entrevista

Chamar a atenção dos recrutadores é um passo crucial para conseguir se destacar durante uma entrevista de emprego ou processo seletivo. Nesse sentido, o perfil profissional é uma parte fundamental e merece a sua atenção para desenvolvê-lo de forma adequada. 

Ele é descrito logo no início do currículo e conta com características que podem ser o diferencial entre conquistar o emprego dos seus sonhos ou continuar em busca da tão desejada vaga. 

Quer conhecer dicas de como montar o perfil profissional de forma atrativa no currículo? Então, continue a leitura deste post e confira! 

O que é perfil profissional? 

O perfil profissional é o começo do currículo. Nele, devem constar as suas experiências profissionais e principais habilidades, porém, de forma resumida para a leitura do recrutador não ficar maçante. 

Em geral, essa parte do currículo é mais curta, com apenas um parágrafo. Portanto, tenha precaução para não exagerar na hora de preencher essa parte, pois essa atitude pode ser prejudicial. 

Para que serve um perfil profissional? 

Geralmente, o recrutador tem muitos currículos para ler. Para facilitar seu trabalho e conseguir agilizar a contratação, pode ser que ele leia apenas o início do currículo e separe os que mais chamam a atenção. 

O perfil profissional serve exatamente para isso: atrair a concentração da pessoa que está selecionando para que o seu currículo não fique de lado. 

Qual a importância de ter um bom perfil profissional no currículo? 

Como você pode ver, o perfil profissional é importante, pois representa a primeira impressão que o recrutador vai ter de você. Caso não consiga chamar a atenção nesse espaço do currículo, é possível ficar de escanteio. 

Ou seja, ele é o grande diferencial entre ser chamado para uma entrevista de emprego ou ter que continuar na busca pela sua vaga.  

Exemplo de perfil profissional 

Agora que você já sabe o que é, veja um exemplo de perfil profissional em um currículo: 

  • Graduado administração, com fluência em inglês e curso profissionalizante de informática. Capacidade de lidar com mudanças e trabalhar em equipe. Excelente desenvoltura no gerenciamento de tempo, na comunicação e no relacionamento interpessoal. 

Vale ter cuidado e incluir no seu perfil apenas aspectos nos quais você realmente tem bom desempenho. Ainda é válido investir em cursos profissionalizantes para conseguir se destacar. 

Como desenvolver um bom perfil profissional em seu currículo? 

Você viu que o perfil profissional é uma etapa crucial na hora de montar um bom currículo. Para que ele ajude você a se destacar, vale adotar boas práticas que auxiliem a chamar a atenção de quem está fazendo a seleção. 

A seguir, destacamos várias dicas para fazer um bom perfil profissional. Confira! 

Tenha objetividade 

Ficar enrolando na hora de montar o perfil profissional é um dos erros mais cometidos por quem ainda não tem experiência. É necessário ter objetividade e clareza para evitar irritar o recrutador. 

Esse cuidado é relevante porque quem faz a seleção tem muitos currículos para ler. Se você optar por colocar muitas informações irrelevantes, é possível ser descartado, caso outros profissionais sejam mais objetivos que você. 

Por isso, o indicado é elaborar um perfil de um único parágrafo com até 3 linhas, abordando suas principais conquistas, escolaridade, cursos profissionais nos quais se especializou e algumas qualidades. 

Utilize palavras-chave da vaga que está concorrendo 

É essencial que você faça os currículos pensando nas vagas concorridas. Assim, você pode colocar as habilidades e cursos que fez e que são relevantes para o cargo. Esse cuidado vai permitir chamar a atenção dos recrutadores. 

Consequentemente, as chances de passar para a próxima fase do teste seletivo, participar de entrevistas e alcançar a vaga de trabalho aumentam. Portanto, vale adotar essa dica para conseguir fazer um perfil profissional ajustado para o cargo que está buscando. 

Destaque trechos importantes 

Fazer o destaque de trechos importantes para a vaga de trabalho também pode ser uma oportunidade de chamar a atenção das pessoas que estão selecionando os candidatos. Para isso, você pode utilizar trechos em negrito e sublinhados. 

Porém, tenha cuidado para não exagerar, pois isso pode prejudicar a leitura e irritar o recrutador. O ideal é que você aproveite trechos com habilidades importantes para a vaga ou qualificações que destaquem o seu perfil dos demais candidatos. 

Inclua projetos e experiências 

Outra dica importante é incluir projetos e experiências, sendo essa uma excelente forma de valorizar suas habilidades e realizações para assumir uma vaga de emprego. 

Nesse caso, é possível incluir experiências relevantes, tais como projetos realizados durante sua graduação, cursos online que são correlatos à sua área, workshops, trabalhos voluntários e qualquer atividade que possa contribuir para sua imagem. 

Ao incorporar tais informações, você consegue valorizar tanto suas habilidades técnicas quanto as aptidões sociais. Isso faz com que seu perfil se destaque de pessoas com experiências mais genéricas e pouco relevantes para o cargo em questão. 

Faça revisões 

A revisão do perfil profissional é fundamental para evitar erros e o registro de informações equivocadas em seu currículo. Como esse instrumento apresenta ao empregador suas experiências e principais habilidades, é imprescindível que tudo esteja apresentado de maneira clara, coesa e correta. 

Também é importante revisar se o conteúdo está suficientemente persuasivo, destacando suas habilidades e competências para o recrutador. Vale a pena adaptar o currículo para cada vaga para a qual você se candidata, levando em consideração as exigências e qualificações específicas de cada empregador. 

Por fim, vale considerar se o currículo está alinhado com seus objetivos de carreira, transmitindo uma mensagem coerente para quem o recebe. Nesse momento, basta verificar se as informações estão corretas, precisas e alinhadas com seu perfil. 

Ao compreender como fazer um bom perfil profissional, você sai na frente de boa parte da concorrência, elevando suas chances de sucesso na busca por um emprego. Além disso, é válido investir em qualificação profissional para ter ainda mais destaque e elevar a probabilidade de sucesso na carreira. 

Que tal turbinar sua vida profissional? Então, prepare-se para o mercado de trabalho com os cursos profissionalizantes da Microlins!