gratuito

Você está à procura de um emprego, vem mandando muitos currículos ou tem aquele bem guardadinho para usar quando surge uma oportunidade? Então, que tal melhorar as suas chances de alavancar a carreira, investindo em alguns cursos gratuitos para colocar no currículo? Esse tipo de iniciativa tende a destacá-lo nos processos seletivos em meio a tantos candidatos que também estão em busca de uma posição. 

Afinal, nem todo mundo conhece os "bastidores" de um setor de Recursos Humanos (RH), mas, em muitos casos, os recrutadores não contatam alguns profissionais apenas porque o currículo não é suficientemente atrativo. E aí? Vamos evitar esse tipo de situação? 

Neste post, separamos algumas dicas incríveis para tornar o seu currículo mais interessante e, inclusive, elencamos alguns cursos que podem dar aquele upgrade valioso na sua candidatura. Topa vir com a gente nessa?! Continue a leitura! 

Onde buscar cursos gratuitos para colocar no currículo? 

Inicialmente, é preciso ter em mente que existem inúmeros caminhos que você pode trilhar em busca de cursos profissionalizantes que o destacarão — em termos de qualificação — perante os demais candidatos a uma vaga em aberto e, claro, que também melhorarão a sua carta de apresentação. Recorrer à Internet para procurar cursos online gratuitos para colocar no currículo, por exemplo, é uma excelente pedida. 

Na mesma pegada, outras medidas super válidas envolvem consultar as principais Instituições de Ensino (IEs) do país e pedir indicações aos amigos. Afinal, o seu objetivo não é "encher linguiça", acumulando diversos certificados que, na verdade, não dão match com as ofertas atuais do mercado de trabalho, né?! 

A gente sabe que o propósito de quem busca uma colocação profissional promissora é investir em alternativas que realmente vão fazer a diferença. Aliás, isso é decisivo para ter um currículo incrível e que chame a atenção dos recrutadores, instigando-os a convidarem o candidato para participar do processo de recrutamento e seleção (R&S). 

Inclusive, é por isso que você precisa se dedicar a causar uma "primeira impressão" positiva. Você não concorda que, a partir do convite para a seleção, fica muito mais fácil mostrar todo o seu potencial? Pois é! 

Ainda nesse sentido, é necessário ressaltar que a formatação do seu currículo também é um fator de peso no momento em que o responsável pelo R&S de uma empresa está fazendo aquela análise inicial do profissional que pleiteia a vaga. Aí, a nossa dica de ouro é: seja objetivo, não seja repetitivo, tenha extremo cuidado com eventuais erros de português e elenque informações coerentes. 

Quais são os melhores cursos gratuitos para colocar no currículo? 

Agora que você já sabe onde encontrar os melhores cursos profissionalizantes — e a importância de investir em alternativas que façam sentido em relação às demandas do mercado de trabalho atual e que sejam disponibilizadas por IEs renomadas —, que tal descobrir quais são as opções mais válidas para quem quer diferenciar o próprio currículo? 

A gente trouxe uma lista incrível que vai ajudá-lo nessa empreitada! Vamos conferir?! 

Cursos rápidos e de curta duração 

Um dos tipos de cursos profissionalizantes existentes são modalidades rápidas e de curta duração. Via de regra, por meio deles, você tem a oportunidade de desenvolver habilidades que serão úteis para o dia a dia de trabalho, também se preparando para iniciar a sua trajetória profissional. 

Os campos de atuação abrangidos são os mais diversos: há opções ligadas ao marketing pessoal, à oratória e até alternativas mais específicas, voltadas para o nicho profissional no qual o estudante almeja se inserir. Portanto, antes de dar o primeiro passo, o mais indicado é descobrir com quais áreas você mais se identifica. 

Outra recomendação igualmente importante diz respeito à necessidade de trabalhar competências sociais fundamentais, visando a evoluir na carreira. Até porque, hoje em dia, as empresas não selecionam os seus talentos exclusivamente com base nas hard skills — ou capacitações técnicas —, mas também consideram as soft skills — que têm mais a ver com o comportamento. 

Aliás, estamos falando de um cuidado que pode ajudá-lo (e muito!) na hora de tornar o seu currículo mais completo, viu?! A sugestão é válida até para os profissionais que precisam conciliar o seu processo de qualificação com outras obrigações, como um emprego formal em horário integral. 

Esse é o seu caso? Então, vale a pena dar preferência a cursos online, que têm a flexibilidade como o principal diferencial. O site da Microlins é uma ótima pedida nesse sentido e conta até com opções gratuitas. Vale muito a pena dar uma olhada! 

Cursos voltados ao domínio de outros idiomas 

Investir em cursos de idiomas oferece uma série de benefícios significativos, tanto pessoais quanto profissionais. Além disso, mirar na própria "globalização" é pensar no futuro e se preparar para as demandas que a vida profissional apresenta atualmente. 

