulgado em cartilha do Inep.

Isso acontece porque é importante que os alunos tenham noções sociais e culturais do país e do mundo, assim o Inep consegue também analisar se a base escolar é suficiente para um desenvolvimento pleno dos estudantes.

Dicas para escrever uma boa redação no Enem

Independente do tema, é preciso que você tenha as principais noções de língua portuguesa, gramática e ortografia, já que isso é o básico do básico e inclusive é avaliado no mercado de trabalho!

Depois, é hora de se atentar a outros pontos. São eles:

Leia atentamente a proposta da redação

Mesmo que o seu repertório não seja tão abrangente assim, a própria proposta da redação do Enem te dá um norte por meio do texto introdutório.

Dessa forma, você consegue ter uma clareza sobre o que precisa abordar no seu texto.

Então, leia com atenção e com calma, para entender o assunto e não fazer confusão na hora de escrever a redação.

Desenvolva pensamento crítico

O Enem, como mencionamos brevemente no começo deste artigo, visa avaliar o estudante brasileiro e entender como ele interpreta conteúdos e os entende.

Então, é importante que você seja um cidadão crítico, que pensa sobre a sua realidade e que consegue se posicionar bem diante dela.

Construa repertório sociocultural

E de nada adianta saber "criticar" diversos assuntos se você não entende realmente deles, certo?

Então, já mude a sua rotina e passe a ler e a ficar por dentro de assuntos sociais e culturais no seu dia a dia.

Quanto mais repertório você tem, mais fácil fica dissertar sobre algum assunto e mais habilidades de pensamento crítico você desenvolve.

Treine muito

Praticar as suas habilidades é essencial para qualquer coisa da sua vida, inclusive para se dar bem na redação do Enem!

E nada melhor do que treinar escrever para isso!

Busque algumas referências de outras redações com notas altas do Enem e pratique também as diferentes linguagens para uma boa redação.

Treine escrever textos dissertativos-argumentativos, exigidos na redação do Enem. Neste tipo de texto, você deve defender um ponto de vista, dando argumentos e explicações sobre o assunto.

Por isso é importante que você tenha repertório sociocultural, além de precisar absorver bastante o texto motivacional da prova do exame.

O texto dissertativo-argumentativo deve conter até 30 linhas no Enem, composto por uma introdução, desenvolvimento e conclusão. No decorrer do texto, é importante defender a sua tese, o seu ponto de vista.

Depois, explore argumentos concisos e coerentes, sempre se atentando às normas da língua portuguesa.

Na hora de concluir a redação, você deve apresentar ainda uma proposta de intervenção, como se fosse uma solução para o problema apresentado na proposta.

Não deixe de praticar e de testar quais são as suas facilidades e dificuldades na hora de redigir um texto dissertativo-argumentativo.

Temos certeza que você vai se dar bem, basta se atentar às nossas dicas e estudar bastante, todos os dias – e não só o que é ensinado na escola, viu?

Aproveite que terminou esta leitura e acesse o blog da Microlins para conferir outros artigos sobre o Enem e arrasar!