performance

Ao longo das últimas décadas, muito se falou de Indústria 4.0 e seus impactos no mercado de trabalho e até na educação. Você já ouviu esse termo, não é? Acontece que as mudanças têm ocorrido muito rápido. Com isso, já nos vemos diante da "sociedade 5.0" e seus desdobramentos, como o perfil de Profissional 5.0! 

Basicamente, estamos falando de um mundo recheado de transformações tecnológicas que surgiram na Indústria 4.0, mas com três elementos-chave que são novidade: o foco no ser humano, na sustentabilidade e na adaptabilidade. 

Ou seja, não se trata mais do que os seres humanos podem fazer com a tecnologia, e sim do que a tecnologia pode fazer pelos seres humanos e pelo planeta, como coloca o pesquisador Dr. Seun Kolade no artigo "Emprego 5.0: o trabalho do futuro e o futuro do trabalho", em tradução livre. 

Com isso, habilidades socioemocionais e o pensamento sustentável ganham protagonismo, inclusive no mundo do trabalho. Continue com a leitura para saber mais sobre esse assunto! 

Entenda o que é o Profissional 5.0 

Para entender o que seria o Profissional 5.0, vamos começar falando sobre essa tal "sociedade 5.0". Ela é uma nova fase na nossa forma de organização social, que parte das inovações das últimas décadas, mas direciona sua atenção para o lugar do ser humano diante delas. 

Essas inovações você já deve conhecer. Algumas das mais relevantes são: Big Data, robôs autônomos, inteligência artificial, impressão 3D, realidade virtual, e por aí vai. Tudo isso trouxe um impacto enorme na Indústria 4.0 e no mundo do trabalho, de modo geral, com uma acentuada digitalização e automatização focada na melhoria de processos. 

Acontece que, atualmente, não podemos mais pensar em eficiência ou em produtividade sem levar em conta outras importantes questões: a relação dos seres humanos com essas tecnologias, a integração do digital com o físico, a sustentabilidade, a inclusão e o bem-estar social. 

Para lidar com todas essas pautas de uma única vez, o mundo do trabalho demanda novas perspectivas, novas relações e, consequentemente, um novo tipo de profissional. Na prática, estamos falando de um conjunto de características que as empresas vão buscar cada vez mais em seus colaboradores. 

Confira as características do Profissional 5.0 

É importante se preparar para desenvolver esse perfil de Profissional 5.0 e se dar bem em entrevistas de emprego ou em outras etapas de um processo seletivo, além de se destacar nas rotinas de trabalho. Veja só algumas delas! 

Alta familiaridade digital 

Profissionais 5.0 devem ser proficientes em tecnologias digitais, incluindo ferramentas de análise de dados, automação e outras tecnologias emergentes. Além disso, como há a tendência definitiva de trabalho remoto em muitas ocupações, também é fundamental saber usar recursos de comunicação virtual. 

Muitas pessoas já têm essa familiaridade por conta do próprio uso de tecnologias no dia a dia. No entanto, essas habilidades sempre podem ser aprimoradas por meio de cursos profissionalizantes. 

Adaptabilidade e pensamento criativo 

Os profissionais 5.0 precisam ser altamente adaptáveis a ambientes em constante mudança, ajustando-se rapidamente a novas tecnologias, tendências de mercado e mudanças nas demandas do trabalho. Essas são habilidades comportamentais muito procuradas atualmente: as famosas soft skills. 

No mesmo sentido está a capacidade de pensar de forma criativa e abordar problemas complexos com soluções inovadoras, o que é fundamental para enxergar novos caminhos e ter mais adaptabilidade frente a cenários desafiadores. 

Inteligência emocional e empatia 

Outra soft skill muito necessária é a capacidade de relacionamento interpessoal, que exige inteligência emocional e empatia, assuntos que certamente aparecem nos cursos em alta para se desenvolver pessoal e profissionalmente. Isso envolve a capacidade de se comunicar efetivamente, colaborar e entender as emoções e necessidades dos outros. 

