Júnior, pleno ou sênior? Qual a diferença?

Os termos júnior, pleno e sênior são denominações para cargos no mercado de trabalho. Eles estão relacionados com o tempo de experiência do profissional, seu conhecimento da área e sua capacidade de assumir responsabilidades. Outros critérios podem ser adotados por cada empresa e moldar as especificações da vaga. Porém, é possível explicar esses termos, já que eles seguem algumas definições gerais. Confira!

Júnior

Refere-se a alguém que está no início da carreira em uma determinada função, que pode ser recém-formado na faculdade ou ter acabado de mudar totalmente de área, por exemplo. Geralmente não exerce um trabalho muito específico e não participa decisivamente das decisões mais importantes da equipe. Considera-se pertencente a essa categoria quem está no mercado há 3 anos ou menos, no geral.

O profissional júnior tem o conhecimento técnico, mas ainda não possui muita experiência. Por isso, ele precisa da supervisão dos seus gestores, revisando os trabalhos e oferecendo feedbacks. O objetivo é se desenvolver dentro da profissão e ganhar vivência para exercer funções mais complexas no futuro. Devido ao fato de contar com responsabilidades menores, os salários costumam ser mais baixos e se localizarem próximos ao piso da área.

Vamos usar como exemplo um profissional de marketing. Ao ocupar um cargo júnior, ele será responsável por ajudar no planejamento de campanhas, monitorar o Facebook ou criar peças publicitárias que passarão pela revisão do diretor de arte, por exemplo.

Pleno

O profissional já está apto a exercer “plenamente” a profissão, o que ocorre após cerca de 4 anos de experiência. Costuma receber tarefas mais específicas, contando com mais responsabilidade e tendo menos espaço para os erros comuns do início. é a partir dessa fase que muita gente começa a procurar cursos de pós-graduação ou de especialização, por exemplo.

A vivência na área confere ao profissional um poder maior de decisão, dando o conhecimento necessário para que ele consiga resolver problemas e assumir responsabilidades maiores do que alguém no cargo júnior. A pessoa já pode produzir análises e relatórios aprofundados e emitir ideias mais assertivas sobre a área. Devido ao tempo de carreira e às funções exercidas, os salários podem ser maiores.

Um profissional de marketing pleno pode produzir imagens e textos sem necessariamente passar pela revisão de um diretor, além de participar mais decisivamente da elaboração das campanhas e da medição dos resultados, por exemplo.

Sênior

O profissional já possui uma ampla vivência no mercado, o que ocorre a partir dos 7 a 10 anos de carreira. Possui um conhecimento apurado e já está totalmente acostumado com a rotina e com o desempenho de suas funções. é aquela pessoa que “chega e resolve”, já conhecendo os problemas e contando com a experiência suficiente para resolvê-los.

O funcionário sênior está apto a exercer cargos de liderança, coordenar equipes e participar de reuniões importantes, por exemplo. Pode exercer funções bem específicas e com uma intensa carga de responsabilidades. é um profissional cobiçado no mercado, e geralmente os salários são altos se comparados com posições de júnior ou até mesmo de pleno.

Voltando ao exemplo do marketing, o analista sênior pode coordenar equipes, gerenciar todas as campanhas de publicidade, monitorar os resultados e apresentá-los aos diretores, além de trabalhar com a prospecção de novos negócios, por exemplo.

Quer se destacar no mercado de trabalho? Então fique de olho em nossas dicas!

Como montar um currículo para vagas de estágio

Como elaborar um e-mail para uma vaga de emprego

7 erros que você não pode cometer no LinkedIn

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.