Dicas para ter sucesso estudando em casa

Seja para aperfeiçoar as habilidades profissionais, seja para adquirir novos conhecimentos pessoais, os estudos são essenciais para ampliar o nosso repertório! é claro que durante este tempinho que estamos passando em casa, o hábito de estudar pode se transformar em uma atividade ainda mais prazerosa. Mas, afinal, como ter sucesso estudando fora da sala de aula tradicional? Se você está pensando em se dedicar aos cursos on-line ou está estudando a distância, trouxemos algumas sugestões importantes. Confira!

Crie uma rotina de estudos

A organização e a disciplina são essenciais se você deseja estudar em casa e alcançar bons resultados. Por isso, antes de começar os estudos, tire um tempo para entender como será a sua rotina. Escolha o período do dia em que você se dedicará aos livros e às revisões. Se você trabalha ao longo do dia, por exemplo, poderá estudar à noite. Se a sua semana é corrida, estudar aos sábados e domingos pode ser uma boa opção. O importante é determinar os horários e os dias da semana em que você se dedicará aos novos conhecimentos e respeitá-los.

Sempre faça anotações

Anotar o que é dito durante uma aula pode soar trabalhoso, mas não se deixe enganar! Ao prestar atenção nas explicações do professor e transcrever os trechos mais importantes, realizamos a síntese dessas novas informações. é nessa dinâmica que nasce o verdadeiro aprendizado, já que precisamos decodificar o que é dito e anotar da nossa maneira. O mesmo acontece quando realizamos o fichamento de um texto ou quando estudamos com materiais complementares, como vídeos. Então tenha sempre um caderno em mãos antes de começar os estudos, OK?

Descubra o que funciona para você

Cada um de nós tem maneiras diferentes de reter novos aprendizados. Algumas pessoas preferem conteúdos visuais, e por isso transformam as anotações em mapas mentais. Por outro lado, há aquelas que preferem escutar a explicação do professor diversas vezes, já que é assim que conseguem assimilar bem o conteúdo. Logo, o mais importante é entender qual dinâmica funciona melhor para você e como é possível adaptá-la para os temas que você está estudando no momento. Seja criativo!

Um local adequado faz a diferença

Além de respeitar a sua rotina de estudos, o ambiente no qual você estudará é outro ponto indispensável se você deseja ter sucesso. Portanto, prefira um local calmo e tranquilo. Além de uma boa iluminação, o espaço precisa ter poucas distrações, como televisores ou a circulação constante de diversas pessoas. Certifique-se também de que a mesa e a cadeira são adequadas, e que você se sentirá confortável no local escolhido.

Nada de distrações

Vai começar a estudar? Prefira deixar o celular em modo avião. Assim você não será interrompido pelas mensagens ou notificações que receber. Se você mora com seus familiares, também é legal avisá-los que você passará algumas horinhas com os livros. Caso precise de mais um empurrãozinho para dedicar totalmente a atenção aos estudos, vale a pena usar alguns apps baseados no método Pomodoro, em que a cada 25 minutos de foco total, você tem cinco minutos de descanso. Interessante, não?

Tenha metas reais

Traçar objetivos para os seus estudos ajudará você a se sentir motivado! No entanto, seja para concluir uma certificação on-line, seja para prosseguir com os seus cursos de aperfeiçoamento profissional, mantenha sempre os pés no chão. é importante respeitar o seu próprio tempo de aprendizado e se lembrar de que nós também temos outros compromissos profissionais e pessoais.

Além disso, respeite a sua rotina de estudos, mas saiba adaptá-la quando for necessário. Surgiu uma emergência e não conseguiu terminar o tópico que estava revisando? Separe um momento no dia seguinte para concluir a tarefa. O principal passo para ter sucesso nos estudos é reconhecer por que os novos aprendizados são importantes para você e ir avançando aos poucos.

Se você deseja continuar se destacando no universo profissional, confira algumas dicas para estimular a criatividade em casa ou veja as nossas sugestões de filmes sobre empreendedores de sucesso para se inspirar.

#FazDarCerto

Conheça os cursos da Microlins e aprenda com a melhor metodologia de ensino no conforto e na segurança da sua casa! Acesse o nosso site e confira tudo o que você pode conquistar no seu futuro!