curso

Investir no seu desenvolvimento profissional é muito importante para alcançar boas posições no mercado de trabalho. Além de construir um currículo mais interessante, você consegue dar os primeiros passos na sua carreira. Por isso, vale a pena conferir quais os principais tipos de cursos profissionalizantes que podem colaborar com seu desenvolvimento. 

Como há uma ampla variedade de formações disponíveis, é normal sentir dúvida e incerteza na hora de escolher as melhores opções. Para simplificar sua jornada e trazer mais clareza sobre essa decisão tão importante, elaboramos este conteúdo para explicar sobre as diferenças e vantagens de diferentes cursos profissionalizantes. Vamos lá? 

Quais as vantagens de fazer cursos profissionalizantes? 

Antes de conhecer os principais tipos de cursos profissionalizantes, vale a pena entender como essa formação pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Assim, você consegue identificar se a escolha está alinhada com seus objetivos. 

Aumenta as chances de entrar no mercado de trabalho 

Como um curso profissionalizante geralmente apresenta uma grade curricular focada no mercado de trabalho, você consegue desenvolver rapidamente as habilidades necessárias para exercer a profissão. 

Por isso, vale a pena considerar esse tipo de formação para ter um currículo completo, aprender mais sobre alguma área de conhecimento e desenvolver algumas atividades específicas de sua área. Assim, a entrada no mercado de trabalho é facilitada, tanto pela rede de contatos conquistada no seu curso quanto por conta das habilidades listadas em seu currículo. 

Tem um ótimo custo-benefício 

Outro ponto importante desse tipo de investimento é que ele apresenta um excelente custo-benefício, dado que a maioria dos cursos têm curta duração e permitem que você possa trabalhar com pouco tempo de experiência. 

Assim, mesmo para quem está iniciando sua vida profissional agora, essa é uma ótima forma de se qualificar, alcançar melhores salários e, posteriormente, seguir com mais cursos e qualificações para se diferenciar. 

Ajuda no desenvolvimento de habilidades 

O ganho de habilidades úteis é um dos grandes diferenciais desse tipo de formação. Além de fornecerem uma base sólida e objetiva de conhecimento teórico, os cursos profissionalizantes são feitos para atender as necessidades do mercado de trabalho. 

Por isso, eles contribuem para que você aprenda a desempenhar atividades que são realmente demandadas na sua região, aumentando suas possibilidades de trabalho. Portanto, vale a pena considerar essa possibilidade. 

Gera oportunidades enquanto você faz o curso 

Esse tipo de formação permite que você desenvolva diversas habilidades que serão importantes para abrir oportunidades no mercado de trabalho, inclusive enquanto você faz os cursos. 

Se você estiver fazendo um curso de informática, por exemplo, já poderá colocá-lo no currículo, informando que está em andamento, e falar sobre o que tem aprendido durante a entrevista de emprego. 

Quais os principais tipos de cursos profissionalizantes? 

Conhecer os tipos de cursos profissionalizantes existentes é mais um passo para conseguir um emprego e melhorar suas chances de construir uma carreira de sucesso. A seguir, destacamos para você algumas das opções disponíveis no mercado. Vale pensar com carinho para selecionar o mais adequado para o seu perfil. 

Tecnologia 

Uma das opções de cursos profissionalizantes está na área da tecnologia. Esse é um ramo em crescimento que tem diversas oportunidades para quem está começando e quer construir uma carreira. Porém, para isso, é importante investir em qualificação e ter a preparação adequada para conseguir se destacar no mercado. 

Por isso, escolher um curso profissionalizante nessa área representa uma ótima alternativa. Você pode estudar programação, desenvolvimento de sistemas e sites, designer gráfico e outros. Existem opções de cursos presenciais e online, o que facilita na hora de conciliar com outras atividades. 

Marketing e vendas 

A segunda opção está relacionada a duas áreas amplas, que contam com muita procura por profissionais capacitados: marketing e vendas. São bem correlacionadas e as habilidades desenvolvidas nas duas áreas podem se complementar e gerar diversas oportunidades para entrar no mercado de trabalho. 

É possível encontrar opções relacionadas ao marketing digital, redes sociais, comportamento do consumidor e até desenvolvimento de games online, que ajudam nas estratégias das empresas. Além disso, aprender a realizar publicidade e a vender pode ajudar a empreender, caso seja do seu interesse. 

Gestão 

Cursos da área de gestão podem melhorar as suas chances de conseguir uma vaga e fazer você dar um passo rumo a uma trajetória profissional de sucesso. Eles oferecem conteúdos que podem ser aplicados no setor administrativo, financeiro, de recursos humanos ou em um negócio próprio. 

Por exemplo, você vai aprender habilidades relacionadas a administração de materiais, fluxo de caixa, rotinas de departamento de pessoal e muitas outras habilidades que podem ser usadas no mercado de trabalho. Assim, ao enviar um currículo, você demonstra que tem capacidade, além de chegar preparado para efetuar as tarefas do dia a dia. 

Como escolher o curso ideal? 

Agora que você já conhece quais são os cursos profissionalizantes que você pode escolher, que tal descobrir formas de selecionar o mais adequado? A seguir, destacamos algumas dicas que vão ajudar com essa tarefa: 

  • defina quais são os seus objetivos profissionais; 

  • entenda qual é o seu perfil e o que você mais gosta de estudar; 

  • pesquise mais informações sobre o curso de interesse; 

  • avalie a instituição que oferece a opção desejada; 

A partir dessas dicas, é possível escolher o tipo de curso profissionalizante ideal para potencializar sua carreira. 

Ao conhecer os principais tipos de cursos profissionalizantes, você consegue ter clareza sobre as suas possibilidades e escolher as alternativas que estão mais alinhadas com seus objetivos na carreira. Assim, você ganha mais foco, planejamento e autonomia em toda jornada profissional para crescer profissionalmente e conquistar sua vaga. 

Quer dar os primeiros passos rumo ao seu sucesso financeiro? Então conheça agora os cursos profissionalizantes da Microlins e descubra quais deles fazem sentido para o seu perfil!