curriculo

A habilidade para currículo deve ser colocada de modo claro, capaz de destacar você dos outros concorrentes a uma vaga de emprego. Ou seja, precisa descrever características que vão somar a uma empresa, trazendo mais resultados e reconhecimento para o profissional. 

Neste exato momento, talvez você esteja se perguntando: quais habilidades para colocar no currículo são essas? Ao longo da leitura, vamos explicar de maneira simples e prática como se deve preencher essa parte do currículo, de modo a aumentar as suas chances de contratação. Confira! 

O que são habilidades para currículo? 

Do que você é capaz e como isso pode ser aproveitado em uma empresa? Isto corresponde às suas habilidades. Geralmente, a cada nova experiência profissional, mais se aprende em termos de conhecimentos e meios de colocá-los em prática em uma companhia. 

Quem busca o primeiro emprego também pode ter habilidades e competências para colocar no currículo, por mais que não tenha trabalhado antes. Em outras palavras, as aptidões técnicas de um candidato correspondem às suas habilidades, que podem consistir, por exemplo: 

  • no domínio de um idioma; 

  • no conhecimento sobre uma ou mais linguagens de programação; 

  • cursos profissionalizantes, técnicos ou superiores. 

Qual a importância de destacar a habilidade para currículo? 

Nunca se esqueça de que muitas outras pessoas vão disputar uma vaga com você, independentemente da empresa. Para o recrutador enxergar valor em seu currículo, destacar com clareza as suas habilidades é de extrema importância. 

Em vez de descartar aquele currículo, o recrutador vai optar por prosseguir o processo seletivo com ele e te chamar para a entrevista. Além disso, destacar o que se tem de bom vem também de um autoconhecimento, sabia? 

Em outras palavras, quando você sabe onde quer chegar, fica mais fácil enfatizar os pontos em que tem domínio, seja um idioma, uma ferramenta ou linguagem de programação, por exemplo. 

O que são e quais as soft skills? 

Soft skills são habilidades pessoais e interpessoais, envolvendo aspectos de comportamento, emoções e sociais de uma pessoa. Não entendeu ainda? 

Falando de outra forma, estamos nos referindo a interações humanas, bem como a capacidade de se relacionar de modo efetivo com outros indivíduos — no nosso caso, com os colegas de trabalho. A seguir, vamos mostrar algumas soft skills que você pode colocar no currículo! 

Comunicação 

A comunicação é a habilidade de se expressar de forma clara e eficaz, tanto na fala quanto na escrita. Além disso, consiste em ouvir os outros ativamente, buscando obter aprendizado e feedbacks, por exemplo. 

Trabalho em equipe 

Esta talvez seja a soft skill mais importante de todas! Compartilhar responsabilidades, respeitar opiniões divergentes e contribuir com o alcance de metas coletivas são algumas das principais atribuições de quem tem a habilidade de trabalhar em equipe. 

Flexibilidade 

Pessoas flexíveis têm a disposição de se adaptar a novas situações, seja na empresa ou na vida. Na vida profissional, sempre podem ocorrer mudanças de plano e de ambientes de trabalho, sendo importante demonstrar abertura, de modo a aprender e crescer. 

Resiliência 

Pessoas resilientes são capazes de lidar com a pressão, o estresse e as adversidades existentes no ambiente de trabalho. Nesse sentido, elas se mantêm positivas, não somente superando obstáculos, mas também sendo flexíveis e se adaptando às mudanças que podem ocorrer. 

Gestão do tempo 

Em uma empresa, as pessoas precisam cumprir prazos. Isso implica em estabelecer quais atividades são prioridades e o que pode ser feito em outro momento. O profissional que conquista essa soft skill tem grandes chances de ingressar, se consolidar e crescer no mercado. 

O que são e quais as hard skills? 

Já as hard skills são as habilidades técnicas e específicas que podem ser medidas, ensinadas e aprendidas por meio de treinamento, educação formal ou experiência prática. Em comparação com as soft skills, elas são mais concretas e objetivas. A seguir, confira algumas das principais hard skills! 

Conhecimento técnico 

É o conhecimento especializado em uma área, como Programação, Engenharia, Contabilidade, Medicina e Direito. 

Proficiência em software 

Esta é uma hard skill muito comum. Há algum tempo, as pessoas que sabiam datilografar eram bastante requisitadas no mercado de trabalho. Hoje, contudo, pede-se o conhecimento em ferramentas como Excel, Photoshop e sistemas de gestão ERP. 

Fluência em idiomas 

Dominar inglês e espanhol, por exemplo, é considerada uma hard skill. Quem tem fluência em algum idioma não apenas fala aquela língua, mas também a escreve, podendo servir para os mais variados fins no mercado de trabalho. 

Competências de programação 

Quem domina uma linguagem de programação específica está propenso a desenvolver vários tipos de aplicações. Podemos citar softwares, sites na web e aplicativos customizados para aparelhos móveis. Algumas linguagens que podem ser requisitadas por um recrutador são o Python, Java, C++ e HTML. 

Habilidades analíticas 

Com a crescente necessidade de as empresas transformarem seus dados em conhecimento, habilidades analíticas têm sido muito procuradas pelo mercado. 

Na prática, essas hard skills analíticas consistem em saber coletar, interpretar e analisar registros, de modo que se tomem decisões embasadas e capazes de fazer um negócio ter resultados. 

Quais os exemplos de habilidades para colocar no currículo? 

As soft e hard skills citadas são apenas uma entre inúmeras habilidades. Vamos agora imaginar alguém que concluiu o ensino médio há pouco tempo e deseja uma carreira na área de tecnologia. Alguns exemplos que podem ser inseridos ao desenvolver seu currículo são os seguintes. 

Hard skills 

  • Conhecimento em informática incluindo operação de computadores, uso de sistemas operacionais e navegação na internet; 

  • Noções de programação e redes de computadores — incluindo protocolos de comunicação e conceitos de segurança da informação. 

Soft skills 

  • Aprendizado rápido — disposição para aprender novas tecnologias e conceitos, bem como se adaptar a mudanças rápidas; 

  • Resolução de problemas — capacidade de identificar e resolver problemas técnicos de forma eficaz e proativa. 

A habilidade para currículo, como vimos, consiste em descrever suas hard e soft skills, que são, respectivamente, habilidades técnicas e comportamentais. O profissional que sabe conciliar ambos têm grandes chances de ingressar no mercado e dele não vai sair, contando com as oportunidades futuras de crescimento.