entrevista

O que dizer quando, em uma entrevista de emprego, pedem o seguinte: "fale um pouco sobre você"? Para não perder a confiança ou dar uma resposta vaga, é importante se preparar previamente e pensar um pouco mais sobre como responder a essa pergunta de maneira honesta, clara e concisa. 

Impressionar os recrutadores é crucial para que você avance no processo seletivo para a vaga que está disputando. Portanto, vale a pena refletir um pouco sobre as questões que sempre aparecem, para se expressar de maneira confiante. 

Se quer saber como se preparar para esse momento em sua entrevista, continue com a leitura e confira nossas recomendações! 

Por que o entrevistador faz a pergunta: “fale um pouco sobre você”? 

O questionamento sobre as características do candidato é algo bastante comum em entrevistas de emprego. Afinal, por meio de certas perguntas, o entrevistador pode conhecer um pouco mais sobre você e aprofundar nas informações que já estão contidas no currículo. 

Esse tipo de pergunta pode ser utilizado no início da conversa, para quebrar o gelo e ajudar a pessoa a relaxar durante esse processo. Ao compartilhar um pouco mais sobre suas habilidades, esse tópico pode criar uma conexão inicial quanto aos interesses em comum com o entrevistador. 

Tal questionamento também permite avaliar a habilidade de comunicação do candidato. Então, o ideal é que você consiga organizar as ideias e compartilhá-las de maneira clara e concisa. 

Por fim, esse tipo de pergunta permite que o avaliador conheça mais sobre o entrevistado e perceba se ele tem alinhamento cultural em relação à empresa. Então, tenha em mente que, ao compartilhar seus valores, objetivos, realizações e metas, você consegue mostrar um pouco mais sobre suas características únicas. 

O que é importante falar sobre você em uma entrevista de emprego? 

Ao responder à pergunta “Fale um pouco sobre você” em uma entrevista de emprego, é necessário fornecer informações relevantes, que indiquem sua adequação para a posição e destaquem as qualidades pessoais. Aqui, estão algumas dicas sobre o que é importante falar: 

  • breve histórico profissional — inicie falando sobre sua formação acadêmica e cite suas experiências profissionais relevantes. Destaque os cargos anteriores nos quais você obteve sucesso e as habilidades que você desenvolveu ao longo do processo. Foque nos aspectos que são mais importantes para a vaga que está concorrendo; 

  • habilidades e competências — depois, siga para as competências que você possui e que são aplicáveis à função desejada. Isso pode incluir habilidades técnicas (como conhecimentos específicos da área) ou habilidades interpessoais (como capacidade de liderar, de resolver de problemas e de trabalhar em equipe); 

  • realizações — com o devido cuidado, é importante mencionar algumas realizações notáveis ou projetos relevantes com os quais você se envolveu, além de demonstrar a sua capacidade de alcançar resultados; 

  • interesses e valores — compartilhar algumas de suas paixões também permite encontrar pontos de conexão com o avaliador, indicando hobbies, músicas e demais atividades do seu interesse; 

  • objetivos profissionais — finalize sinalizando quais são os seus objetivos de carreira e como a posição em questão se enquadra nos seus planos. Isso indica que você tem um bom planejamento de longo prazo e apresenta um interesse genuíno pela empresa. 

Como responder à pergunta: “fale um pouco sobre você”? 

Entender como responder à pergunta do "fale sobre você" é um ponto importante e que merece atenção durante o seu preparo para o processo seletivo. Para auxiliar na resposta, destacamos algumas dicas a seguir. Confira! 

Fale de suas motivações 

Mostrar que você é uma pessoa extremamente motivada é um bom indicativo, e você pode usá-lo na hora de elaborar uma resposta pronta no "fale sobre você". As empresas estão em busca de profissionais engajados e prontos para os desafios do dia a dia. 

Quando você demonstra que é uma pessoa que se motiva de maneira fácil, isso pode passar a impressão de que será um ótimo colaborador. Com isso, as chances de ser contratado aumentam. 

Obviamente, é crucial se esforçar e investir em qualificações para entrar na vaga e atender às expectativas. Desse modo, você consegue crescer na carreira e construir uma jornada profissional de sucesso. 

Destaque suas habilidades 

Entender os seus pontos fracos e fortes é fundamental e pode ajudar na hora de elaborar um texto pronto para o “fale um pouco sobre você”. Por isso, é primordial investir em autoavaliação. 

Esse cuidado vai permitir que você apresente aos recrutadores as qualificações que tem e que podem agregar valor ao ocupar a vaga que está sendo oferecida. Vale também demonstrar que sempre está em busca de novos conhecimentos. 

Destaque isso na entrevista e, quando possível, estude o cargo para o qual está concorrendo, enfatizando que você está em busca de habilidades complementares, que vão ajudar a desempenhar as tarefas com sucesso. Só não vale passar informações que não são verdadeiras, certo? 

Apresente seus valores 

Apresentar os valores dos quais você não abre mão e relacioná-los com os da empresa também é uma boa forma de responder à pergunta do “fale um pouco sobre você” na hora da entrevista de emprego. 

Afinal, as companhias estão em busca de profissionais que respeitem o que elas acreditam e que possam se encaixar no dia a dia da empresa sem muita dificuldade. Como dito, vale estudar a empresa para relacionar o que ela acredita com os seus valores. 

Com essa mensagem bem elaborada, as chances de se destacar na resposta e se diferenciar dos concorrentes é bem alta. Consequentemente, você fica mais próximo de conseguir a vaga de emprego. 

Destaque as suas ambições 

Por fim, vale também destacar as suas ambições profissionais. De preferência, apresente ao entrevistador uma perspectiva de que você vai se esforçar para crescer dentro da empresa e se tornar um funcionário importante. 

As companhias estão em busca de pessoas que queiram se desenvolver. Por isso, destacar as suas ambições profissionais, relacionando-as com o plano de carreira, é uma excelente alternativa. 

Ao compreender como responder à pergunta “fale um pouco sobre você”, o candidato tem grandes chances de se destacar na entrevista, saindo na frente dos concorrentes. Portanto, vale estudar as nossas dicas e treinar em casa para chegar preparado para essa etapa. Assim, fica mais fácil conseguir a tão sonhada vaga de emprego. 

Gostou do artigo e quer continuar aprendendo sobre como se dar bem em processos seletivos? Então, leia mais conteúdos como este em nosso blog agora mesmo!