linkedin

O LinkedIn pode ser muito útil não só para quem está buscando uma boa colocação no mercado de trabalho, mas para quem já está nele e inclusive está estudando para ter uma boa posição!

E essa rede social profissional faz parte da rotina de recrutamento e seleção de talentos de grandes empresas, então todas as pessoas que estejam presentes na rede podem estar sendo analisadas por recrutadores.

Com isso, é evidente que o mercado de trabalho esteja sempre à procura de profissionais capacitados e diferenciados, que saibam usar as ferramentas de maneira positiva e consigam incrementar o currículo.

Pensando nisso, trouxemos hoje algumas dicas para você conseguir aproveitar o LinkedIn da melhor forma possível e ainda garantir vantagens no mercado de trabalho.

Para conferir as dicas e deixar seu currículo profissional e completo com a ajuda do LinkedIn, continue a leitura!

O papel do LinkedIn nos processos seletivos e no mercado de trabalho

O LinkedIn oferece uma plataforma fácil de mexer e muito intuitiva, então fica tranquilo(a) que você não vai precisar sofrer para aproveitar os melhores benefícios dele para aprimorar o seu currículo!

Além disso, o mercado de trabalho está mudando rapidamente, assim como os perfis de usuários da internet e, consequentemente, das redes sociais.

No LinkedIn, é muito comum se deparar com postagens e conteúdos mais voltados para as profissões, com temas mais complexos e mais clareza a respeito do que algum profissional realiza no mercado de trabalho.

É a chance ideal para falar sobre o que você faz, o que você manja e o que você busca!

Dicas para aproveitar o melhor do LinkedIn e fortalecer o currículo

O LinkedIn é excelente para todo mundo, mas para quem quer se destacar com um currículo potente e ficar sempre à frente no mercado de trabalho, ele é indispensável!

Agora vamos às dicas!

Atualize o seu perfil sempre que possível Se a gente não colocasse foto de perfil no nosso Instagram ou Facebook, por exemplo, dificilmente nossos amigos iam achar o perfil certo, não é? Com o LinkedIn é a mesma dinâmica: quem não é visto, não é lembrado!

A frase é clichê, mas é a mais pura verdade na nossa atual realidade e também no atual mercado de trabalho.

E já que o LinkedIn será a rede social para destacarmos as habilidades e competências do currículo, é essencial que possamos mostrar nosso rosto, assim os outros profissionais vão assimilar as habilidades a pessoa.

Além disso, se você iniciou algum estudo diferente ou está fazendo parte de algum projeto, conte para a sua rede de contatos! Explore as opções de postagens e atualize o seu perfil com as suas conquistas recentes.

Aumente sua rede de conexões

Ficar de olho nos profissionais que acompanham seu trabalho e que te inspiram diariamente com as publicações também é imprescindível para quem quer se destacar no mercado de trabalho com a ajuda do LinkedIn.

Afinal, quanto mais conexões você tem, maior vai ficando a sua habilidade de networking, ou seja, de se relacionar com profissionais da área e trocar experiências valiosas, que farão muita diferença no seu currículo.


Deixe suas competências sempre em evidência

Uma das coisas mais legais sobre o LinkedIn é que ele é muito dinâmico e simples de mexer – e isso inclui oferecer espaços no perfil que facilitem a construção de um currículo on-line e digital!

Por isso, uma das dicas mais importantes sobre o uso do LinkedIn é essa: destaque as suas competências no seu perfil e também no seu título.

Dessa forma, conforme você vai interagindo na rede social, a sua maior competência, que deve se relacionar com a sua área de atuação, aparecerá.

Isso ajuda os profissionais a se tornarem autoridades na área de atuação e a estarem mais evidentes em processos seletivos.

Outra dica importante é não se limitar a competências muito técnicas, já que as Soft Skills também são essenciais para um bom desenvolvimento profissional, aprimorando ainda mais o seu currículo.

Esteja aberto(a) a novas oportunidades

O LinkedIn não se limita apenas a permitir compartilhar novas conquistas e novos passos, mas também oferece grandes possibilidades de explorar novas áreas e conhecer outras vertentes da sua profissão!

Seja através da troca com outras pessoas ou divulgando seus trabalhos, no LinkedIn você aperfeiçoa o currículo e também pode aproveitar oportunidades profissionais novas e até estudar mais!

Muitas páginas disponibilizam materiais gratuitos e super completos para que você fortaleça a sua presença digital e ainda adquira mais conhecimentos sobre alguma área.

Não tenha vergonha de falar sobre os seus objetivos profissionais

Essa dica é fundamental, principalmente porque a rede social foi criada com a intenção de fazer parte do mercado de trabalho, seja para contratar ou ser contratado!

Então, invista seu tempo e sua energia falando e demonstrando quais são os seus objetivos profissionais e acadêmicos, pois isso mostra que você se mantém atualizado(a) com as demandas do mercado de trabalho e deseja ter um currículo cada vez mais completo.

O LinkedIn pode te ajudar a conquistar o primeiro emprego e também a mudar de ares, crescendo profissionalmente e explorando o seu próprio currículo.

E para intensificar os seus conhecimentos sobre o tema, disponibilizamos um e-book gratuito sobre LinkedIn para te ajudar no mercado de trabalho. Baixe agora mesmo e aproveite!