:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

06 de julho de 2016 • 13h53 • atualizada 10 de agosto de 2017
ENEM: Biologia – o que estudar?

ENEM: Biologia – o que estudar?

Enem

O dia 5 de novembro será decisivo para quem sempre sonhou em estudar em uma faculdade federal. Isto porque começa a primeira etapa do Enem, considerado o maior exame de ensino do país e porta de entrada para quem busca iniciar os estudos no ensino superior. O grande desafio para quem está se preparando para este exame é o de tirar uma nota suficiente para conseguir um lugar em uma faculdade.

Utilizada como critério para aproximadamente 115 instituições em todo o Brasil, a nota do Enem é responsável por selecionar estudantes em todo o país e, por meio do Sisu e do Programa Universidade para Todos, dar espaço e oportunidade àqueles que atingirem as maiores pontuações.

Na primeira categoria de prova, serão realizadas questões que abordam os conteúdos de biologia, história, geografia, filosofia, sociologia, química e física, além de redação. E foi pensando em seu futuro que a Microlins preparou a Série Enem, abordando os principais conteúdos que estão previstos para as provas de 2016. Confira nossas dicas do que estudar para cada matéria e prepare-se desde já:

Genética

A campeã de perguntas de biologia do ano de 2015 foi a genética, então esteja preparado para enfrentar questões que envolvam DNA e sua estrutura. Aproveite para estudar assuntos básicos como genes e seus mecanismos, genética mendeliana, imunologia e grupos sanguíneos. Não esqueça de conferir também os assuntos da atualidade, como transgênicos e clonagem, que são assuntos que podem cair.   

Fisiologia e saúde

Procure dar atenção a este tema. Ano passado, as questões estavam relacionadas a doenças como dengue e esquistossomose. Em 2016, foram os acontecimentos do surto de Chikungunya do começo do ano e alertas de saúde em todo o país ligados ao zika vírus, além do aumento considerável dos casos de microcefalia em bebês, que foram assunto nos principais noticiários do mundo. Fique atento!

Ecologia e sustentabilidade

Apesar de ter acontecido no ano passado, 2016 ainda está marcado pelas consequências da maior tragédia socioambiental brasileira: o rompimento da barragem na cidade de Mariana, em Minas Gerais. Fique por dentro também de questões sobre sustentabilidade, como a 21ª Conferência do Clima (COP 21), que foi realizada em dezembro de 2015, em Paris.

Citologia      

Citologia é o estudo das células e seus componentes, por isso, é interessante saber o que é uma célula, a estrutura e suas funções. Aproveite para aprender um pouco mais sobre membrana celular, vírus, moléculas e células animais.

Botânica

A botânica é o estudo dos vegetais e plantas e, apesar de ser muito importante, muita gente acaba se esquecendo de estudar sobre esse assunto. Relembre das aulas sobre grupos vegetais, fotossíntese, habitat e ciclo reprodutivo.

Origem da vida e evolução  

Algumas questões sobre as teorias de Lamark e Darwin também são bastante encontradas no ENEM. Aproveite para estudar um pouco sobre fósseis, evidências embriológicas, parentesco evolutivo e abiogênese.

Agora que você já conferiu um pouco sobre o que estudar na matéria de Biologia, que tal treinar suas habilidades com essas cinco questões retiradas das provas anteriores?

Questões do ENEM 2015 e 2014

Questão 1

(ENEM 2015) - De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. A dengue hemorrágica tem como base fisiopatológica uma resposta imune anômala, causando aumento da permeabilidade de vasos sanguíneos, queda da pressão arterial e manifestações hemorrágicas, podendo ocorrer manchas vermelhas na pele e sangramento pelo nariz, boca e gengivas. O hemograma do paciente pode apresentar como resultado leucopenia (diminuição do número de glóbulos brancos), linfocitose (aumento do número de linfócitos), aumento do hematócrito e trombocitopenia (contagem de plaquetas abaixo de 100 000/mm³).

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com dengue hemorrágica e os possíveis achados do hemograma, constata-se que

(A) - as manifestações febris ocorrem em função da diminuição dos glóbulos brancos, uma vez que estes controlam a temperatura do corpo.

(B) - a queda na pressão arterial é ocasionada pelo aumento do número de linfócitos, que têm como função principal a produção de anticorpos.

(C) - o sangramento pelo nariz, pela boca e gengiva é ocasionado pela quantidade reduzida de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio.

(D) - as manifestações hemorrágicas estão associadas à trombocitopenia, uma vez que as plaquetas estão envolvidas na cascata de coagulação sanguínea.

(E) - os sangramentos observados ocorrem em função da linfocitose, uma vez que os linfócitos são responsáveis pela manutenção da integridade dos vasos sanguíneos.

Questão 2

(ENEM 2015) - Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à embriogênese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal. Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo Y, foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas.

A análise do histórico médico revelou uma correlação extremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentaram microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez.

O princípio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que:  

(A) - o fenótipo das nossas células pode mudar por influência do meio ambiente.  

(B) - a dominância genética determina a expressão de alguns genes.

(C) - as mutações genéticas introduzem variabilidade no genoma.

(D) - as mitocôndrias e o seu DNA provêm do gameta materno.

(E) - as nossas células corporais provêm de um único zigoto.  

Questão 3

(ENEM 2014) - Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas. Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por:

(A)  - modificação de características

(B) - incremento no tamanho corporal.

(C) - complexificação de seus sistemas.

(D) - melhoria de processos e estruturas.

(E) - especialização de uma determinada finalidade.

Questão 4

(ENEM 2014) Na década de 1990, células do cordão umbilical de recém-nascidos humanos começaram a ser guardadas por criopreservação, uma vez que apresentam alto potencial terapêutico em consequência de suas características peculiares. O poder terapêutico dessas células baseia-se em sua capacidade de:

(A) - multiplicação lenta.

(B) -  comunicação entre células.

(C) - adesão a diferentes tecidos.

(D) - diferenciação em células especializadas.

(E) - reconhecimento de células semelhantes.

Questão 5

(ENEM 2015) O formato das células de organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem células discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares. Em um mesmo organismo, a diferenciação dessas células ocorre por:

(A) - produzirem mutações especificas.

(B) - possuírem DNA mitocondrial diferentes.

(C) - apresentarem conjunto de genes distintos.

(D) - expressarem porções distintas do genoma.

(E) - terem um número distinto de cromossomos.

Respostas Corretas:

Questão 1: (D), questão 2: (E), questão 3: (A), questão 4: (D), questão 5: (D).

Agora é a hora de você dar seu primeiro passo para o futuro. Se você quer se preparar com eficiência para o Enem, confira o curso para o ENEM da Microlins, com aulas ao vivo para todo o Brasil.

Veja também: O que estudar de matemática para o ENEM

Veja também: O que estudar de química para o ENEM

Veja também: O que estudar de história para o ENEM

Veja também: O que estudar de português para o ENEM

Veja também: O que estudar de Geografia para o ENEM

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu