perfil

Um bom perfil profissional é a ponte que separa você de um primeiro emprego ou mudança de empresa. Logo, a descrição deve ser capaz de mostrar não somente o quão alguém é habilidoso, mas também a capacidade do profissional em agregar valor à empresa e contribuir com o seu crescimento. 

Para fazer um perfil profissional completo, é preciso seguir alguns passos, e este é justamente o objetivo do artigo! Ao longo dele, vamos explicar vários pontos, dando dicas para fazer uma descrição daquilo que você tem de melhor e impressionar o recrutador. Continue lendo até o final e saiba mais! 

O que é perfil profissional? 

O perfil profissional nada mais é do que um resumo de suas habilidades, experiências e qualificações relevantes para um determinado cargo ou área de trabalho. Normalmente, é colocado no início do currículo, logo após as informações de contato. 

Para que serve? 

O perfil profissional serve como uma breve introdução ao currículo, visando destacar os principais aspectos que tornam você um candidato adequado para uma vaga específica. Além disso, é usado para chamar a atenção do recrutador, de modo que ele tenha o interesse de conferir o currículo até o final. 

Qual a importância? 

Ao escrever seu perfil profissional da forma correta, você deve destacar suas habilidades e experiências de maior relevância. Além disso, o perfil é importante para mostrar o valor que você pode agregar àquela empresa, mostrando de maneira clara e precisa o quão diferenciado você pode ser dos outros candidatos. 

À medida que você busca emprego em diferentes áreas ou cargos, o perfil profissional pode ser adaptado para se adequar a cada oportunidade. 

O que um perfil profissional deve ter? 

O perfil profissional deve ser escrito de forma sucinta, em um ou dois parágrafos, no máximo. A seguir, veja as principais informações que não podem faltar no seu perfil! 

Título profissional 

Comece com um título que indique claramente sua área de atuação ou cargo que está buscando. Exemplo de perfil profissional: “Estudante de 18 anos buscando oportunidades em programação” é uma forma de deixar claro para o recrutador qual é o seu objetivo. 

Resumo de habilidades 

Destaque suas principais habilidades e competências relevantes para a área ou cargo pretendido. Isso pode incluir habilidades técnicas (como conhecimento em softwares específicos) e habilidades interpessoais, o que inclui: 

  • trabalho em equipe; 

  • comunicação eficaz; 

  • capacidade de resolver problemas. 

Objetivo na carreira 

Você pode incluir também uma breve declaração sobre seus objetivos na profissão a longo prazo, sendo uma forma de mostrar ao recrutador sobre suas ambições e direcionamento profissional. 

Quais os tipos de perfis profissionais? 

Um dos tipos de perfil profissional é o líder. Este é caracterizado pela capacidade de tomar decisões, motivar equipes e definir metas. Em geral, as pessoas que têm esse perfil tendem a ser proativas, orientadas para resultados, bem como demonstram habilidades de comunicação eficazes. 

Outro tipo de perfil é o analítico. Este é voltado para a resolução de problemas e análises de dados. Essas pessoas são hábeis em coletar informações, analisar de forma lógica e tomar decisões embasadas em fatos. Além disso, o profissional analítico tende a ser organizado, detalhista, com habilidades em interpretação de dados e estatísticas. 

Outros perfis profissionais existentes são: 

  • criativo — costuma ser original e tem capacidade de pensar de forma inovadora; 

  • comunicador — tem habilidades excepcionais de comunicação verbal e escrita, com capacidade de se expressar de forma clara, persuasiva e eficaz; 

  • empreendedor — perfil voltado para aqueles que têm uma mentalidade de negócios, além de serem criativos, corajosos e assumirem riscos calculados; 

  • colaborador — consegue trabalhar bem em equipe, cooperar com os outros e contribuir para o sucesso coletivo; 

  • especialista técnico — é um perfil focado em habilidades técnicas e conhecimentos em um campo específico. Além disso, os profissionais costumam estar sempre atualizados. 

Como descrever o perfil profissional? 

Você se autoconhece? É importante fazer uma reflexão sobre si, de modo a identificar suas habilidades, experiências e características de maior relevância. Descobrir os seus principais pontos fortes é de suma importância na elaboração de um perfil profissional impactante. Veja mais dicas a seguir! 

Seja um candidato conciso 

Ao escrever a parte do currículo que equivale ao perfil profissional, use frases curtas e claras, ajudando a destacar aquilo que você tem de melhor. Evite a todo custo informações desnecessárias, que não vão agregar na experiência de leitura do recrutador. 

Utilize exemplos concretos 

Para dar mais credibilidade à sua descrição, utilize exemplos concretos na hora de ilustrar suas habilidades e conquistas. Por exemplo, em vez de dizer “tenho habilidades de liderança”, você pode ressaltar “liderava uma equipe de 10 pessoas em um projeto complexo, resultando na entrega bem-sucedida dentro do prazo e do orçamento”. 

Por mais que essa descrição seja extensa, ela é clara e específica sobre o quão esse profissional pode contribuir para o sucesso da empresa. 

Adapte-se à vaga 

Ao descrever seu perfil profissional, adapte-se às exigências e requisitos da vaga em questão. Por isso, leia atentamente a descrição do cargo, identificando as habilidades e competências mais valorizadas pela empresa. 

Pratique a honestidade 

Jamais exagere na hora de colocar suas habilidades e experiências. O mais importante é ser uma pessoa realista e autêntica, de modo que, se você não se encaixa em uma vaga específica, fazer cursos no futuro pode aumentar suas chances de contratação e valorização no mercado. 

Revise e personalize 

Com o perfil profissional pronto, é preciso fazer o procedimento mais importante de todos, que é a revisão! Erros gramaticais ou de digitação sempre podem existir, além de algum ponto que não esteja alinhado ao perfil da empresa. Ou seja, ao mesmo tempo em que você revisa, personalize de acordo com a vaga, pois isso tende a aumentar suas chances de se destacar. 

Um bom perfil profissional deve ser sucinto e destacar os seus pontos fortes. Portanto, é uma excelente maneira de mostrar aos recrutadores que você é bom e tem capacidade para preencher uma vaga de emprego específica, de modo a ganhar bem e se destacar no mercado de trabalho. 

Descubra o seu talento e se prepare para o mercado de trabalho. Faça agora mesmo o Teste de Perfil Profissional!