jovem-estudando-sorrindo

A redação é uma das etapas principais, senão a mais importante, do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tendo um peso enorme nos resultados finais.

E a nota máxima 1000 é muito desejada por todos os estudantes do país, porque ela mostra que o estudante teve capacidades técnicas e também comportamentais de escrever um bom texto.

No entanto, para garantir que a sua redação do Enem seja nota 1000, você precisa, antes de tudo, entender a prova e praticar muito, tendo muita atenção aos detalhes e praticando quesitos técnicos também.

E é claro que um bom texto começa com uma boa introdução, certo?

Por isso, neste artigo nós vamos te dar algumas dicas e ensinar técnicas que vão facilitar a construção da sua redação, deixando-a coesa e completa.

Então, para não perder este conteúdo, continue a leitura aqui com a gente!

Qual é o jeito certo de começar uma redação do Enem?

Assim como em qualquer texto, é preciso que a estrutura básica, com começo, meio e fim, seja seguida – e na redação do Enem, não é diferente!

Então, antes de começar a escrever sem parar, leia com atenção o texto motivacional da redação e entenda a proposta que você precisa seguir e entregar.

Outro ponto essencial é aprender a escrever um texto dissertativo-argumentativo, exigido na prova.

E você deve ter em mente que este estilo de texto exige argumentos e dados, deixando o texto mais completo e amplo, mostrando que você domina o assunto proposto.

O que não pode faltar em uma boa redação do Enem

Uma redação do Enem bem-escrita pode se destacar das outras ao apresentar coesão, coerência, domínio da língua portuguesa e repertório sociocultural.

Na hora de colocar a mão na massa, não se esqueça das palavras conectivas, como "e", "também", "bem como", "porém" e "mas", pois elas vão relacionar os parágrafos do texto e dando sentido à leitura.

Também não pode faltar em uma boa redação argumentos válidos e baseados em dados, citando fontes e inclusive aproveitando o texto da proposta da redação.

Palavras para usar no começo da redação

Achou que não te daríamos uma dica valiosa como essa, não é?

Nós queremos que você arrase na redação do Enem, então separamos algumas palavras boas para começar um texto bem-escrito:

Primeiramente;

De acordo com...;

Historicamente;

É possível notar que...

Ao escolher alguma dessas opções para a sua redação, tenha em mente que você precisa desenvolver bem as suas ideias, apresentando uma tese concisa e depois partindo para argumentos válidos.

Outro fator importante é que você precisa prender a atenção dos avaliadores logo de cara, então estude possíveis temas de redação do Enem e desenvolva bem o conceito principal do seu texto.

Como desenvolver os outros parágrafos da redação

Já que o primeiro parágrafo é dedicado à introdução da redação, a partir do segundo você já deve começar a desenvolver a ideia central do seu texto.

Você pode iniciar este trecho com alguma citação relevante ou algum dado importante para fortalecer os seus argumentos.

É importante que você se lembre de usar palavras conectivas e tentar estabelecer quantos parágrafos para cada "categoria" da redação você quer escrever.

O rascunho é altamente recomendado, principalmente para você visualizar tudo o que precisa abordar.

O seu repertório também é muito importante para um bom desenvolvimento textual: quanto mais você souber de atualidades e do que está acontecendo no mundo, mais fácil vai ser discorrer sobre qualquer tema!

Além disso, não fuja, em hipótese alguma, do tema da redação. Leia com atenção o enunciado e certifique-se que você compreendeu bem o tema que precisa desenvolver.

Também destacamos que a quantidade de linhas a serem escritas deve ser seguidas: o mínimo para que a redação não seja eliminada de cara é sete linhas; o máximo é 30.

Não use termos ofensivos ou discriminatórios e nem use língua estrangeira.

É altamente recomendado também que você escreva a sua redação de forma legível, sem rasuras ou aquelas fontes de médico.

O que fazer na hora da prova de redação

A primeira coisa é se acalmar!

Você consegue fazer isso, mas precisa se acalmar e focar totalmente no tema da redação e no texto introdutório da proposta.

Beba água, leve algum snack permitido para dar aquele pico de energia e lembre-se de tudo o que você estudou até este dia.

Temos certeza que você vai se dar bem!

Aproveitando que está aqui, que tal treinar sua escrita com alguns dos principais temas abordados nas edições anteriores do Enem? É só clicar aqui e acessar o artigo completo no nosso blog!