Como o Metaverso pode impactar a forma que trabalhamos?

Trabalhar e estudar de casa é uma prática que tem se tornado cada vez mais frequente, a pandemia impulsionou muitas empresas e escolas a adotarem um novo método de estar presente sem ser presencialmente. O home office ficou muito popular e transformou as dinâmicas corporativas. 

O avanço tecnológico impulsionou o meio comunicacional das redes, a maneira que compramos algo na internet e assim chegou o metaverso. A promessa é que ele seja uma revolução para o mercado de trabalho.   

 

O que é o metaverso?

Antes de mostrar como essa revolução pode acontecer, iremos explicar o que é o metaverso. É uma espécie de mundo alternativo digital, que simula a realidade por meio de uma experiência virtual. As pessoas podem interagir umas com as outras, participar de conferências, desfiles de moda, reuniões de trabalho e eventos esportivos online. À medida que o metaverso cresce e se desenvolve, as possibilidades vão se tornando inimagináveis, uma tecnologia que simula 100% o mundo real, mas de forma digital. 

 

O metaverso e as mudanças do mercado 

O Mark Zuckerberg apostou no futuro da internet com o metaverso, mudou o nome de Facebook para Meta, e mostrou em um vídeo como é possível viver novas experiências com computadores ou smartphones, um plano grandioso de teletransporte instantâneo com holograma, exibindo como é possível estar em vários lugares sem ter que se deslocar. Em fase de teste, funcionários vestem óculos de realidade virtual e se veem transportados para salas de reuniões. É difícil imaginar que isso um dia possa se tornar 100% real, mas segundo um estudo realizado pela PwC, em menos de 10 anos a realidade virtual será usada em pelo menos 23 milhões de empregos em todo o mundo. 

 

Como será a vida dos trabalhadores?

Acredita-se que, assim como o home office mudou a vida de muita gente que passava horas no trânsito para chegar ao trabalho, o metaverso tem como benefício a comodidade, não havendo necessidade de deslocamentos, mas todos poderão estar no mesmo ambiente virtual. No entanto, existe uma preocupação, essa nova tecnologia pode levar ao trabalhador o esgotamento digital, por passar muito tempo imerso em mundos virtuais, esse empecilho deverá ser bem analisado e solucionado pelas empresas.

 

Este projeto também tem suas complicações, não é barato e nem acessível, as empresas que adotarem essa nova tecnologia deverão estar preparadas para qualquer contratempo e dispostas a ter altos gastos. 

 

Quer ficar por dentro dessa tecnologia? Conheças os cursos tecnológicos que a Microlins oferece e fique pronto para entrar no metaverso.