:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

30 de agosto de 2018 • 12h19 • atualizada 30 de agosto de 2018
Como se preparar para o TOEFL?

Como se preparar para o TOEFL?

Inglês

Para quem deseja estudar ou trabalhar no exterior, ou até simplesmente provar o nível de proficiência no inglês, é preciso fazer exames como o TOEFL. Essa sigla significa Test of English as a Foreign Language, ou seja, “teste de inglês como língua estrangeira”. Além de ser reconhecido mundialmente, a prova certifica o conhecimento que o candidato tem em outro idioma, podendo abrir diversas oportunidades para quem possui essa certificação.

Apesar de não ser a prova mais fácil do mundo, é possível obter bons resultados se houver a preparação correta. Hoje trouxemos algumas dicas de como se preparar para o exame que pode ser decisivo na sua vida acadêmica e profissional. Confira:

Crie um cronograma de estudos

O TOEFL, assim como outras provas importantes, possui inúmeros conteúdos que são cobrados. É loucura querer estudar todos os assuntos de última hora, o que torna essencial montar um cronograma de estudos. Dessa forma, é possível garantir o sucesso de estudo de todas as matérias e ainda assim não se desesperar tentando arranjar tempo para estudar tudo. Separe os principais temas abordados, defina os tempos de estudo e organize o cronograma de forma realista e objetiva.

Conheça a estrutura da prova

É fundamental entender qual é a estrutura do TOEFL, quais são as exigências e quanto tempo é necessário para responder todas as questões. Entender os desafios e facilidades da prova é importante para se preparar.

O TOEFL se divide em quatro principais eixos: reading, listening, speaking e writing. A pontuação da prova é de 120 pontos totais, sendo que cada etapa vale 30. Procure as principais abordagens dentro dos eixos e estude-as. Além disso, esteja preparado para encarar as 4 horas de prova.  

Treine para todas as exigências da prova

Após entender qual é a estrutura da prova, é preciso começar a estudar. Não adianta se dedicar inteiramente a apenas uma parte do exame e deixar o restante de lado. Um bom resultado exige que todas as áreas sejam exploradas uniformemente. Leia, escreva, ouça e fale muito. Não precisa necessariamente se debruçar sobre os livros de gramática: é possível estudar de maneiras alternativas, com filmes, podcasts, diferentes gêneros literários e até mesmo conversando com os amigos. Não há regras para estudar, contanto que agregue valor ao seu aprendizado.

Faça simulados

Diversos sites disponibilizam simulados para treinar para a prova. Quanto maior a prática, maiores são as chances de um bom resultado. A maior dificuldade de quem faz a prova é ter de lidar com os diferentes tipos de questões no tempo disponível. Além de treinar a velocidade de resolução do TOEFL, é possível se ambientar com os tipos de conteúdos e questões abordadas.

O TOEFL é uma das provas de proficiência em inglês com maior reconhecimento mundial. Para quem sonha em arrumar as malas e construir um futuro no exterior, esse é um dos passos essenciais a serem seguidos.

Lembre-se de que não há como reprovar no TOEFL, já que a prova é aplicada apenas para medir o nível de conhecimento da língua, então não tenha medo de realizá-la.  O tempo que demora para aprender inglês é totalmente compensado com os benefícios que a língua pode acrescentar à sua vida. Esteja atento para não tomar atitudes que possam atrasar o seu aprendizado e prepare-se para um futuro de sucesso.  

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo! Estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu