As maiores invenções feitas no Brasil

Todo brasileiro é acostumado a utilizar aparelhos eletrônicos e outros objetos que foram inventados fora do nosso país. Apesar disso, existem muitas coisas importantes para a humanidade que foram desenvolvidas aqui ou por brasileiros! Existem controvérsias por trás de algumas histórias sobre quem foi o primeiro a descobrir tal coisa, e cabe a nós acreditarmos na versão mais legal. A Microlins selecionou 6 das maiores invenções feitas aqui para você se impressionar e compartilhar com os amigos. Veja:

Fotografia

A história da fotografia é contada de um jeito em cada lugar do mundo. Sabe-se que, ainda na antiguidade, descobriram o princípio da “câmera escura”, em que era possível projetar uma imagem no interior de uma sala com a ausência de luz. Os métodos de fixação dessa imagem é que constroem o conceito de fotografia, e quem está por trás disso são Henry Talbot e Louis Daguerre.

Porém, o que não se conta é que essa invenção pode ter sido feita no Brasil pelo francês Hercule Florence, que já vivia aqui por muitos anos! Ele desenvolveu uma chapa de vidro para colocar na câmera que, através de um processo químico, conseguia capturar a imagem e depois passá-la para o papel. O termo photographie, foi ele quem inventou!

Walkman

Andreas Pavel era de origem alemã e brasileira, e inventou o Stereobelt em 1972, o antecessor do Walkman. Essa incrível tecnologia de reprodução de música portátil aceitava fitas cassetes em seu interior. Posteriormente, a Sony comprou a marca e inventou o Walkman. E o mais interessante é que, a partir disso, novos jeitos de sair de casa ouvindo um som apareceram, como o Discmane depois os iPods da Apple.

Kinect

Você sabia que esse sensor de movimento do Xbox foi inventado por um brasileiro? Alex Kipman é um dos pesquisadores da empresa e morava em Natal, no Rio Grande do Norte. Na época em que essa tecnologia foi lançada, a marca atingiu uma explosão de vendas. Todos queriam interagir com os jogos sem a necessidade de um controle, e poder dançar ou fazer esportes na frente da televisão foi uma enorme inovação.

Máquina de escrever

A invenção de um sistema mecânico de escrita aqui no Brasil é atribuída ao padre Francisco João de Azevedo, no século 19, na Paraíba. Ele adaptou um piano de 24 teclas para que ele pudesse imprimir letras em um papel, e na hora de mudar de linha, era só apertar o pedal embaixo.

Antes dele, já existiam muitos projetos em outras partes do mundo, mas que nunca saíram do papel. O ato de digitar, que para nós é muito simples, surgiu de uma imensa máquina! Posteriormente, empresas passaram a adaptar a invenção a objetos menores e mais práticos que um piano.

Identificador de chamadas

Alguns anos atrás, todo mundo tinha em casa um telefone fixo. A maioria deles era acompanhada do famoso Bina, um identificador de chamadas cuja sigla significa “B identifica número de A”. A função de identificar a chamada começou a existir nos próprios telefones anos depois, mas enquanto não era possível, o Bina era muito útil para ver quem estava ligando e quais números haviam ligado antes.

Avião

Assim como a história da fotografia é cheia de mistérios, a da aviação também guarda muitas controvérsias. No século 15, Leonardo da Vinci já possuía projetos desenhados de objetos que eram capazes de voar. A crença de quem realizou a construção do primeiro avião se divide entre duas: os Irmãos Wright e o brasileiro Santos Dumont.

O fato mais curioso é que o avião dos irmãos não era capaz de decolar sozinho, e o diferencial do 14 Bis (o avião de Dumont) era que a ele foi acoplado um motor de combustão movido a gasolina! é por isso que muitas pessoas consideram esse inventor como o homem que conquistou o ar, porque seu avião não precisava de ajuda de elementos externos nem catapultas.

Viu só como temos motivos para nos orgulhar das invenções criadas aqui? Com certeza nesse exato momento existem pessoas desenvolvendo coisas incríveis no Brasil, e fica para nós esperar a próxima invenção!

é importante pensarmos também que nada surge de um dia para o outro, e é por isso que todas as criações acima foram obra de anos de pesquisa e contribuição de vários cientistas. Se você possui algum projeto, não desista dele!

Capacite-se na Microlins!

Se você quer começar uma carreira de sucesso, confira nossos cursos. Dê seus primeiros passos no mercado de trabalho e seja um vencedor com a gente.