habilidades

Você já deve ter ouvido falar em como as empresas valorizam a criatividade, a liderança, o trabalho em equipe, e por aí vai. Essas são as famosas habilidades socioemocionais, também chamadas de soft skills.  

Esse é um dos termos super quentes do mercado atual, e não é à toa: cada vez mais as empresas entendem que o profissional precisa dessas competências tão importantes quanto os conhecimentos técnicos.  

Para que você entenda de uma vez por todas o que são as habilidades socioemocionais e como desenvolvê-las, preparamos este texto. Dê uma olhada! 

O que são habilidades socioemocionais? 

No passado, as pessoas eram contratadas com base principalmente nas competências técnicas, que também são chamadas de hard skills (termo em inglês que significa, literalmente, “habilidades duras”).  

Aqui, entra em jogo tudo aquilo que pode ser comprovado com algum certificado ou diploma. Um segundo idioma, como o inglês, ou o conhecimento de linguagens de programação, por exemplo, são hard skills, já que você pode aprender por meio de cursos profissionalizantes na área (e provar isso aos recrutadores com uma certificação). 

Então já dá para ter uma ideia do que são as soft skills então, não é? As “habilidades suaves”, em tradução literal, são aquelas que têm mais a ver com comportamento, ou seja, são competências que interferem no modo como uma pessoa lida consigo e com os outros ao seu redor. 

Elas não podem ser provadas mediante um certificado ou um diploma, mas são avaliadas em processos seletivos de outras formas, como dinâmicas, entrevistas e estudos de caso. E não tenha dúvidas: os recrutadores estão cada vez mais atentos às habilidades socioemocionais, que se tornaram indispensáveis para uma boa colocação no mercado. 

Quais são as habilidades socioemocionais mais valorizadas no mercado de trabalho? 

Agora que você já entendeu o que são as habilidades socioemocionais, veja só algumas delas! 

Trabalho em equipe 

Essa é a habilidade de lidar com diferentes pessoas e interagir de maneira produtiva para alcançar um objetivo comum. Para tanto, é preciso: 

  • ter capacidade de colaboração; 

  • ter responsabilidade; 

  • saber como construir relações de confiança; 

  • reconhecer a importância da liderança compartilhada; 

  • valorizar as contribuições de outras pessoas; 

  • ter abertura para lidar com diferentes ideias e perspectivas; 

  • ter postura empática e respeitosa. 

Resiliência 

A resiliência se refere à habilidade de lidar com adversidades e desafios, enfrentando situações difíceis e de estresse da melhor forma e se fortalecendo a partir delas. Essa é uma das competências socioemocionais mais difíceis de desenvolver, mas ela pode ser aprimorada a partir de: 

  • autoconhecimento sobre os próprios sentimentos, expectativas e frustrações; 

  • uma visão mais otimista; 

  • estratégias para gerenciar o estresse; 

  • buscas por soluções frente a desafios. 

Uma pessoa resiliente costuma ser, também, bastante adaptável, ajustando-se rapidamente às mudanças. Além disso, essa habilidade anda lado a lado da criatividade: afinal, a resiliência envolve a capacidade de enxergar alternativas na forma de lidar com diferentes situações. 

Dinamismo 

Um profissional dinâmico é aquele que tem proatividade e um espírito inovador. Essa habilidade exige que a pessoa consiga se antecipar aos problemas, se alinhar às tendências, identificar oportunidades e tomar a iniciativa para aproveitar diferentes cenários de forma positiva, atualizando metas e objetivos. 

O dinamismo também se relaciona com o gosto por aprendizados e novas experiências. Assim, ele é praticamente oposto ao comodismo. Desse modo, pessoas com essa habilidade têm uma tendência maior a buscarem sempre novas oportunidades de crescimento. 

Comunicação interpessoal 

Essa é uma habilidade fundamental na carreira, pois não importa quão grande é o seu conhecimento se você não consegue expressar suas ideias ou lidar bem com os colegas de trabalho. Alguns aspectos fundamentais para ter uma boa comunicação interpessoal são: 

  • clareza — saber expressas corretamente seus pensamentos e sentimentos; 

  • escuta ativa — ser capaz de ouvir com atenção e compreender o que é dito pelos outros; 

  • empatia — conseguir se colocar no lugar do outro e compreender a sua perspectiva; 

  • respeito — evitar interrupções, julgamentos e atitudes defensivas na hora de dialogar; 

  • resolução de conflitos — saber negociar pontos de vista divergentes de forma calma e racional; 

  • feedback construtivo — conseguir apontar pontos de melhoria em outras pessoas visando o real desenvolvimento pessoal e profissional. 

Como os jovens podem desenvolver essas habilidades socioemocionais? 

Você pode estar se perguntando: afinal, como desenvolver as soft skills, se elas são comportamentais e emocionais? De fato, não é algo que você possa aprender lendo alguns textos e fazendo exercícios, como nos conhecimentos técnicos. No entanto, elas podem, sim, ser aprendidas e aprimoradas. Veja como! 

Autoconhecimento 

O primeiro passo é exercitar o autoconhecimento, ou seja, quanto mais você consegue entender os próprios sentimentos e emoções, mais poderá trabalhar a sua forma de se relacionar consigo e com os outros. Esse entendimento pode ser conquistado por meio de reflexões, terapia, testes de personalidade, autoavaliações etc. 

A partir disso, você poderá focar em suas dificuldades e desenvolver habilidades para driblá-las. Por exemplo, se é uma pessoa muito tímida e com dificuldade de falar em público, vale a pena se expor a situações em que terá que evoluir nesse quesito, como liderar algum projeto, fazer um curso de teatro ou até mesmo de oratória. 

Abertura ao feedback 

Muitas pessoas têm dificuldade para lidar com as críticas. E é claro que sempre há formas positivas e construtivas de apontar pontos de melhorias nas pessoas. Mas cabe principalmente a nós ouvirmos com atenção as impressões que os outros têm sobre nossas ações e comportamentos e, a partir disso, buscar o aprimoramento de habilidades socioemocionais. 

Experiências de vida 

As habilidades socioemocionais têm muito a ver com as experiências pessoais. Logo, quanto mais atividades diversificadas você fizer, mais ampliará a sua visão de mundo, o repertório e a bagagem de interações com indivíduos diferentes entre si. Desse modo, vai pouco a pouco se tornando melhor em lidar com diferentes situações e pessoas. 

Algumas dessas experiências são: 

  • esportes; 

  • trabalho voluntário; 

  • intercâmbio; 

  • projetos culturais; 

  • atividades artísticas; 

  • participação de grêmios estudantis; 

  • concursos e olimpíadas acadêmicas etc. 

Contato com diferentes conhecimentos 

Na mesma direção da dica anterior, a busca por novos aprendizados é essencial para desenvolver habilidades socioemocionais. Então preze sobretudo pela curiosidade: faça um curso superior, leia sobre assuntos diferentes, assista filmes diversos, participe de eventos inusitados e fique de olho em oportunidades para conhecer novas culturas e perspectivas. 

Como você viu, as habilidades socioemocionais são cada vez mais valorizadas e, por isso, devem ser desenvolvidas desde cedo. Elas ajudarão não apenas a ter boas colocações no mercado de trabalho, mas também a lidar melhor com situações e desafios da vida pessoal. 

Gostou do post? Então leia mais conteúdos como este no nosso blog sobre Soft Skills!