10 perguntas e respostas para a entrevista de emprego

As entrevistas de emprego sempre apresentam características parecidas, por mais que sejam para áreas distintas. Um processo seletivo é marcado por várias etapas, no geral ele começa com uma entrevista, após isso, os selecionados passam para uma dinâmica e no fim, uma entrevista com o gestor da área.

A primeira etapa é similar para qualquer área, por isso, muitas perguntas se repetem nesse processo. Separamos 15 perguntas e respostas para você que irá fazer uma entrevista nos próximos dias se preparar e conseguir mostrar confiança na sua fala para os recrutadores. Confira.  

  1. Como você ficou sabendo da vaga?

Nesta pergunta os recrutadores querem saber onde você achou a vaga, seja pelas redes sociais, por sites de recrutamento ou então se foi indicação de alguém que já trabalha na empresa. O principal objetivo é saber qual plataforma está entregando mais vagas para os candidatos. 

  1. 2.               Conte mais sobre você.

Fale um pouco sobre suas realizações, seus hobbies e projetos profissionais. Seja didático, o recrutador quer conhecer um pouco mais sobre você e as coisas que você gosta de fazer, mas não seja prolixo, por isso, treine antes em casa, assim na hora fica mais fácil de responder.   

  1. 3.               Você pode resumir o seu currículo?

O objetivo do recrutador com essa pergunta é saber se você realmente sabe tudo o que está no seu currículo e se você consegue resumir as suas atividades. Vale lembrar que ele não quer que você descreva o currículo por completo, mas sim a formação acadêmica e as recentes experiências do mercado.

  1. 4.               Por que deseja trabalhar aqui?

Pode parecer uma pergunta simples, mas é muito importante o que você responde, afinal, eles realmente querem saber o porquê você deseja o trabalho. A resposta pode ser “eu sempre admirei esta empresa pelos seus valores” ou “acredito que a empresa possa crescer junto comigo e eu junto com a empresa”. É importante ressaltar a sua vontade de trabalhar e contribuir para o desenvolvimento da instituição. 

  1. 5.               Você conhece a nossa empresa?

Sempre faça a lição de casa, antes de qualquer entrevista pesquise tudo sobre a instituição, é interessante que você saiba o que a organização faz e em que segmento ela atua. Use a abuse das redes sociais, desta forma você conseguirá mostrar o quanto está alinhado com a empresa.

  1. 6.               Qual a sua qualidade?

Seja sincero, qual a sua maior qualidade? Essa pergunta é clássica, já vá se preparando, caso não saiba pergunte aos seus pais ou amigos, eles serão sinceros com você.

  1. 7.               Qual o seu defeito?

A mesma questão da pergunta acima, ninguém é perfeito, todo tem defeitos, e saber o seu é mostrar autoconhecimento, é isso que o recrutador está buscando, alguém que se conheça.  

  1. 8.               Onde você se vê daqui a 5 anos?

Seja honesto, o que você está planejando para a sua vida profissional? Pretende mudar de país? Fazer uma nova faculdade? Tudo isso é importante na hora resposta. O futuro é incerto mas é importante se planejar. 

  1. 9.               Qual situação que você passou que precisou exercer liderança?

Você já deve ter passado por alguma situação em que te colocaram como líder, seja na vida escolar ou na profissional. É esta situação que o recrutador quer saber, como você lidou com isso, conseguiu ser um bom líder? Apresente as suas melhores habilidades de liderança e mostre que está disposto a aprender.

  1. 10.            Você tem alguma pergunta?

Sempre ao final da entrevista o recrutador questiona se você tem alguma pergunta, se caso alguma informação não tenha sido clara ou você tenha dúvidas sobre algo que não foi mencionado, pergunte, o recrutador está ali para que todas as dúvidas sejam sanadas.

Você sabia que a Microlins é a maior empresa de cursos profissionalizantes do Brasil? Pois é, já são mais de 4 milhões de alunos formados, quer fazer dessa rede parte da sua vida e se destacar ainda mais no mercado profissional? Conheça nossos cursos e junte-se a nós.