entrevista

Se você deseja causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego, escolher a roupa certa é essencial. Afinal, o modo de se vestir para o trabalho diz muito sobre você aos recrutadores. 

Pensando nisso, para aumentar suas chances de garantir a tão sonhada vaga, elaboramos este post sobre como escolher a melhor roupa para entrevista de emprego. Continue a leitura e saiba como se apresentar nessa hora decisiva! 

O que considerar na hora de escolher uma roupa para entrevista de emprego? 

Existem algumas coisas que você deve considerar ao escolher a roupa para uma entrevista de emprego. A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar na decisão. Confira! 

Conheça a empresa 

O primeiro passo, não só para a escolha da roupa, mas para a entrevista em si, é conhecer a empresa na qual você deseja trabalhar. 

Pesquise o que ela faz, como é a rotina de trabalho, se é uma organização mais formal ou mais tranquila e, principalmente, o que ela espera de seus funcionários. 

Informe-se sobre a vaga 

Outro ponto que pode ajudar na decisão é pesquisar sobre a vaga que você quer ocupar. Afinal, um cantor não se veste do mesmo jeito que um advogado, concorda? 

Por isso, pesquise sobre a profissão e entenda o modo como seus profissionais se vestem. Veja se o cargo em questão é mais formal ou informal e use isso para saber qual roupa vestir. 

Não use roupas muito chamativas 

Busque usar roupas neutras. Evite rosa, vermelho, roxo e cores do tipo. Marrom, preto e branco, até azul, vão muito bem para a ocasião. 

Também tome cuidado com a costura e o estilo da peça. Tente não usar algo muito volumoso e chamativo. A regra é não vestir algo que chame mais atenção que você e suas competências nesse momento. 

Use roupas mais formais 

A formalidade, normalmente, é cobrada em entrevistas de emprego. Por isso, pense em roupas que você usaria em situações formais, como roupas sociais. 

A roupa é a primeira impressão passada em uma entrevista, e a formalidade ajuda você a passar uma mensagem de seriedade, mostrando como você vai se portar no serviço. 

Não se esqueça do seu estilo pessoal 

As roupas também servem para demonstrar a sua personalidade. Por isso, mostre quem você é na sua escolha, principalmente quem é você no ambiente de trabalho. 

Como ainda é uma entrevista de emprego, é sempre bom apostar em certa formalidade, mas procure equilibrar isso com um toque pessoal, como alguns acessórios. 

Cuidado com os acessórios 

Falando em acessórios, é importante ter cautela nesse momento. Brincos gigantes ou infantilizados não são uma boa opção, ao mesmo tempo que colares enormes e chamativos também não. 

Aposte acessórios discretos de sua preferência, como um brinco com algum brilhinho, um colar simples, de prata ou ouro e um relógio de pulso, por exemplo. 

Atente para a higiene pessoal 

Outro ponto essencial é o cuidado com a higiene pessoal. Certifique-se de estar com bom cheiro e de ter escovado os dentes. 

Tome um bom banho antes da entrevista, passe aquele perfume que você gosta e até um creme corporal para se sentir bem. Isso pode ajudar a te deixar mais confiante. 

Como escolher a roupa para uma entrevista de emprego? 

Agora vamos para as dicas práticas de como escolher sua roupa para entrevista de emprego. Separamos os tópicos em opções femininas e masculinas. Confira! 

Roupas femininas para entrevista de emprego 

Se o cargo que você escolheu não for tão formal, uma boa opção pode ser a calça jeans e uma camisa social, nada muito esvoaçante. 

No entanto, se a empresa exigir um pouco mais de formalidade e a vaga de emprego indicar isso, existem algumas opções que podem ser boas. Por exemplo: 

  • um blazer; 

  • calça e camisa sociais; 

  • vestido midi; 

  • saia midi; 

  • suéter. 

Além disso, vale destacar o uso de acessórios para compor o look. Como dito, não use nada muito chamativo. Um brinco e/ou um colar simples vão muito bem. 

Outro ponto essencial é a maquiagem. Se você gosta de se maquiar, lembre-se de usar cores mais neutras. E, mesmo assim, não faça algo muito exagerado. Utilize algo que combine com o seu cabelo e cuidado com o blush. Além disso, não use um batom muito forte, prefira algo mais nude. 

Por outro lado, se você não gosta de maquiagem, muitas vezes ela pode ser indicada. Para passar uma boa impressão, apenas passe um corretivo ou uma base para cobrir possíveis olheiras e sinais de cansaço. 

Roupas masculinas para entrevista de emprego 

Para roupas masculinas, também é indicado apostar no neutro. Nada de camiseta de time, boné, ou coisas do tipo. Existem algumas roupas que vão melhor em um ambiente de trabalho. Confira as principais ideias: 

  • terno; 

  • camisa e calça sociais; 

  • sapato fechado; 

  • blazer. 

Lembrando que, em casos de empresas menos formais, também é preciso adaptar a roupa. Como sempre, uma boa calça jeans e uma camisa social vão bem. Mas existem outras peças que podem ficar tão boas quanto: 

  • camisa polo; 

  • sapato ou sapatênis; 

  • suéter; 

  • jaqueta leve. 

Qual a cor mais indicada de uma roupa para entrevista de emprego? 

Cores são um aspecto muito importante ao escolher sua roupa para uma entrevista de emprego. Como dito, não use cores chamativas. Neutralidade é uma ótima pedida para esse ambiente. A seguir, algumas cores que causam uma boa impressão: 

  • preto; 

  • branco; 

  • marrom; 

  • azul; 

  • bege. 

Escolha cores que remetam a credibilidade e formalidade, que mostrem que você tem foco e sabe se portar no ambiente profissional. 

Qual a importância de escolher a roupa certa? 

Como vimos ao longo do conteúdo, a roupa é a primeira impressão que você passa em uma entrevista, a primeira coisa que os recrutadores vão ver. Nesse sentido, pode-se dizer que é ela que vai abrir a primeira porta para que a entrevista seja bem-sucedida, além de mostrar sua personalidade e seu comprometimento com o momento. 

Entendeu como escolher corretamente a roupa para a entrevista de emprego? Nessa ocasião, é bom não usar cores muito chamativas e se portar de maneira mais formal, escolhendo roupas adequadas e garantindo que você passe a mensagem certa. 

Gostou do artigo e quer aprender mais sobre o mundo corporativo? Então, leia mais conteúdos como este no blog da Microlins!