O mínimo que o mercado de trabalho exige hoje é a Língua Inglesa, mas a fluência em outras é extremamente bem-vinda — e tende a destacar você diante de outros candidatos. Também é possível encontrar diversas opções nas modalidades presencial e online. Essa última, vale reforçar, torna viável estudar em casa e nos horários mais convenientes para a sua rotina. 

Embora aprender uma nova língua demande tempo e esforço consistentes, é essencial lembrar que os benefícios a longo prazo são muitos e podem ajudar você a elevar a sua empregabilidade. A propósito, outro ponto a ressaltar é que o aprendizado de novos idiomas representa uma habilidade valiosa e que, com certeza, enriquecerá a sua vida de muitas maneiras. 

Participação em eventos com possibilidade de adquirir novos aprendizados 

Ainda que não estejamos tratando agora necessariamente de um curso, outra possibilidade gratuita — e que merece a menção — de adquirir novos aprendizados são os eventos que oferecem um certificado de participação. Acredite: garantir presença é uma ótima oportunidade de networking, e os novos conhecimentos acrescentam valor àquilo que já foi aprendido nos cursos profissionalizantes que você fez. 

Se você estiver cursando uma graduação, por exemplo, é bem possível que a Instituição de Ensino Superior (IES) promova eventos e exija que você participe. Normalmente, esse tipo de programação inclui estágios complementares, palestras importantes para a área de estudo, exposições, ações culturais etc. 

Estar aberto a participar dessas iniciativas vai possibilitar o seu contato com um conteúdo diverso e que pode se tornar um "plus" para a sua formação. Portanto, a nossa sugestão é: não perca nenhuma oportunidade! 

Ainda nesse sentido, mais uma opção interessante é o voluntariado. A ação proporciona muito conhecimento e auxilia no desenvolvimento de habilidades altamente valorizadas pelas empresas principalmente em relação ao trabalho em equipe, uma skill essencial atualmente. 

Como escolher os melhores cursos gratuitos para colocar no currículo? 

A escolha de boas opções de cursos é essencial para elaborar um currículo coerente e que demonstre o domínio de habilidades relevantes na sua área de atuação. Além disso, é fundamental destacar que as alternativas selecionadas devem apresentar um nível adequado de aprendizado, bem como o reconhecimento da Instituição de Ensino pelo MEC (Ministério da Educação). 

Portanto, inicialmente, considere os cursos que são mais interessantes para o seu campo de trabalho. No momento de decisão, tenha em mente que eles devem colaborar para o ganho de competências e de conhecimentos aplicáveis à função que você deseja exercer. 

Outro fator-chave na seleção dos cursos gratuitos para colocar no currículo envolve avaliar a qualidade da IE. Afinal, é determinante optar por instituições que já contam com uma ampla experiência na formação de novos profissionais. 

Por fim, também vale a pena checar qual é o conteúdo programático disponibilizado. A iniciativa tem como intuito compreender quais tópicos serão trabalhados ao longo das aulas. 

Lembre-se de que o seu tempo e o seu esforço devem ser fortemente empregados durante o estudo. Então, é imprescindível fazer uma análise bem criteriosa antes de iniciar vários cursos (gratuitos ou não), já que é preciso "fugir" de maus hábitos, como não os concluir ou não os aproveitar devidamente.  

Conheça os cursos gratuitos online da Microlins 

A Microlins conta com uma série de cursos online gratuitos que vão te ajudar a aumentar o seu nível de conhecimentos e, claro, a começar a trilhar uma jornada profissional de sucesso. Inclusive, por meio deles, você conseguirá preencher o seu currículo, tornando-o atrativo, e se destacar perante concorrentes que estão buscando uma posição na sua área de atuação. 

As possibilidades são diversas. Há opções para você aprender a trabalhar em equipe, a exercer o papel de liderança, a vender as suas ideias, a praticar o atendimento ao público com excelência e muito mais. Assim, torna-se viável se qualificar verdadeiramente para o dia a dia de trabalho. 

Em geral, as alternativas disponíveis são de curta duração e, ao final, geram certificados profissionais que são válidos em todo o território nacional. Ou seja, trata-se de uma ótima oportunidade para alavancar a sua carreira e alcançar boas colocações no mercado de trabalho atual. 

Como vimos, a adoção de alguns cuidados é, sim, essencial na hora de escolher os melhores cursos gratuitos para colocar no currículo. Nesse sentido, a Microlins ganha destaque, pois conta com opções gratuitas e pagas, nas modalidades online e presencial, para que você dê o próximo passo na sua carreira, adquirindo mais conhecimentos e se transformando em um profissional disputado pelos recrutadores. 

E aí? Quer descobrir como dar um grande salto na sua carreira? Então, confira agora os cursos gratuitos online da Microlins e comece a sua qualificação com o pé direito!