Pensamento global e sustentável 

Profissionais 5.0 devem ser orientados para uma perspectiva global, isto é, precisam conseguir pensar nos impactos amplos de cada atividade. Por causa disso, são mais conscientes das questões ambientais e sociais. Eles consideraram as repercussões de suas ações no mundo e buscam soluções sustentáveis em suas atuações. 

Aprendizado contínuo e perfil autodidata 

Por fim, você deve saber que uma das perguntas mais comuns na entrevista de emprego é onde você se vê daqui a 5 ou 10 anos. As empresas sempre buscam por colaboradores que tenham visão de futuro, que não desejam um simples "emprego", mas sim a construção de uma carreira. 

Esses profissionais também têm uma disposição constante para aprender e se desenvolver. Isso fica ainda mais evidente no perfil do Profissional 5.0, que busca conhecimento ativamente, muitas vezes estudando em casa com fontes de aprendizado online e recursos autodidatas. 

Saiba as vantagens dos Profissionais 5.0 para as empresas 

Agora que você sabe quais são as habilidades indispensáveis do profissional 5.0, viu que tudo tem a ver com a adaptação do mundo do trabalho a essa nova fase da sociedade, certo? Então, em primeiro lugar, podemos dizer que a vantagem para uma empresa está em acompanhar as mudanças e se manter competitiva. 

Porém, mais que uma necessidade de mercado, as empresas têm buscado esse novo perfil de profissional porque ele se alinha melhor às demandas e desafios de hoje. Com isso, há impactos muito positivos nos processos de trabalho, incluindo: 

  • maior adaptabilidade às rápidas mudanças no ambiente de negócios; 

  • geração de ideias e soluções inovadores, que podem destacar a empresa; 

  • resolução mais criativa de problemas; 

  • uso eficiente de tecnologias digitais; 

  • resposta rápida a novas oportunidades; 

  • melhora da responsabilidade socioambiental da empresa. 

Conheça o curso de Profissional 5.0 da Microlins 

Sabia que a Microlins tem um curso online gratuito para ajudar você a desenvolver o perfil de um profissional 5.0? Acredite se quiser: em apenas 8 aulas e sem mexer no seu bolso, você pode ter uma visão geral desse perfil que está com tudo no mercado. 

No curso de Profissional 5.0, entrevistamos o Carlos Vilas Boas, que é um profissional de comunicação cheio de dicas valiosas sobre as habilidades que você precisa desenvolver para se destacar no mercado daqui pra frente. 

O resultado é um curso que pode mudar sua vida profissional! Ah, e você pode assistir às videoaulas ou conferir o conteúdo em podcast, se preferir. 

Dá uma olhada no que você vai aprender: 

  • Módulo 1 — Mercado de trabalho: o mapa da mina; 

  • Módulo 2 — Como se apresentar: currículo, entrevistas e network; 

  • Módulo 3 — Soft skills e o novo mercado de trabalho; 

  • Módulo 4 — Redes sociais: como explorar do jeito certo; 

  • Módulo 5 — Gestão do tempo: conciliando trabalho, família, amigos e estudo; 

  • Módulo 6 — Voluntariado versus experiência: quem ajuda, ganha; 

  • Módulo 7 — Oportunidades: planejando a carreira e o futuro; 

  • Módulo 8 — Futuro: o que é preciso saber e como se preparar. 

 

E o melhor é que ele fornece certificado, viu? Assim, você também já pode incrementar seu currículo e ter mais chances de conseguir um bom emprego, mesmo antes da faculdade. 

Se você tinha dúvida de qual seria o perfil Profissional 5.0, agora já sabe que o mercado busca por talentos cada vez mais dinâmicos, com habilidades socioemocionais e consciência socioambiental, além de atentos à transformação digital. E os cursos da Microlins são ótimos pontos de partida para construir um perfil competitivo! 

Então, não perca tempo e confira mais sobre o nosso curso de Profissional 5.0!